14 junho 2007

Dia Mundial do Dador de Sangue: Obrigado!

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Dador de sangue, que foi instituído pela Assembleia de 2005 da Organização Mundial da Saúde. É assinalado nesta data, por a mesma ser a data de nascimento de Karl Landsteiner, prémio Nobel da Medicina, que descobriu o sistema de grupos sanguíneos ABO, permitindo assim a transfusão de sangue.

Esta efeméride destina-se também a assinalar o reconhecimento pelos dadores de sangue.

E, neste aspecto, todos os dadores de sangue de Portugal bem merecem os parabéns que o Instituto Português do Sangue muito justamente lhes endereça, já que, no ano passado, Portugal atingiu a auto-suficiência nas reservas de sangue, graças às mais de 360.000 unidades de sangue colhidas, equivalentes a 39 dádivas por mil habitantes. O número ideal de dádivas por milhar de habitantes é de 40 a 50 por ano.


Em Portugal existem presentemente 400.000 dadores de sangue, segundo o número de cartões emitido pelo Instituto Português do Sangue. Só em 2006, esse Instituto registou 298.000 novos dadores!

São as mulheres e os jovens quem mais contribui para as reservas de sangue a nível nacional.

A todas e a todos os dadores, um muito grande

OBRIGADO!

A todas e a todos os dadores, o desejo de que continuem a efectuar as suas dádivas, se possível mais do que uma por ano. O ideal são 3 dádivas anuais pelas mulheres e 4 anuais pelos homens.

BEM-HAJAM!

Rui Bandeira

Sem comentários: