22 março 2007

National Geographic - 4


Tinha decidido dar o tema por encerrado com o último texto do JPSetúbal. Juro!

A única dúvida sobre o assunto que me restava, e que teria oportunidade de pessoalmente esclarecer com o JPSetúbal, era a aferição de em que medida é que o título do documentário ("Dentro da Maçonaria" não contribuiu para o desencanto de quem o viu. Isto é, se ao documentário tivesse sido dado outro título, mais consistente com o seu conteúdo, se a reacção de desagrado seria a mesma e no mesmo grau.

Mas quis a deusa da Fortuna (que, aliás, não existe...) que, na minha busca de informação que pudesse ser interessante colocar neste blogue, deparasse - nem de propósito! - com notícia, que manifestamente respeita ao mesmíssimo documentário, SÓ QUE COM OUTRO TÍTULO, na edição na Rede de hoje, 22 de Março, do jornal indiano The Hindu, que traduzo:

Descobrindo o interior da Maçonaria para espectadores do pequeno écran

Madhur Tankha (autor do texto)

“Maçons em julgamento” programado para ser emitido

“MASONS EM JULGAMENTO”: O programa estreia no canal National Geographic este domingo.

NOVA DELI: “Maçons em julgamento”, que estreia no canal National Geographic no póximo domingo, examina detalhadamente os Maçons. Analisando boatos sobre Maçons, o programa de duas horas ajuda a distinguir factos e ficção acerca deste grupo enigmático com milhões dos membros em todo o Mundo.

Pela primeira vez, os templos Maçónicos em todo o Mundo abrem as suas portas e fornecem a cobertura exclusiva para “Maçons em julgamento”.

Uma característica especial do programa é que uma Loja da Maçonaria em Halifax, Canadá, permitiu mesmo a filmagem de um ritual Maçónico, que ocorre em templos Maçónicos desde o início do século XVIII.

Complementado por entrevistas com Maçons proeminentes da América do Norte e da Grã- Bretanha, tal como de não maçons e peritos da Maçonaria, o programa especial fornece um acesso sem paralelo, que lança nova luz sobre a história e as tradições da Maçonaria.

O programa providencia um olhar crítico sobre o significado oculto de alguns dos símbolos mais comuns da Maçonaria e dos possíveis códigos encontrados em lugares como uma igreja escocesa medieval e mesmo numa nota de dólar dos Estados Unidos.

Joy Bhattacharjya, vice-presidente sénior (programação) do canal National Geographic da Índia, disse que o programa leva os espectadores para dentro da Ordem para revelar a verdade atrás desta organização enigmática.

“Esta película promete fazer com que os espectadores repensem a sua opinião, levando-os para ao interior da Maçonaria, não para revelar os rituais, mas para descobrir o pensamento Maçónico. Passando através da ficção, a película responderá à pergunta -- O que significa realmente ser Maçon?”

Como se intui facilmente, o documentário é o mesmo, o título é diferente - porventura mais ajustado.

Enfim, bom ou mau, goste-se ou não, esclarecedor ou fraquinho, o certo é que este documentário é exibido em todo o Mundo. E, se nós achamos que a Maçonaria merece um documentário melhor, a solução é simples: produzi-lo e realizá-lo!

Rui Bandeira

Sem comentários: