13 julho 2006

Mais um selo de temática maçónica

Já a 23 de Junho, no texto "Uma prancha (filatélica) maçónica", tinha dado conta de uma bela emissão de selos pelos Correios austríacos, sobre o tema Mozart e a Maçonaria.

Não se tratou de iniciativa isolada. Os mesmos Correios austríacos emitiram, em 6 de Abril último, um belíssimo selo , representando a recepção de Mozart numa Loja Maçónica que visitou, em funcionamento no Castelo Rosenau (na Áustria, está claro!).

Este selo é vendido para coleccionadores integrado numa pagela, contendo a imagem completa da Loja em sessão, estando nela inserido o selo com o pormenor da recepção a Mozart.

Esta pagela contém ainda um texto muito informativo sobre as circunstâncias da visita de Mozart a esta Loja, o Castelo Rosenau e os primórdios da Maçonaria na Áustria. Infelizmente, como seria de esperar, este texto está em alemão, pelo que só quem entenda a língua de Goethe (ou quem se aventurar a utilizar um tradutor instantâneo, dos que há por aí na Net, neste caso, com direito a alguns disparates...) poderá apreciar o seu conteúdo.

A aquisição desta peça filatélica custa... um euro!

Os Correios austríacos disponibilizam ainda, não um, mas dois sobrescritos com o carmbo de 1.º dia de circulação. O sobrescrito é igual, variam os carimbos, embora ambos datados de 6/4/2006. Ambos os carimbos são, naturalmente, de temática maçónica.












O custo de cada sobrescrito com o carimbo de 1.º dia de circulação é de € 1,45.

Mais informações e detalhes aqui .

Rui Bandeira

1 comentário:

Jose Ruah disse...

De onde se conclui que o preço do sobrescrito e do carimbo, acrescidos da laboriosa mão de obra austriaca é de 45 centimos.

Nada mau, pois comparado com situaçao similar em Portugal e para o ano de 2003 (foi o melhor que encontrei) é mais barato 8 centimos ( vide em http://www.ctt.pt/CTTsite/ctt_selofan_01c.jsp?idioma_id=1&lojaselector=0&itemmenu=0&produto_id=2674 )