10 abril 2007

Cinco motivos para NÃO SER maçon

1. Influência política - Poder

Ao contrário do que muitos pensam, a Maçonaria - pelo menos a maçonaria Regular; e, mesmo quanto à Maçonaria Liberal, acho que são mais as vozes do que as nozes... - não tem mais influência junto do Poder Político do que qualquer outra instituição social. A única influência que a Maçonaria pode exercer é apenas de ordem moral, pelo exemplo dos seus membros através da aplicação dos seus princípios. Engana-se quem pensa que. ao juntar-se à Maçonaria, terá acesso aos corredores do Poder...

Aliás, uma das coisas de que o maçon rapidamente se dá conta,dentro da Ordem, é que é muito mais abrangente a ilusão do Poder, do que este propriamente dito. Ao menos em ambiente democrático, cada um exerce apenas o Poder que os demais lhe reconhecem e admitem que exerçam.

Em Loja, o detentor do Poder, o condutor, o decisor, o que detém os símbolos do Poder é o Venerável Mestre. Pois bem: como todos os que já se sentaram na Cadeira de Salomão rapidamente verificaram, a função de Venerável Mestre é aquela em que, afinal, não se tem mais direitos do que o mais recente Aprendiz e se tem mais deveres do que os restantes Mestres.

Portanto, quem busca o perfume do Poder, procure-o noutro lado, não na Maçonaria. Aqui apenas aprenderá o cumprimento dos seus deveres.

2. Influência económica - negócios e dinheiro

Quem pensar que a entrada na Maçonaria é uma porta aberta para obter contactos e negócios e o propiciar de condições para "subir na vida", pense outra vez, e pense melhor! Se for este o motivo que o faz desejar entrar na Maçonaria, poupe-se ao trabalho e às despesas. Dentro da Maçonaria fará os mesmos negócios que faria fora dela. O que todos lhe pedirão na maçonaria é que dê algo de si em prol dos outros. Dos demais receberá o que efectivamente necessite e os demais lhe possam dar, não o que deseje ou egoisticamente pense que lhe convenha. Os negócios da Maçonaria são de índole moral e espiritual. Quem deseje entrar no Templo tem que deixar os seus metais à porta deste.

3. Influência social - honrarias e reconhecimento

Na Maçonaria usam-se aventais e colares e jóias, é verdade. Mas o maçon considera tudo isso como meros penduricalhos. A única diferença entre o mais rico, bonito, bordado e colorido avental de Grande Oficial ou de Altos Graus e o simples avental branco de Aprendiz é que quem usa aquele pagou bem mais caro por ele do que o que usa este. Aliás, de todos os aventais que um maçon possa possuir, aquele que para ele tem significado é precisamente o primeiro, o mais simples, o avental branco de aprendiz. Esse é o que qualquer maçon, qualquer que seja o seu grau ou qualidade, pode sempre usar e simbolicamente deve sempre usar. Esse é o adorno que o maçon deve cuidar de manter sempre alvo e puro e, portanto, nunca conspurcado por acções censuráveis ou indignas.

O maçon gosta de usar a jóia de sua Loja, não porque seja bela ou valiosa, mas apenas e tão só porque é um dos símbolos de sua Loja e o seu uso mostra a todos os seus Irmãos o grupo fraterno em que se integra.

O maçon usa colar quando exerce uma função, não porque lhe fique bem, mas apenas e tão só como distintivo de que a está exercendo. Em bom rigor não é o maçon que usa o colar; é o colar de função que usa o maçon...

Nem na sociedade profana o estatuto de maçon atribui qualquer privilégio que não o reconhecimento das eventuais qualidades de quem o seja, nem no interior da Maçonaria o estatuto social, profissional, académico ou de fortuna diferencia um maçon de outro; o mais jovem aprendiz só tem uma maneira de se dirigir ao Muito Respeitável Grão-Mestre (apesar de formalmente lhe dar este tratamento): "meu Irmão"! E é esse mesmo o tratamento que recebe do Grão-Mestre.

Assim, aquele que porventura sonhe ser a maçonaria um local ideal para obter ou reforçar reconhecimento social, não se engane a ele, nem engane os maçons: abstenha-se de pretender ser maçon!

4. Beneficência - ajuda ao próximo

O bem intencionado que porventura procure na Maçonaria o instrumento para dar largas ao seu anseio de ajudar o próximo, de ser beneficente, se é essa a principal razão que o move, se é isso que vê na Maçonaria, também está enganado.

Não que a Solidariedade e a Beneficência não sejam prosseguidas pela Maçonaria. Claro que o são. Mas não é essa a razão de existir da Maçonaria. Não é por causa da Solidariedade e da Beneficência que a Maçonaria existe. A Solidariedade e a Beneficência são simples consequências de se ser maçon.

Em linguagem de "economês", por muito praticadas que sejam, a Solidariedade e a Beneficência não fazem, no entanto, parte do "core business" (essência) da Maçonaria.

Em linguagem de "industrialês", por muito importantes que sejam, a Solidariedade e a Beneficência são simples subprodutos da Maçonaria.

Portanto, se são a Solidariedade e a Beneficência que atraem o bem intencionado, e nada mais, e não essencialmente algo mais, então o melhor que o bem intencionado tem a fazer é dar largas ao seu anseio através de outras organizações especialmente vocacionadas para isso. A Ajuda de Berço é uma boa opção. A Cruz Vermelha, também. Os Bombeiros, idem. O Banco Alimentar contra a Fome, a mesma coisa. E muitas mais organizações há que têm na Solidariedade e na beneficência a sua razão de ser. E , mesmo sem se juntar a qualquer organização, certamente na sua rua ou na sua localidade encontrará alguém que necessita da sua ajuda. Dê-lha!

5. Curiosidade - conhecer o "segredo maçónico"

Se é a curiosidade que o faz desejar ser maçon, não se iluda: naquilo que ela pode ser satisfeita, não precisa de ser maçon para o saber.

Quer conhecer as palavras de reconhecimento mútuo dos maçons? Por quem é, não seja por isso, arme-se de um pouco de paciência, leia uns livros, encontre umas obras onde estão transcritos rituais antigos e faça favor! Nunca ouviu dizer que os maçons preservam a Tradição? Então, basta tirar a consequência: o que se fazia antigamente continua válido agora... Mas, o quê? Ser maçon só para tomar conhecimento dessas palavras sem ter de ter o trabalho de procurar? Meu caro, a Preguiça é um Pecado Mortal... Se é só por isso que quer ser maçon, os maçons não querem preguiçosos no seu seio... E - acredite em mim! -, garanto-lhe que vai ter muito mais trabalho e demorar muito mais tempo para tomar conhecimento dessas palavras, grau por grau, do que se ler nos livros certos. Está tudo publicado!

Quer conhecer os sinais secretos dos maçons? Meu caro, o You Tube preenche-lhe o anseio! Siga este atalho e ei-los, não ao vivo e a cores, mas em filme e a preto e branco! Não lhe garanto que tudo o que vir esteja certo, mas posso afirmar-lhe que algo do que vir o está...

Portanto, caro curioso, se é a curiosidade que o move a ser maçon, esqueça! Tem outros meios de a satisfazer!

E, afinal, se o que pretende é apenas conhecer como pensam, o que fazem, de que tratam, os maçons, nem sequer precisa de se incomodar muito: basta-lhe ir lendo o A Partir Pedra...

Rui Bandeira

69 comentários:

Nuno Raimundo disse...

BoaS...
Este post é directo e certeiro. E tem razão de o ser, pois em alguns casos quem se filia na Arte Real nada quer realmente dela senão protagonismo, reconhecimento ou riqueza.
Mas cabe aos Maçons mostrar e desprezar esse tipo de atitudes, e com posts destes, claramente que "afugentará" quem quiser se aproveitar da Maçonaria para os seus desígnios pessoais.
No meu caso pessoal, para além de me documentar acerca da Maçonaria e de outras ordens do género através da leitura e da pesquisa pela net, continuarei a visitar este espaço, pois é com bastante agrado que enriqueço também Aqui os meus conhecimentos sobre a Arte Real.
Só posso pedir que continuem com a quantidade e Qualidade dos artigos...
Abraços Profanos

Unknown disse...

Post soberbo e pleno de oportunidade. Parabens.

Francisco Melo disse...

Após ler os comentários expostos, só me resta dizer que estão perfeitamente enganados do que realmente é a verdadeira maçonaria. Só demonstra que os conhecimentos que possuem são futeis, baseados em trechos escritos sabe-se lá por quem, de "ditos" colocados na net e outras barbaridades que ouvem aqui e ali. Só devemos de falar daquilo que sabemos.Tentem cultivar os vossos conhecimentos profanos na Arte Real de outra forma.Cumprimentos

Paulo M. disse...

@Francisco Melo: Estou sempre disposto a aprender e a saber mais - aliás, é por isso que frequento este blog. Peço-lhe, por isso, que me ajude a aprender:
- os "comentários expostos" a que se refere incluem o artigo, ou são só os comentários, mesmo?
- de que outra forma poderei cultivar os meus conhecimentos? Tem alguma sugestão?

Um abraço,
Simple

sergioccordova disse...

E qual seria o problema de uma pessoa querer entrar não tendo nenhum desses motivos citados por você. Mas que o seu motivo lhe seja particular e simples como o de pertencer ao seu grupo porque vê em vocês atitudes que lhe agradam? Vê igualmente com isso a possibilidade de se tornar uma pessoa melhor sendo amigos de pessoas que lhe contribuam para este crescimento.

Seria pretencioso achar que pode contribuir para com alguém também? Antes de se iniciar e ficar mais "ciente" de onde está se metendo?

A esta pessoa está fechada a porta da Maçonaria?

Rui Bandeira disse...

@ cordova:

A sua dúvida fica, a meu ver, esclarecida com o texto seguinte publicado no blogue: UM motivo para ser maçon (http://a-partir-pedra.blogspot.com/2007/04/um-motivo-para-ser-maon.html)

SCJ disse...

Extremamante útil esta matéria, pois existem muitos mitos sobre a maçonaria. Recomendo pois a leitura do E-book Gratuito "Cristão pode ser Maçom?" que pode ser obtido por download no site http://www.unimab.com.br

Unknown disse...

PARABÉNS AFINAL UM TEXTO CONDIZENTE COM A ''ARTE REAL''.

Unknown disse...

SERIA REALMENTE MUITO SE TUDO O QUE FOI EXPOSTO PELO SERENISSIMO IRMAO MAÇOM ACONTECESSE DE FATO; POIS NO DIA\DIA DAS LOJAS A REALIDADE E BEM OUTRA. VIDE OCASO DOS EX JUIZES E DESEMBARGADORES DO ESTADO DE MT E O CASO DO EX GOVERNADOR DO DF,JOSE ROBERTO ARRUDA,PAZ PROFUNDA A TODOS

Samuel Ritter disse...

Que maravilhoso o texto que você escreveu meu irmão. Normalmente pensamos que a maçonaria tem de ser desmistificada apenas para as pessoas "do mundo profano", mas há muitos, dentro da própria ordem que, às vezes, parecem que "pararam no tempo", ainda vivendo na era do Brasil Imperial (quando nosso grão mestre era imperador do Brasil).

Humildemente peço sua permissão para acompanhar seu blog. um grande abraço!!!

Unknown disse...

o que voce disse é de fato, nada além da verdade. Se você quer ser maçom por causa de um desses cinco motivos, não tente ingressar na ordem. Você tem que querer algo melhor na sua vida... todo o resto é consequência. fica aí a dica!

Mag disse...

Ehh temos que pedir muita misericórdia de Deus.. que caminho larga pra se ir para o inferno!! O que a maçonaria oferece é o mesmo o que o inimigo de nossas almas ofereceu ao grande e único Mestre Jesus! Ao jejuar 40 dias e 40 noites, ele oferece todo o poder do mundo, em troca de o adorar... pra que "mestre" se só existe um que vai salvar a sua alma!! Siga a Jesus meu amigo, Ele sim, pode te dar tudo o que precisar nessa terra, sem ter que seguir nenhum outro mestre, nenhuma ordem.. cuidado irmão, cuidado com vossas almas......

Dedos & Arte disse...

Não sou Maçon, mas desde de minha infancia sonhei ser, no começo talves pelo misterio, mas com o passar do tempo fui cada vez mais aprendendo ( a nivel do possivel), sobre a maçonaria e cada vez mais me identificando com ela, a busca por um eu melhor a mim e para o mundo, o meu compreender, tentar ser justo sempre( algo que apenas parece facil), ser honrado, e digno de minha familia, de meus amigos, de meu proximo, honrado a mim e sobre tudo honrado e digno meu Deus. não almejo poder nem status, percebo o maior poder nos olhos de meus filhos e o maior status no amor deles por mim, por isso não me iludo com o material, ate sei que preciso dele, mas não vivo por ele, mas sinto que algo me falta, uma direçao, uma agulha que mostre-me o norte, meu rumo, que me faça entender se possivel minha propria colocação neste mundo. Li seu texto sobre sobre os cinco motivos para não ser maçon, confesso que antes mesmo de ler conciderei que seria a desculpa para desistir de servir a Maçonaria, mas por incrivel que pareça, o texto apenas fortaleceu meu desejo e minha convicçao, talves não conciga nunca me tornar um irmao maçon (não por falta de vontade), mas agradeço huildemente por seu texto, que lançou luz em minhas convicçoes e desejos e me dando mais força seguir esse sonho
Obrigado e que a luz sempre ilumine seu caminho

Cídio Lopes disse...

Coisa rara, mas encontra-se bons textos sobre maçonaria. Este blog parece ser um deles. Outro fato que chama atenção é a qualidades dos comentários, aliás, o que torna ele quase que conletivo; motivo que o qualifica ainda mais.

Hoje em dia certamente há um "mito maçônico". Quanto mais dizemos: "maçonaria é coisa feita por mortais, é coisa simples, é coisa feita por pessoas simples..." mais parece agussar a tal sanha dos defensores da fé crsitã ou dos interesseiros.

Aliás, fico preocupado com este "xenofobismo" maçônico. Tenho receios de que ele sai do mundo virtual e de anedota ridícula para o mundo real.

Da Academia Maçônica de Filosofia
or. de São Paulo, Capital.
GOP

Unknown disse...

interessante parece ate que só vc quer faser parte dessa grande arte .
E parece que vc tem ciumes dos que se candidatam a arte real. Irmao ciúmes tambem é um pecado mortal.

Rui Bandeira disse...

@ CRISMON:

Está enganado, meu caro: eu e mulhares e milhares de outros maçons apenas queremos que aqueles que fazem parte desta bela instituição não o façam por pretenderem influência política ou poder, influência económica, negócios ou dinheiro, influência social, honrarias ou reconhecimento, ou apenas motivados pelo (louvável) anseio da beneficência ou ainda por mera curiosidade. Só isso!

Lamento desapontá-lo, mas se acalenta algum destes cinco motivos, a Maçonaria não é para si: não perca ou seu nem o nosso tempo.

E quanto à sua deslocada frase sobre "ciúmes", meu caro, só revela desconhecimento: é sempre uma grande alegria para um maçom receber um pedido de iniciação - desde que não motivado por nenhum dos cinco motivos expostos no texto...

Silvestre Filipe Gomes disse...

A maçonaria, por nós profanos, é entendida por uma diversidade de ângulos. Para muitos, a Maçonaria é um conjunto de práticas ocultas e perigosas; os seus membros são vistos como pessoas a quem não se pode dar muita confiança. Para outros, a Maçonaria é uma "porta para a vida de luxo, de nobreza, de fam; enfim, uma porta para a fácil aquisição dum status importante e de destaque na sociedade. Ainda para outros, a Maçonaria é um código de uma vida cheia de ética, de fraternidade e de conquista de aperfeiçoamento espiritual e intelectual.
As várias interpretações, a meu ver, surgiram da convivência dos próprios maçons com os profanos.
Uma abertura, em termos de literatua maçónica, pode ajudar as pessoas a terem uma ideia correcta sobre a Maçonaria. Mas também não podemos nem devemos negar o protagonismo social de muitos maçons no percurso da história da humanidade. Muitas organizações humanitárias foram criadas, não pela maçonaria mas, por pessoas pertencentes a essa Sociedade. O blog sobre os "cinco motivos para não ser maçon" aumentou o meu desejo de querer saber mais sobre a Sociedade Maçónica.

Rober Sant - NovaArte disse...

Ser Maçom é ser livre,ainda que as estruturas da sociedade, tenha as suas prioridades e preferencias, o maçom gosta de riqueza...Riqueza espiritual é o que faz o maçom ficar de bem com o G.A.D.U e com a vida, riquezas materiais para que? Se já possuo a natureza o mundo e sou parte do universo? Depois disso, tudo são consequencias do conhecimento e do trabalho o maçom ama tudo isso.

Rober Sant - NovaArte disse...

Prezado Mag, o inferno é a ignorancia, ESTUDE!!!

Kelvin Williams disse...

Meu nome é Kelvin Williams.
Depois que vi os cinco motivos devo assumir que fiquei com mais vontade de fazer parte da sociedade porque meu maior prazer é me aprimorar e é isso que a sociedade proporciona a pessoa, porem nao conheço nenhum maçon apesar de meu avo materno ser maçon mas falecido enquanto estava no ventre de minha mae.Se alguem me responder o que seria necessario para me tornar um maçon agradeceria muito. Meu e-mail é kelvin_maciel@hotmail.com. obrigado...

Anónimo disse...

A sociedade Maçonica é elitista e "seleciona" seus novos pretendentes. Sou professor com 3 graduações em Licenciatura, 12 anos de estudo só de academia e almejava ser Maçon, mas assim como nas igrejas, o que é "pregado" nas Maçonarias não são realizadas fora do ambiente e depois que um maçon me disse que gostaria que eu fizesse parte do seu grupo, mas tinha o impedimento economico, passei a ver esta "organização" de outra forma. Pior, a pessoa que me convidou peca pela ignorancia cultural, MAS, tem R$...É...fazer o que?

Corvo Correio - Rodrigo disse...

O texto esta muito atraente. E se o fio da minha juventude me permitir o erro, diria que poucos do que comentaram-no realmente o entenderão. Minha "curiosidade" me trouxe até aqui e graças a ela aprendi que quase nada do que se escreve sobre a maçonaria tem valor! O que realmente me é de valor foi o que não li.
Gostei mais ainda dos 5 motivos para ser um maçon! Sei que a pagina assim como os nomes a cima são de respeito... Mas quem descobrir os 5 motivos de ser um maçom ocultos no texto ganha um um pirilito de morango!

Atenciosamente Rodrigo G. Alves

Mar.Kin disse...

quando era mais jovem, com cerca de 18 anos fui convidade a entrar para a "Ordem DeMolay". quando fui de fato fazer minha "inscrição" me foi cobrada uma txa, de ná época , um salário mínino. Como sabia que não se cobrava para entrar na ordem, tomei o convite por golpe, visto que alem disso a pessoa que me fez o mesmo tinha uma conduta duvidosa nos negócios que realizava. no ano de 2010 eu fui novamente convidade por uma amigo que fiz em São Luis (MA) a entrar para a loja, porem infelizmente eu me mudei para Belo Horizonte. eu tenho interesse de ingressar na Ordem, mas quero saber se é verdade o jargão em ingles " 2 be 1 ask 1". Posso realmente pedir para ingressar, sem ter que esperar um sonoro NÃO do sujeito? Outra coisa, é verdade que uma pessoa com dificuldades financeiras nao pode ingressar na ordem? fico grato desde ja! obrigado!

Rui Bandeira disse...

@ Mar.Kin:

Pode, como se confirma em http://www.gob.org.br/gob/index.php?option=com_content&view=article&id=275&Itemid=270 .

O primeiro dever de um maçom é sustentar e cuidar de si próprio e de sua família. Só depois vêm as suas obrigações maçónicas. Integrar a Maçonaria implica custos: joias de iniciação e de aumentos de salário, quotas, despesas com refeições e deslocações, etc.. Se alguém está com dificuldades económicas, deve resolvê-las primeiro, pois não é justo nem acertado prejudicar seu sustento e de sua família, a vida com dignidade e de sua família com despesas com a Maçonaria e a atividade maçónica.

Rui Bandeira disse...

@ Mar.KIN:

Claro que o "pode" inicial diz respeito à sua pergunta "Posso realmente pedir para ingressar, sem ter que esperar um sonoro NÃO do sujeito? " e a segunda parte da resposta à questão das dificuldades económicas.

Vinicius França disse...

No texto, atentei-me à didática. Porém o que mais me prendeu a atenção, foi o conteúdo dos comentários. Peço licença para, muito respeitosamente, tecer também os meus.
Possivelmente guiados pelo desejo(até admirável)de pertencer ao Grupo, pessoas exaltam a Maçonaria às alturas e denominam a si próprios "profanos". Não posso julgar o mérito da Maçonaria nem tampouco a atitude das pessoas, mas para mim é motivo de muita reflexão a capacidade que nós, humanos, temos de errar até mediante uma boa intenção. O Exaltar ao próximo em troca de humilhar-se, sem dissimulação ou interesse próprio, beira à perfeição. E perfeitos, sinceramente, creio que nós humanos ainda não somos. Perdoem-me se, sem querer, julguei mal a intenção dos nobres colegas. Desejo profundamente que encontrem, não apenas o que buscam, mas o que precisam. Cordial abraço!

Unknown disse...

Gostei do jeito que foi abordado o tema, não sou maçon (mas um admirador), apesar de não me faltarem convites à ingressar. Como foi explicado pela própria pessoa quem me convidou: "só vá se sentir que será uma coisa boa e uma experiência, um olhar novo sobre as coisas vai lhe ser apresentado..."
Se o meu destino for ser maçon, irei procurar as pessoas que me convidaram para isso, pois são pessoas que deixaram até mesmo de convidar os próprios irmãos para me chamar.
Muito se ouve, mas pouco se prova e se vê, o que me deixa no mesmo lugar por enquanto. Não participando.
Pois muitos vão em busca de dinheiro e alguma proteção.
Estou eu aqui hoje com meu joelho dir. com lesão de menisco e até pensei em ir em busca de ajuda com os maçons, pois os "amigos" que eu tinha sumiram com medo de eu pedir algo.
Nem por isso entrei, pois acho que seria oportunismo, se algum deles me ajudarem ficarei grato, mas não me aproveitarei de uma doença para ter "benefício", pois para isso existe a Previdência Social.
Abraços a todos.

Unknown disse...

Caros,

Não sou ninguém renomado, importante, influente ou que tenha algo à beneficiar meu próximo, meu sentido religioso é o espiritismo, é com o que me identifico.
Parei nesta página pois outro dia tive uma breve conversa com um amigo que é absolutamente fascinado, pelo "mundo Maçônico".
Respeito muito essa forma, que acredito ser um "modo" de se encarar verdade e fatos sob um novo prisma.
Eu busco à mim mesmo, em poder me superar, ser um ser humano melhor.
Quanto à segredos, todo mundo têm segredos, dogmas, pontos de vista diferentes e etc.
Quanto ao anseio de se fazer parte de um meio, acredito que atraímos tudo o que queremos de alguma forma, mas existem preços à serem pagos sempre.
Não irei buscar algo mais a fundo do que poderia ser a Meçonaria, por que meu momento de vida é estudar para alcançar meu objetivo profissional, contudo após ler muitos "post" deixados aqui, confesso isso de alguma maneira gera no mínimo uma "sede" que seria ter um novo ponto de vista sob tudo.

Abraços e Saúde à todos.

Anónimo disse...

Concordo com tudo que o irmão disse, eu sou desprovido de desejos materiais também. A única riqueza que realmente para mim é importante nada mais do que a espiritual.
Bom post que Deus ilumine seus caminhos.

Unknown disse...

Quando a maçonaria estiver em livros ao alcance de todos,certamente a maçonaria deixará de existir,enquanto isso não ocorre; abre-se espaço para especulações e especuladores tentando passar aos outros a sua própria mensagem daquilo que julga compreender. Um T.F.A aos IR's .'.que como bodes guardam a real inclinação maçônica.

Anónimo disse...

O link do vídeo está fora, do que se tratava? Lembra-se do nome do vídeo para uma consulta posterior?

Rui Bandeira disse...

@ Ronan dos Anjos:

O link está reconstituído. O filme foi removido da sua localização original, mas, como seria de esperar, está noutra localização...

Unknown disse...

Muito interessante o texto, vi que a maçonaria não é o que procuro. Alguem sabe de alguma fraternidade em que o "core business" seja a beneficencia? Procuro alguma fraternidade que busque ajudar a sociedade em geral, ja que sozinho não temos voz nem visão alguma.

Rui Bandeira disse...

@ tiago reis:

Com as caraterísticas que pretende, tem, por exemplo, o Rotary Club.

A VERDADE disse...

A maçonaria e uma merda so serve para catar nosso dinheiro infelizmente sou maçom. se soubesse que era essa merda nunca tinha entrado. os otarios que dizem ser irmaos na verdade so estao enteressados em alguma coisa sua favor, dinheiroe outra coisas mais. atençao nao entrem na maçonaria porque vao ser explorados financeiramente. dinhiro para iniciar, dinheiro para elevar,dinheiro para exaltar. meu dinheiro nunca mais essa ordem vai ver. vou ser companheiro maçom o resto da minha vida. CAMBADA DE MAÇONS VAIDOSOS.

Rui Bandeira disse...

@ A VERDADE:

Meu caro. Deveria ter lido o texto Cinco motivos para NÃO SER maçom e teria evitado os incómodos e despesas. Realmente pretendia algo que a Maçonaria não dá. Vantagens materiais, empenhos e quejandos não devem ser procurados entre nós.

Acho que faz bem em sair...

Unknown disse...

Olá, caros maçons. Meu nome é Gabriel de Oliveira rocha, e eu já tenho Padrinho em uma ordem aqui na minha cidade. A ordem se chama Glomeb. Ela é uma Loja irregular diante do Gob. Mas, eu não me importo com isso. Porque sou deficiente visual, e sei que só uma loja irregular me aceitaria, estou correto? Aguardo respostas. Liberdade, Igualdade e Fraternidade a todos!

Rui Bandeira disse...

@ Gabriel Oliveira:

Perante as 12 regras da Maçonaria Regular seguidas em Portugal, a deficiência visual não é impedimento à iniciação maçónica. O que é imprescindível é que o Candidato seja crente num Criador, qualquer que seja a forma como o conceba, seja Homem Livre e de Bons Costumes e esteja de boa-fé.

jornal tribuna da chapada disse...

A VERDADE disse...
A maçonaria e uma merda so serve para catar nosso dinheiro infelizmente sou maçom. se soubesse que era essa merda nunca tinha entrado. os otarios que dizem ser irmaos na verdade so estao enteressados em alguma coisa sua favor, dinheiroe outra coisas mais. atençao nao entrem na maçonaria porque vao ser explorados financeiramente. dinhiro para iniciar, dinheiro para elevar,dinheiro para exaltar. meu dinheiro nunca mais essa ordem vai ver. vou ser companheiro maçom o resto da minha vida. CAMBADA DE MAÇONS VAIDOSOS.
'ADENTREI APENAS PARA RESPONDER A UM IMBECIL QUE TECE UM COMENTÁRIO DESSE E AINDA AFIRMA QUE SERÁ " COMPANHEIRO MAÇOM" PARA RESTO DA VIDA E QUE A POTÊNCIA NUNCA MAIS VERÁ SEU DINHEIRO". COMO CONSIDERAR COMO TAL UM BESTIOLOIDE DESSE? AFINAL ESSE INDIVIDUO ADENTROU MESMO NO "TEMPLO DE SALOMÃO" OU É MAIS UM "GOTEIRA DE PLANTÃO" TENTANDO ENXOVALHAR A MAÇONARIA"? VOCÊ JAMAIS DESAGREGARÁ A INSTITUIÇÃO.ELA ESTÁ ACIMA DE VAIDOSOS, E EGOCÊNTRICOS DO SEU TIPO.
ASSINADO BAIANO E PEDREIRO LIVRE COM MUITO ORGULHO.

Maria disse...

So sei que Vc deveriam achar mais o que fazer em vez de ficarem discutindo sobre isto, Porque em vez de ficarem falando com códigos, toques, apertos e sinais e outras coisas mais não vão fazer o bem numa comunidade numa igreja afinal so tem Deus no comando a Besta é quem acha que vai tomar o lugar de Deus meu marido virou e eu não gosto e nunca gostei ele entrou e participa contra minha vontade eu não participo,não gosto e se meu marido esta la é porque eles aceitarem mesmo contra minha vontade, porque cansava de chamar para ir em igreja comigo e sempre tinha uma desculpa e ser maçom agora para mim não condiz com o que vcs falam como tem que ser .
A mulher aceitar ,não ser ateu etc....
Afinal eu como leiga humildemente espero que vc se cuide quando estiver la no vale da morte esperando a grande travessia.da alma de vcs todos .

Haroldo J. Andrade Mathias disse...

Sou um eterno aprendiz. No estudo formal, concluí minha terceira graduação, além de pós, estou no mestrado...sempre leio. Mas o conhecimento científico nem sempre é suficiente para preencher certas lacunas.
Gostaria de ser aceito para ampliar o conhecimento, para se desenvolver enquanto pessoa, não só nos aspectos culturais, mas de forma holística.
Além disso, vejo que o homem é um ser complexo, e também social, e a integração é uma de suas necessidades.
Seriam motivos justos para sonhar com um convite ?
www.vozesdoverbo.blogspot.com

Rui Bandeira disse...

@ Haroldo J. Andrade Mathias:

Sugiro que contacte a Loja maçónica do GOB ou da Grande Loja Estadual da sua cidade (ou, no caso de inexistência de qualquer delas, na cidade mais próxima onde exista) e manifeste o seu desejo de receber a Iniciação.

Anónimo disse...

Olá Fraters e afins, se desejam conhecer a verdadeira luz da maçonaria e seus mistérios, se tornar um homem livre e de bons costumes, ou apenas aprender nossa filosofia de Liberdade Igualdade e Fraternidade, conheça nossa pagina Soberana Ordem dos Cavaleiros Templários de São José no Brasil.
https://www.facebook.com/ensinamentostemplariosemaconicos?ref=bookmarks
U.'.T.'.A.'.F

Arlindo Pinto disse...

Boa tarde
Gostava de me tornar membro e queria saber como faze-lo.
Cumprimentos
Arlindo Pinto

DESCONHECIDO disse...

Caro goteira Rui Bandeira: bem se ve que o senhor nada sabe sobre maçonaria , não se deve tentando denegrir a imagem daquilo que não conhece, que pela sua materia posta se ve que nada sabe , MAÇONARIA não é lugar de previlegios ou adquerir riquezas, neste seu conceito, vc nunca passou nem na porta de uma loja maçonica, por isso fica esbravejando aquilo que não sabe.VOCE É O VERDADEIRO CORVO NEGRO(AGORA PROCURE SABER O QUE O CORVO NEGRO PARA VC SE ACHAR).

Rui Bandeira disse...

@ DESCONHECIDO:

Meu caro DESCONHECIDO, para sua informação os meus Irmãos maçons reconhecem-me como tal desde há mais de 20 anos e fazem-me o favor de me confiar responsabilidades significativas na Loja e na Obediência em que me integro.

O seu comentário é - perdoe-me a expressão e a frontalidade - completamente disparatado. Só fico na dúvida se se limitou a ler apenas o título e os subtítulos e resolveu escrever a boçalidade que escreveu sem sequer ter lido o conteúdo do texto ou se leu e não percebeu... No primeiro caso, aconselho que seja mais ponderado antes de escrever o que não deve; no segundo, sugiro-lhe que, no seu trabalho de aperfeiçoamento, dê prioridade ao estudo do português e à interpretação de textos em português...

