13 novembro 2006

Os Altos Graus

Os Altos Graus integrados por Obreiros da GLLP/GLRP e por estas reconhecidos, oferecem meios de aprofundamento espiritual específicos de cada Rito, no prosseguimento harmonioso do trabalho em Loja que continuará a ser a base onde assentará a vida maçónica.

O muito que lhes deve a Maçonaria Regular advém em larga medida do perfeito entendimento que tem existido, assente no respeito mútuo, entre a GLLP/GLRP e cada uma das estruturas representativas dos Altos Graus. A unanimidades de posições, nomeadamente quando do relacionamento com potências estrangeiras, muito tem contribuído para que a Maçonaria Regular Portuguesa goze da imagem de rigor e de coesão que tanto a prestigia. As diferenças pontuais com que interpretam as formas que a cultura maçónica assume não traduzem contradições mas propostas de enriquecimento, tendo plena justificação a aprendizagem levada a cabo por Obreiros que, trabalhando em diferentes Altos Graus, contrastam versões e interpretações que mais não são do que perspectivas de uma mesma obra, belamente dramatizada.

Não tem sido esquecido que os caminho percorridos oferecem maiores e mais embelezadas formas de progressão mas não podem substituir a solidez do tronco donde brotam nem as raízes implantadas na sociedade, uma e outras oferecidas pelas RR...LL... azuis.

Justifica bem uma referência o facto de que os estudos aprofundados feitos nos Altos Graus, com rigor e exigência cientifica, muito podem contribuir para que sejam desmitificados muitos livros, documentos e filmes, hoje tanto na moda, nos quais, despudoradamente, são tratados de forma oportunista temas que merecem o nosso respeito.

(Excerto do artigo "A actualidade da Maçonaria", da autoria do Mui Respeitável Grão Mestre da Grande Loja Legal de Portugal /GLRP, Alberto Trovão do Rosário, originalmente publicado em "O Aprendiz", Revista da Grande Loja Legal de Portugal / GLRP - Nova Série, Ano 6, n.º 25; este é o sétimo de nove excertos que serão aqui publicados; o anterior foi publicado em 9/11/2006, sob o título "As Respeitáveis Lojas"; o próximo terá o título "A Grande Loja Legal de Portugal / GLRP").

Rui Bandeira

Sem comentários: