12 abril 2007

Inquérito

É Normal na maçonaria proceder a inqueritos ou inquirições. Estes são feitos aos candidatos e deles dependem a admissão do candidato.
Mas não é desses que venho aqui falar hoje.
Há uns dias fui submetido a um inquerito, totalmente inesperado. Inquerito rigoroso, prolongado e completo, feito com muito a proposito e que me levantou algumas dificuldades em conseguir responder de forma criteriosa.
Não é segredo na minha familia que sou maçon e todos sabem que escrevo neste blog. Alguns fazem o favor de consultar o blog para lerem o que aqui é escrito, outros para poderem aceder ao site da ajuda de berço e clicarem o seu donativo diário, enfim vão deixando nos seus computadores rasto.
Ora eis que um dos meus sobrinhos, garoto de quase 14 anos, se vira para mim e diz " Tio , tive a ler o teu blog, tu és o JoseSR ...."
Até aqui ...
" Tio, o que é um Maçon ? " , "isso de seres inspector quer dizer que és o dono ? ", "tens uma loja ? - és o dono ou o chefe ? ", " para que serve a Maçonaria ?", " posso ser Maçon ?"
E continuou por aí fora com uma sequencia de perguntas.
Responder a um miudo de 14 anos é uma ardua tarefa. Explicar a Maçonaria é uma ardua tarefa porque implica explicar todos os preconceitos e demonstrar a sua falsidade para se chegar ao que é verdadeiramente a Maçonaria.
E este inquerito a que fui sujeito fez-me pensar em tudo o que nos traz por aqui e perceber que se voltasse a 1991 faria o meu caminho maçónico tal qual o fiz até agora.

JoseSR

Sem comentários: