31 maio 2007

Nao que me preocupasse, mas...

Tenho ao longo deste ano assinado com o nome de JoseSR.

Este nome, uma composição feita com o meu nome e apelidos, não escondendo quem realmente sou, nao publicitava também.

Ora face às noticias que apareceram hoje na imprensa semanal, e face ao facto de o meu nome vir la referenciado ( não comento o artigo pelo menos para já) pensei que estaria na altura de mudar o meu "diz que é uma especie de pseudonimo", para o meu nome.

Assim poderão ver no Blog e no meu perfil já o meu nome.

Quanto à minha contribuição para este blog tem andado fraca, mas tenho 2 textos em escrita, sendo que um deles so pode ser publicado depois do Rui publicar um texto que sei que está a escrever.

Até lá, vou ver o que se arranja

Jose Ruah

11 comentários:

Unknown disse...

Pois isso do artigo...Enfim, não consigo vislumbrar o porquê daquele chorrilho de nomes publicados. Acho que não havia necessidade, como dizia o outro. Não sei que propósito serviu aquilo, mas com toda a certeza não teve nada de positivo. Abraços e paciência, é a vida.

Nuno Raimundo disse...

bOas...
Também li o referido artigo e não vislumbrei nada de errado nele, mas como sou profano, também nada de mal poderia ver, correcto?!

Mas temos de ter todos consciência que as pessoas valem pelo que valem, e pelas ações que praticam e pela vida que levam...
O facto de serem ou não maçons não quer dizer que uma pessoa seja mais ou menor qualificada para ter um papel importante, seja na sociedade como na política.

Apenas digo que, para quem se quer discreto este artigo é um "golpe" na imagem de secretismo da Ordem.

Mas volto a afirmar, que nenhum mal cai ao mundo se se souber que X ou Y pertencem á Ordem, pois já que a Ordem se proclama de ter "Homens Livres e de Bons Costumes", qual o mal de se saber quais os seus intervenientes?!

E digo, que lobis existem em toda a parte, não só na Maçonaria, como na Opus Dei, nos Jesuitas, etc...
E temos todos de conviver com eles, pois tudo equilibra a balança da "Vida" e do "Mundo" em que vivemos...

abr...prof...

memorias disse...

Espero que não se trate do mesmo José Ruah, que foi publicado numa lista previamente preparada como de "criminosos da Moderna/Casa do Sino/P2 " no triste DN de 19 de Maio de 1999.
Nessa lista, vendida ao DN por pessoas como Nandim de Carvalho et all, José Ruah era um dos Gandes Oficiais da Grande Loja Regular de Portugal.
Se, depois dessa humilhação pública, se passou para a Grande Loja Legal de Portugal(a organizadora de toda essa conspiração), então desde já declaro que não tenho por si qualquer respeito, quer como Irmão quer como cidadão.
Há baixesas que não têm qualquer hipótese de redenção.
Fiquei admirado, mesmo chocado. Cada vez as coisas são mais claras, e a História a publicar surge mais nítida do que supus.
É triste, porque toda a Maçonaria paga as favas de alguns sem escrúpulos.
Apesar de tudo , ainda espero estar enganado, não ser o mesmo José Ruah...
É a minha quota de ingenuidade a funcionar.
Mas, se for o mesmo, isso só prova que na vida tudo o que fazemos reverte para nós.
E nesse aspecto, tenho muita pena dos muitos dirigentes da GLLP, porque nem sonham o que a Vida lhes trará.

Rui Bandeira disse...

@memorias:
1. Não sei se nesa lista publicada no DN constava ou não um nome "José Ruah".
Sei de certeza absoluta que, se porventura costasse, nunca poderia ser o José Ruah que escreve neste blogue.
Este era, na altura da cisão promovida, com o recurso à ocupação por "gorilas" contratados de uma em+resa de segurança sa sede da Grande Loja, por aqueles a quem dedica a sua admiração, o Venerável Mestre da Loja Mestre Affonso Domingues e a ele se deveu, com outros, que a Loja Mestre Affonso Domingues tivesse rejeitado "golpes de estado", posições de força, "deposições", "fraternas" proibições de entrada em instalações que eram de todos com á "maçónica" exibição de armas de fogo, enfim todas aquelas "virtuosas" acções de quem memorias admira, e tivesse permanecido fierl a quem, gostasse-se ou não, tinha sido ELEITO, poucos meses antes, por PROPOSTA DE FERNANDO TEIXEIRA, com o voto de muitos dos que cindiram Gão-Mestre. E a Loja tomou essa decisão com absoluta liberdade, após debate democrático e sério entre os seus membros, com a liberdade de consciência de até nem ter votado favoravelmente a eleição desse Grãso-Mestre... - mas ser responsável e respeitador das regras e da Democracia é aceitar a vitória daquele em quem não se votou e, a partir daí, aceitá-lo e respeitá-lo na função para que foi eleito, não procurar dar-lhe uma facada nas costas e derrubá-lo, como fizeram alguns dos que nele tinham votado e que merecem a sua admiração.
Portanto, José Ruah esteve sempre na Loja Mestre Affonso Domingues e sempre na Grande Loja em que entrou (e que precisou de mudar de nome para não ser confundida com quem cindiu)e fiel a quem foi democraticamente eleito; nunca esteve no grupo que cindiu.
Espero que fique esclarecido sobre isto!
2. Memorias: respeito todas as suas opiniões, todos os seus comentários, todas as suas críticas, todas as suas ideias e por as respeitar estou sempre disposto a debater serenamente tudo o que transmita, com elevação e dignidade.
NÃO LHE ADMITO ATAQUES PESSOAIS.
Que fique isso também bem claro. Por favor não volte a baixar o nível do debate.

Jose Ruah disse...

@ memorias

Era expectavel que o ataque pessoal viesse. Mas na vida sempre esperei este tipo de ataques e sempre lhes sobrevivi. Poderá acontecer um dia que nao tenha essa sorte, mas nesse dia o meu atacante virá de cara descoberta e nome a vista e terá que ter estatuto para me conseguir derrubar.

@para os demais leitores deste blog.

Em 1999 mais coisa menos coisa, foi publicado na imprensa um facsimile de um decreto assinado por Luis Nandim de Carvalho, Grao Mestre Eleito e em funçoes (eleito em 1996 antes da cisão, no qual vinham mencionados os Grande-Oficiais da GLLP/GLRP. Foi publicado no ambito de uma troca de galhardetes e acusaçoes no ambito do Caso MOderna, que como sabemos gerou a condenação de um dos autores da cisao de 1996, José Braga Gonçalves.

Para esclarecimento adicional sou Mestre Maçon desde Setembro de 1992, e Grande Oficial da GLRP e Subsequentemente da GLLP/GLRP desde OUtubro de 1992, com algumas interrupçoes. MAs nestes 15 anos fui-o durante mais de 10.

Fui Grande Oficial nomeado pelo seguintes Grao Mestres:
Fernando Teixeira
Nandim de Carvalho
Jose Anes
Martim Guia

Todos me escolheram nao por ser da cor deles mas por dizer sempre o que penso e ter uma postura sempre coerente, modestia à parte pelo desempenho, conhecimento e qualidade ritual.

Sempre defendi a legalidade e sempre pugnei para que todos os procedimentos, que pudesse influenciar, fossem executados de acordo com a lei e com os principios que aceitei ao entrar na Maçonaria.

Nao tenho qualquer duvida que na noite de 7 de Dezembro de 1996, houve um golpe de estado encenado à boa maneira dictatorial com invasões, ocupaçoes e seguranças.

Ao respeitar a Democracia e as instituiçoes e os orgaos eleitos só pude , pessoalmente,seguir um caminho.

Todavia sendo Veneravel da Loja Mestre Affonso DOmingues nesse ano, nunca informei ninguem da minha decisão para nao influenciar quem quer que fosse, tendo promovido um debate aberto e democratico que permitiu aos obreiros da Loja escolherem o caminho a seguir pela Loja.

Posso aqui confidenciar que fui ameaçado fisica e verbalmente por golpistas, quando a tentativa de me corromperem nao funcionou.

Nunca Luis Nandim de Carvalho ou quem o seguiu me ameaçou ou tentou comprar.

Diferenças de comportamento....

Nunca Saí da linha em que entrei, entrei na GLRP que em 1996 elegeu um Grao Mestre e que por força de um golpe de estado se viu forçada a alterar a Denonimaçao Legal para GLLP.

A Regularidade, via que escolhi quando fui iniciado foi reconhicda internacionalmente À actual GLLP, nao o tendo sido aos cisionistas.

As duas facçoes viajaram por esse mundo fora e expuseram os seus argumentos e as Obediencias desse Mundo Fora nao hesitaram em reconhecer a, redenomidada por necessidade, GLLP como Maçonaria regular.

Nunca me passei de um lado para outro

quero concluir este comentário, e estou a pensar escrever um post mais longo, com uma pequena diferençiaçao.

A História relata os factos acontecidos, as estorias são por definição estórias.

Em 1997 quando entreguei o malhete ao meu sucessor, escrevi a proposito do futuro da Loja Mestre Affonso Domingues, que a História iria julgar se o meu procedimento durante a cisão e os tempos subsequentes tinha sido correcto ou não.

Pela pujança que a Loja atravessa, pelo caminho que tem feito, pela dedicaçao de todos pela forma como cicatrizou, posso hoje afirmar que e sem modestias as minhas decisões foram as acertadas.

Ja vai longo este comentário.

Caros leitores obrigado por lerem e expressarem as vossas opinioes, mesmo que insultuosas.

A cada um aquilo que disse e aos leitores de julgarem quem merece ser lido e quem nao.

Jose Ruah disse...

Como complemento ao comentario anterior, e explicando melhor a lista publicada em 1999.

A lista publicada dizia respeito aos Grandes Oficiais da GLLP/GLRP.

Os Grandes oficiais da GLLP/GLRP não tinham nada a ver com os da cisionista GLRP onde aí sim estavam nomes associados à Universidade MOderna.

Luis Nandim de Carvalho nao tinha nada a lucrar em vender essa lista aos Jornais, uma vez que era a dele e nao continha nomes associados à Moderna.

Essa Lista foi publicada por um Jornalista muito proximo de José Braga Gonçalves, como retaliação a outras publicaçoes anteriores.

Por isso e mais uma vez se demosntra que há mais Memórias que " as de "memórias" e que HIstória é uma coisa diferente de estórias.

Unknown disse...

E o que me dizem disto :

http://je-suis-snob.blogspot.com/2007/05/os-senhores-danam-adenda-ao-artigo-da.html

Não sei se terá sido assim mesmo, mas confesso que é uma explicação que me satisfaz intelectualmente, o que tambem não é dificil, convem dizer a bem da verdade. Caro I.'. José Ruah, a dignidade dos intervenientes no episódio que tem sido comentado fica com os que, como tu, se mantiveram firmes do lado da Razão, da Fraternidade e da Liberdade. Isso ninguem te tira nem compra. Força e bem hajas.

Rui Bandeira disse...

@ escriba:

Pergunta - não sei se apenas retoricamente - o que dizemos do texto que se pode ler no atalho que fez o favor de indicar.

Por mim, lido com interesse o texto de Ana Anes - que, além de bonita e simpática, é inteligente (ser cinquentão já nos permite elogiar assim uma jovem sem que as más línguas pensem que há segundas intenções...)- só se me oferece produzir um comentário:

A COR DE FUNDO DO BLOGUE DA ANA ANES É MUITO AGRADÁVEL!!!

Bom fim se semana!

Jose Ruah disse...

@ escriba

Muito obrigado pelas palavras.

memorias disse...

Parece que devo pedir desculpas ao Irmão José Ruah. Uma verificação posterior feita por mim, revelou que o Grande Oficial em causa era Joshua Ruah, nomeado Grande Oficial da GLRP pelo Grão-Mestre José Medeiros. Concluo assim que não se trata de José Ruah; mais uma vez, as minhas sinceras desculpas.
Um abraço fraterno

Jose Ruah disse...

@ memorias

Nomeaçao essa que a Existir foi absolutamente ilegitima, uma vez que Joshua Ruah abandonou a GLRP em 1997, muito antes de 1999, e seguiu caminho diverso que o da GLLP/GLRP.

Quanto ao pedido de desculpas, evidentemente que é aceite.

Todavia compete-me a mim fazer um outro pedido.

Este blog, tem pugnado desde o inicio por postar informaçao o mais correcta possivel e com fontes verificadas.

Seria de extrema utilidade que os comentários seguissem o mesmo principio, pois poupariamos bastante do nosso tempo e bastante da nossa paciencia a repor a informaçao.

Além do mais, e vide post de Rui Bandeira de 13 de Abril de 2007 " As marcas da Ira", independentemente das retractaçoes e desculpas, as marcas ficam sempre.