05 junho 2006

DESPORTO DA NAÇÃO !
O ”A PARTIR PEDRA” nasceu em vésperas de uma grande competição mundial de futebol, ou vendo por outro calendário, entre duas competições importantes de futebol.
Talvez por isso me apetece mandar um grande abraço (na verdade um xi-coração mesmo à séria) de parabéns à nossa Campeã VANESSA FERNANDES.
Querida Vanessa (que não tenho o prazer de conhecer pessoalmente) podes ter a certeza que há, no Teu País, quem considere que há muito mais desporto para além do futebol. Se calhar não são muitos, mas há alguns, podes crer.
Ponho mesmo a dúvida sobre se o desporto não está todo para além do futebol (deste futebol que a Liga e a Federação alimentam) e já agora aproveito para dar "ar" ao meu mau feitio.
É que nos últimos tempos, 2 a 3 meses, tem havido uma nova campanha de “campeonização” (isto existe ?) de alguns nomes do “nosso” futebol.
1-Por exemplo, não consigo perceber como a Holanda e a Ucrânia chegaram à final do Europeu de sub-21.
É que me parece que nem uns, nem outros, tinham o Quaresma na equipa !
E mesmo assim chegaram à final. Esquisito, não é ?
2-Entendo que é um erro o Sporting não aceitar a continuação do Sá Pinto.
A mim, que sou do Benfica, dar-me-ia um gozo especial o Sporting jogar só com 10 elementos (após as expulsões contínuas do S.Pinto...).
3-Os “nossos melhores” jogadores são todos muito jovenzinhos, coitadinhos estão a aprender, aquilo de se virarem aos murros e/ou ao pontapé aos jogadores das outras equipas é coisa que se desculpa. Coitados, são jovens, não pensam... bem basta terem de ser adultos e terem de cansar aquelas cabecinhas jovens todos os fins do mês... ou todas as renovações de contrato... !
A canseira que é terem de receber por semana o que muitos portugueses não recebem numa vida inteira de trabalho !
Além de que aquilo de só jogar à bola cansa que se farta.
É actividade de grande risco e de desgaste muito rápido, nada comparável com a vida sossegada e nada desgastante de um programador de computadores, de um calceteiro ou de um condutor de pesados !
4-A este propósito os “comentadores” desportivos insistem e sublinham permanentemente as maravilhas dos “artistas da bola” indispensáveis, segundo eles, à vida nacional.
Pois, repito aqui o que escrevi em mail enviado há algumas semanas para o “Trio de Ataque” (3ª feira à noite, na RTP-Notícias) jogadores como o Cristiano, Quaresma, Sá Pinto, João Pinto, Jorge Costa, Petit... e vários outros deveriam pura e simplesmente ser irradiados de tudo o que se possa confundir com desporto, de tudo o que possa servir de exemplo ou de entusiasmo aos miudos portugueses.
São péssimos exemplos de caracter, de educação, de convivência desportiva, que só dirigentes da qualidade de G.Madaíl ou de V.Loureiro alimentam.
5-E quanto ao Campeonato do Mundo na Alemanha... iremos ganhar a Angola, digo eu, mas o resto... com árbitros daqueles, com relva assim, com o tempo como vai estar... bom, não sei, não !

Tchau e um queijo
JPSetúbal

1 comentário:

Rui Bandeira disse...

Concordo quanto à referência à Vanessa Fernandes.
Outros nomes se poderiam acrescentar. Por exemplo, e muito recentemente, Telma Monteiro, com apenas 20 anos de idade, sagrou-se campeã da Europa de judo, na categoria de -52 Kg.
Quanto ao teu entendimento de que determinados futebolistas que entendes menos dignos deveriam ser irradiados, tomo-o à conta de hipérbole. Não será caso para tanto, basta que aquele que infrinja seja (mesmo!) adequadamente punido e não desculpabilizado. Mas aí o problema não é de quem infringe, é de quem pune...
Onde eu não concordo contigo é com o simplismo do "jogador que só porque sabe dar uns toques na bola ganha balúrdios e é uma imoralidade" Para mim, o problema é outro, não tem que ver com estes e outros beneficiários de chorudos rendimentos (que não roubam, alguém lhos dá...)e o interessante é descortinar o que causa tamanha discrepâncoa entre eles e o comum dos mortais.
Mas isso merece mais do que um m ero comentário e acho que vou tratar de fazer um post sobre o assunto...
Rui Bandeira