Em qualquer caso, desejo~lhe as maiores felicidades e espero ter oportunidade de, algum dia, deixar de o ter por desconhecido, poder conhecê-lo e - mais importante! - poder vir a reconhecê-lo. Seria bom sinal...

Unknown disse...

Parabéns pelo texto. Fico muito admirado com a maçonaria, tenho uma ligação muito forte com a mesma. Já recebi um convite uma vez, mas não me interessei. Pretendo muito em breve está fazendo parte dessa fraternidade onde tenho o real interesse no aperfeiçoamento mora do ser humano. A todos muita paz saúde e fraternidade

Unknown disse...

Não usarei de palavras difíceis,a minha descrença nas religiões e nas suas várias formas de pregação, fez eu pesquisar,e cheguei aqui,o ocultismo a discrição o mistério que envolve a maçonaria e simplesmente cativante,acredito ou quero acreditar,que tudo que e feito para fazer o bem ninguém precisar saber e isso que eu sinto e acho que essa visão que querem passar.Milhares fazem boas ações, porém fazem questão que todos fiquem sabendo de seus feitos.

Unknown disse...

Não usarei de palavras difíceis,a minha descrença nas religiões e nas suas várias formas de pregação, fez eu pesquisar,e cheguei aqui,o ocultismo a discrição o mistério que envolve a maçonaria e simplesmente cativante,acredito ou quero acreditar,que tudo que e feito para fazer o bem ninguém precisar saber e isso que eu sinto e acho que essa visão que querem passar.Milhares fazem boas ações, porém fazem questão que todos fiquem sabendo de seus feitos.

Unknown disse...

Sr. Rui Bandeira,humildemente gostaria de expôr meus pensamentos.
Tendo lido seu texto e muito orgulhoso pelo seu empenho em defender a real motivação para ser um Maçon, não pude deixar de pensar em pessoas como eu, que, tem o desejo natural de esquecer o que fora dito por dizer e ser conhecedor incondicional do que é real, em minha terrível ignorança senti indiferença em algumas respostas de teus colegas irmãos e não puder deixar de me perguntar, será que por não ter as mesmas 5 também não sou digno de ser um Maçon? Perdoe-me, não tenho intenção de afrontar ou desrespeitar, pois a mim, se trata de um assunto muito sério.

Unknown disse...

procuro um rumo a qual possa depositar minha fé e tbm aprender um pouco mais sobre a vida na terra e pq as vezes para e me pergunto pq estou aki...tenho uma filha especial, as vezes penso que ela me escolheu e eu a escolhi...kem sabe se para uma evolução em outro lugar talvez

Unknown disse...

A maçonaria é um elo fraternal, passado de geração a geração, surgindo a milhares de anos. O que é segredo, é segredo e ninguém, além dos permitidos podem saber de tal, então, os ritos e dizeres da "arte real", não se dizem de fato algo concreto do que é real ou ilusório num âmbito fraternal, fiel e justo que é a fraternidade Maçom. Não se deixem iludir pir livros ou ditos passados, pois a realidade é outra e ela choca, e o designio, a virtude de ser um irmão maçom, vai além de dinheiro, prestigio, reconhecimento ou segredos, a essencia é a propria mudança.

joel disse...

Toda a história que conta a origem da maçonaria é algo extremamente atraente em particular seus ritos e símbolos. meu orientador de monografia se apresentou pra mim como Mestre de maçonaria, pois minha formação é direito e minha monografia descrevia a origem do trabalho e nesse particular relatava sobre aprendizes, Mestres etc..., ele falou coisas sobre a sua loja e fiquei particularmente atraído em saber mais, porém não recebi o convite, bem ele deve ter tido algum motivo em especial para não o faze-lo. no entanto, pesquiso sobre tudo que me traz conhecimento e a maçonaria me encanta. Parabéns!! quem sabe um dia recebo um convite... rs abs...

Sonia disse...

Agora, nem que a maçonaria queira não vai conseguir dizer ao que veio. É que são tantas contradições que não tem mais como saber quem diz a verdade. Dizem até que os proprios maços não sabem de toda verdade. Então, fica o dito pelo não dito.

Marcelo F Nardes disse...

Prezados IIr.'.

S.'.F.'.U.'.

Primeiramente, desejo parabenizar o autor do texto pela sua didática bastante elucidativa, no sentido de desmistificar a Ordem em alguns aspectos.

Àqueles que têm interesse em ingressar em nossas Colunas, deixo-lhes a certeza que encontrarão uma grande escola de aprimoramento pessoal, onde se exercita constantemente a fraternidade e a benemerência.
A Maçonaria é uma Ordem iniciática, filosófica e filantrópica, a qual tem por valores a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, e por objetivo tornar feliz a humanidade.
Quanto aos seus segredos, além dos que dizem respeito aos seus rituais e do que é tratado em Loja, há um, na minha opinião, de caráter transcendental, vinculado à experiência ritualistica de cada um da qual se abstrai um despertar de consciência.

O que distingue um verdadeiro Maçom não é seu avental, mas sua conduta em sociedade de maneira íntegra, reta, justa e honesta.
Ao longo da história a Maçonaria teve influência em diversos eventos, não diretamente como Instituição, mas indiretamente, ao fomentar em seus membros as iniciativas amparadas nos valores éticos e morais que preza.

Não posso aqui encerrar sem antes me manifestar sobres as colocações ofensivas de um suposto Maçom que se auto intitula "A Verdade"
O simples fato de alguém se intitular como "A Verdade", por si só, já denota presunção e soberba decorrentes da falta da devida humildade. Tal postura não é digna de um Maçom. Duvido que esse cidadão seja!
Ora, qualquer Aprendiz Maçom sabe que A Verdade não é um produto acabado, mas em constante construção conforme a evolução espiritual da humanidade.
Além disso, ainda que alguma verdade nos fosse revelada, não poderiamos olvidar que nossas perspectivas são diferentes devido às diferentes impressões causadas pelos sentidos em cada pessoa. Afinal, não gostamos, necessariamente, das mesmas comidas, das mesmas musicas, dos mesmos aromas, não é mesmo? Temos diferentes concepções do que nos é belo e diferentes formas de lidar com nossas emoções.

Estou ciente que há diversos Irmãos mais qualificados do que eu para vos falar sobre a Sublime Instituição, mas espero ter contribuído de alguma forma.

Um fraterno abraço a todos!

Anónimo disse...

Tenho o sonho de um dia ser maçom, mesmo com seu blog depreciativo.
Só mostra seu profundo desconhecimento e ignorância.
Pessoas como você, deveriam se preocupar em ajudar o universo para um bem maior, ao invés de gastar seu próprio tempo para inferiorizar um grupo.

Rui Bandeira disse...

@ Alvaro Esteban Lopes:

Sugiro que não escreva comentários apenas em face do título do texto. Pelo contrário, deve ler o texto que se proõe comentar antes de elaborar o comentário! Se o tivesse feito, evitaria ter cometido o erro que cometeu. Para sua informação, este "blog depreciativo" é SÓ um dos mais lidos blogues maçónicos de língua portuguesa e o autor do texto que mostra "profundo desconhecimento e ignorância"é SÓ um maçom com mais de 25 anos de atividade contínua na sua Loja e na na sua Grande Loja. Finalmente, se se tivesse dado ao trabalho de ler o texto (e não comentar em face da sua errada interpretação do título, teria verificado que qualquer maçom se revê na consideração de que quem deseje integrar a Maçonaria por qualquer um dos cinco motivos apontados fará bem melhor em abster-se, pois deve-se ser maçom por outros - e mais nobres - motivos.

Unknown disse...

Para que tanto oculto se no final das contas todos nos sabemos do que se trata!
o homem desde de sua criação não se contenta com os limites que Deus o deu. Procurando sempre um conhecimento que não é devido, não sou maçom e não gosto da filosofia também, mais procurando o conhecimento na ideia de previnir-me a fatos que alguns irmãos não tem o conhecimento, achei interessante o tema abordado neste texto, e mais uma vez assim como eu ja tinha conhecimento. Comparo o raciocínio do escritor ao de uma mente formada no sentido de excluir aqueles que por ventura fazem alusão aos conceitos maçons. Eu me pergunto? se o foco não é dinheiro não é solidariedade não é conhecimento não é crescimento hierárquico no contexto. De que serve a tão famosa doutrina secreta da maçonaria.... o maior conhecimento que um homem natural pode ter esta escrito em um livro cujas palavras foram direcionadas por um único ser imutável chamado Yahweh,e tenho certeza que esse ser supremo não exclui a nenhum se quer. Mesmo vindo a ele com segundas intenções!
Deixo Claro aos irmãos conceituados na maçonaria que são meus irmãos no amor e na fé o meu ponto de vista não exclui o meu amor pela vida de cada um de vocês independente de vossas escolhas!

Luis Carlos L. L. disse...

Tive o imenso prazer de conviver com Maçons em meu ambiente de trabalho por muitos anos. Admiro muito essas pessoas pela sua inteligência, a maneira como conduzem vários assuntos e situações, a sapiência e a tranquilidade que passam sobre os mais diversos assuntos. É muito louvável e de grande admiração o que li acima em um ou dois comentários: O primeiro dever de um maçom é sustentar e cuidar de si próprio e de sua família. Só depois vêm as suas obrigações maçonicas. É triste ler comentários de pessoas que simplesmente por não ter o que fazer, criticam, talvez por assistir na tv ou na internet, querendo demonstrar serem cultos, quando na verdade não passam de IGNORANTES POBRES DE ESPÍRITO que levam a vida tentando inculcar nos outros suas conclusões medíocres sobre a Maçonaria. Não sou Maçom, mas admiro a Maçonaria. Parabéns pelo Blog.

Unknown disse...

Gostei do que ví e chama-me a atenção a palavra "profano" no(s) comentário(s), pois, na prática, não vejo o maçon agir como um religioso ou como aquele que cultua o sagrado, pelo contrário, fazem questão de estarem sempre utilizando métodos de exclusão e soberba, infelizmente, todos que conheço agem assim, sim eu disse todos, e conheço sete.

Não sou profano, mas sim o contrário.

Ana Claudia disse...

Gostei de seu post, realmente ele mostra entre linhas que o interesse material e pelo poder não será encontrado na Maçonaria. Porém tenho que descordar com essa mensagem de enganação. Meu avô era Maçon e eu , apesar de ser mulher e não poder ingressar na Maçonaria Regular, admiro seus membros e me identifico totalmente com seus objetivos que não são material e sim de ordem harmônica e pelo bem comum. Ajudar o próximo, estar em harmonia com sua família, amigos e sociedade. se todos esquecerem por um momento a ganância e se voltarem para os relógios do universo o mundo seria bem mais pacífico.

Ultra 8 disse...

Maravilhas da maçonaria...

Albert Pike supostamente teria recebido uma visão, cuja qual foi descrita pelo próprio numa carta endereçada a Giuseppe Mazzini, com data de 15 de Agosto de 1871. Nesta carta estão descritos os traços gerais para a criação de três guerras mundiais cujas quais seriam necessárias para trazer a Nova Ordem Mundial.
Esta carta esteve em exposição por um breve período de tempo no British Museum Library de Londres em 1925, de acordo com o Cardeal Caro y Rodriguez de Santiago do Chile, cujo qual a transcreveu e posteriormente a publicou no seu livro “The Mistery of Freemasonry Unveiled”.
No entanto, o museu nega a existência de tal documento.

“A Primeira Guerra Mundial deve decorrer de forma a permitir que os Illuminati derrubem o poder dos Czares da Rússia e garantir que esse país se torne um bastião do comunismo ateísta. As divergências causadas pelos agentes Illuminati entre a Alemanha e a Inglaterra serão usados para fomentar esta guerra. No final da guerra, o comunismo será criado e usado de forma a destruir outros governos e ainda para enfraquecer as religiões.”

“A Segunda Guerra Mundial deve ser fomentada por forma a tirar vantagem das diferenças entre os Fascistas e os Sionistas políticos. Esta guerra tem de surgir de forma a que o Nazismo seja destruído e o Sionismo político se torne forte suficiente para instituir um Estado soberano de Israel na Palestina.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o comunismo internacional tem de se tornar forte suficiente de forma a contrabalançar a Cristandade, o qual deverá então ser refreado e contido em cheque, até ao momento em que nós voltaremos a necessitar dele para o derradeiro cataclismo social.”

“A Terceira Guerra Mundial tem de ser fomentada de forma a tirar vantagem das diferenças causadas pelos agentes Illuminati entre os Sionistas políticos e os líderes do mundo Islâmico. Esta guerra tem de ser conduzida de forma a que o Islã (Mundo Árabe Muçulmano) e o Sionismo político (Estado de Israel) se destruam mutuamente. Entretanto as outras nações, mais uma vez divididas nesta matéria serão constrangidas a lutar até ao ponto de completa exaustão física, moral, espiritual e económica. Nós iremos então libertar os niilistas e os ateus, e então iremos provocar um formidável cataclismo social em que em todo o seu horror mostrará claramente a todas as nações as consequências do ateísmo absoluto, origem de selvajaria e agitação sangrenta.

