08 janeiro 2007

Tolerancia - se é para continuar o debate então seja !

Lembram-se que vos disse que o Rui é um excelente causidico. Como pode ser lido no seu ultimo texto, tentou encontrar uma forma airosa de sair do embroglio que se tinha metido.
E Fez o que um causidico deve fazer, interpretou da forma que lhe dá jeito, uma vez que aqui nao falamos de leis e que consequentemente a latitude de interpretação é muito mais vasta.
Pois é , mas ele continua a persistir num erro. Usando o exemplo que ele deu o Amor.
Não há varios tipos de Amor, há só um. Há sim várias formas de o por em pratica, e aí sim evidentemente que a forma de amar entre homem/mulher e Irmao/Irmã ou Pai/Filho é diferente.
Diferente na Prática - de praticar de por em acçao - mas IGUAL e UNO no fundamento que é Amar.
Da mesma forma acontece com a Tolerância. O Conceito é só UM e é o que venho defendendo desde o inicio. A Pratica é diversa mas aqui já não em função das pessoas envolvidas mas em função das situações a tratar.
NA verdade, e eu proprio fui o primeiro a falar nisso, não me esqueci da evolução do conceito. Relembro que a Tolerância como conceito existe há cerca de 500 anos e que poderá no futuro evoluir para os parametros que o Rui defende. É certo que nos ultimos anos evoluiu, mas não de forma cimentada, e mais de forma a colmatar diferendos.
É por isso que falo no politicamente correcto, conceito que invadiu tanto a nossa sociedade que chega ao absurdo - 2 exemplos - em Inglaterra não se deseja mais Merry Christmas para não ofender quem seja de outra fé e nos USA não se convida Fulano e Senhora (Mr and Mrs) mas Mr and SIGNIFICANT OTHER. Como se a intenção com a qual se deseja Merry Christmas fosse ofensiva ou o desconhecimento da situação marital ( ou de tendencia sexual) fosse ofensivo.
Mas voltando
O conceito de tolerância é mal utilizado actualmente, foi corrompido e essa corrupção é a noção que as pessoas têm da tolerancia. Errada por tanto.
Quanto ao Preto e Branco, mais uma distorção de interpretação. Há situações em que de facto só há sim e não.
Ou Tolero ou nao Tolero - não ha tolerar assim assim
Ou Amo ou não Amo - amar assim assim - tipo nem carne nem peixe é coisa que não existe.
POr muito que custe o Maniqueismo existe e faz falta. O Saber navegar no meio também, mas para a questão não é isso que é importante.
Falta-me apenas e em jeito de historieta dizer ao Rui que o Branco e o Preto são cores.
A e B discutiam acaloradamente. B acusava A de o ter enganado pois a televisão que lhe havia vendido não era a Cores e sim a P/B.
A sustentava que Preto e Branco eram cores e que consequentemente tinha sido honesto no negocio.
Recorrem então á autoridade religiosa local e colocam a questão :
Preto é cor ?
Após uma semana de reflexão e consulta com outras autoridades religiosas veio a resposta :
Preto é cor.
Não satisfeito B questiona se Branco é cor ?
Uma semana depois o veredicto é:
Branco é cor
Face a isto o sujeito A exclama - Tás a ver como a televisão é a cores !!!!
Aqui espero o proximo texto de Rui Bandeira.


JoseSR

1 comentário:

Rui Bandeira disse...

Gostei da anedota...