Então por todo o lado, os cidadãos, obrigados a se defender eles próprios contra as minorias revolucionárias, irão exterminar esses destruidores da civilização, e a multidão, desiludida com o Cristianismo, cujos espíritos ficarão a partir desse momento sem compasso ou direção, ansiosos por um ideal mas sem saber para onde direcionar essa adoração, irão receber a verdadeira luz da manifestação universal da doutrina pura de Lúcifer, trazido finalmente aos olhos do público. Esta manifestação será resultado de um movimento reacionário geral no qual se seguirá a destruição da Cristandade e do ateísmo, ambos conquistados e exterminados ao mesmo tempo.”

Rui Bandeira disse...

@ Ultra News: Meu caro, o seu comentário pode ser classificado com apenas duas palavras: FAKE NEWS.

E o pior é que tem perfeita consciência de que baseia todo o seu comentário em premissas falsas, ao "transcrever" um documento que refere que a British Museum Library teria exposto por breve tempo, MAS QUE A MESMA NEGA A EXISENCIA DESSE DOCUMENTO.

Como exemplo de desonestidade intelectual, não está nada mal...

Meu caro, considero-o simplesmente mais um teórico da conspiração, tal como se ilustra no texto publicado neste blogue em https://a-partir-pedra.blogspot.com/2010/08/o-teorico-da-conspiracao.html ...

Ultra 8 disse...

A maçonaria e suas duas faces...a outra, não é para o zé povo.

Cegos, guiando cegos.


Não sou tolo, continue na sua ingenuidade ou má fé!

A maçonaria criou através do genocídio da (revolução francesa), o estado laico para destruir o cristianismo e impor a lei dos homens. (Satanismo)

Atualmente para a justiça LAICA, criminosos tem os "direitos humanos" a favor de seus crimes. O direito a vida e propriedade é "mero" mandamento de um suposto deus criador, pai de um tal Jesus Cristo.

O estado laico foi criado para varrer o cristianismo e traçar as bases do estado laico ditador comunista/fascista. NOVA ORDEM MUNDIAL. "NOVUS ORDO SECLORUM"


DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA MAÇONARIA


Prestemos atenção ao autor Maçónico Manly P. Hall a descrever esta organização bi-dimensional da Maçonaria. A Maçonaria é composta por duas organizações distintas - uma visível e outra invisível e Hall descreve-as. [Hall foi honrado pelo "Scottish Rite Journal" que o chamou de "O Ilustre Manly P. Hall" em Setembro de 1990, para além de o chamar também de "O Maior Filósofo da Maçonaria", dizendo que "O mundo é um lugar melhor devido a Manly Palmer Hall, e nós somos melhores pessoas por o termos conhecido e por termos conhecido o seu trabalho"]. Isto foi o que Manly P. Hall disse:

A Maçonaria é uma fraternidade dentro doutra fraternidade - uma organização externa a esconder a irmandade interna composta pelos eleitos. ... É necessário estabelecer a existência destes duas, mas interdependentes, ordens - uma visível e outra invisível. A sociedade visível é uma camaradagem esplêndida de homens "livres e aceites", intimados a dedicarem-se a preocupações éticas, educacionais, fraternas, patrióticas e humanitárias.

A sociedade invisível é a fraternidade mais secreta a mais Augusta [definido como "com dignidade majestosa, grandeur"] cujos membros se encontram dedicados ao serviço dum misterioso arcannum arcandrum [definido como "secreto, um mistério"]. [Hall, Lectures on Ancient Philosophy, p. 433]

Muitos homens bem intencionados são membros deste sociedade visível sem saberem da existência da sociedade interna invisível. De facto, Albert Pike tinha algums coisas a dizer sobre os irmãos da sociedade visível:

A Maçonaria, tal como todas as religiões, todos os Mistérios, o Hermetismo e Alquimia, esconde os seus segredos de todos, excepto para os Adeptos e Sábios, ou os Eleitos, e usa falsas explicações e falsas interpretações dos seus símbolos para enganar aqueles que só merecem ser enganados; para esconder a Verdade, que ela chama de luz, e afastar as pessoas dela." [Morals and Dogma, p. 104-5, 3rd Degree]

Ultra 8 disse...

Para ler mais...

http://omarxismocultural.blogspot.com/2015/10/maconaria-duas-organizacoes-uma-visivel.html?m=1

Rui Bandeira disse...

@ Ultra 8:

Meu caro, acredite no que quiser - estamos num país livre!

Mas pense um bocadinho nesta questão: se a Maçonaria é tão, tão, tão secreta, tão exondida, "usando falsas explicações e falsas interpretações dos seus símbolos
para enganar aqueles que só merecem ser enganados", por que carga de água é Que "ilustres" e "importantes" maçons iam escrever e publicar livros... afirmando e, afinal, denunciando isso mesmo?

Claro que o simples bom senso nos faz concluir que os tais escritos ou são falsos ou os aeus autores não são afinal tão "ilustres", tão "importantes", tão sabedores e tão informados como isso.

Não há lógica nenhuma em escondertão profundamente excelsos escritos e depois haver uns tantos "escondedores" que... divulgam que há segredos escondidos...

Mas, repito, meu caro, acredite no que quiser acreditar!

Unknown disse...

Não conhece e sonha !!!erreis por não conhecer as escrituras e o caminho de Cristo dizendo ter desejo pela falsa luz,luz e luz onde há luz não há segredo porque a luz desvenda ,Cristo e a verdadeira luz e os objetivos dele e claro como a luz do meio dia,Se algo diz que e luz mas não tem clareza e mentira

Anônimo disse...

O problema de muitos e condenar o que não conhece

Unknown disse...

Só lamento ... nada disso é colocado em prática... como meu marido entrou eu só fiquei sabendo pq me disse que chegaria tarde ...nunca vieram falar comigo talvez já orientados por ele ou deu outro endereço p alguém se passar por mim , uma pessoa que nos ameaça com o nome da instituição, vivemos sob pressão psicológica, palavras de baixo calão... humilhados. Pq não vem ver o que passamos c esses homens tão honestos honrados... cheios de preceitos p ajudar o próximo e matando a própria família.