16 julho 2007

14 de Julho

Reunião maçónica - 1750

Está fora de dúvidas que a primeira palavra tem de ser o agradecimento a quem, sem me conhecer, penso eu, se prestou a vir felicitar os eleitos da nossa Loja, sendo que eu sou um deles.
Obrigado pois ao nosso sempre atento Profano.

Os meus Irmãos da Respeitável Loja Mestre Affonso Domingues quiseram que seja eu a tomar a responsabilidade pela condução dos trabalhos da Loja no próximo ano maçónico, que começará em Setembro.

Esta escolha ocorreu em data particularmente significativa para mim.
Quem acompanha este blog desde há 1 ano, pelo menos, recordar-se-á (ou poderá agora ir consultar) do que eu aqui escrevi em 14 de Julho de 2006.
Nessa altura resolvi que era a hora de pôr em público a figura de alguém que foi sempre preterido no seu País, mau grado o reconhecimento das entidades oficiais americanas que, mesmo como simples marinheiro, Lhe reconheceram o mérito do salvamento de centenas de cidadãos americanos, náufragos de navios americanos torpedeados por submarinos alemães no mar dos Açores em 1943/4.

Seria esta a data do Seu aniversário, o que transforma este acto de eleição para próximo V:.M:. da nossa Respeitável Loja uma prenda singularíssima, se não para Ele directamente, pelo menos através do filho que cá deixou.

Por outro lado este facto ocorre também em coincidência com a data da comemoração da Revolução Francesa, na qual os maçons se envolveram “forte e feio”, e a partir da qual se estabeleceram os conceitos que entendemos básicos para o relacionamento entre os homens e para o desenvolvimento da Humanidade.
Igualdade, Liberdade, Fraternidade são a base moral da Maçonaria.
Foram o lema no assalto à Bastilha e temos a certeza de que se os homens os tomassem como seu objectivo, teríamos o mundo com menos fome, menos guerra, menos tristeza.

Há momentos na vida que compensam muitos outros de amargura e desilusão.
Ainda há bem pouco tempo perdemos outro grande Homem do mundo.
Grande por razões diferentes mas grande também, e aqui deixei o meu “até à vista” num desses momentos em que a amargura nos toca por dentro, que nos dá para ficar absortos pensando na (in)utilidade das arrelias e enganos pelos quais passamos constantemente.

A alegria que os meus Queridos Irmãos me quiseram proporcionar neste 14 de Julho, as palavras fraternas de apoio que ouvi, compensam bem esses outros momentos de frustração com que a vida nos vai presenteando de vez em quando.
Meus Irmão, o que tenho recebido de Vós é incomparavelmente mais do que tenho merecido.

Apenas OBRIGADO.



JPSetúbal

3 comentários:

PatBR disse...

Meu querido cunhado,

Quem te conhece um bocadinho (como eu!) sabe que és daquelas raras pessoas que dão muito mais do que recebem!!!
Espero que o teu venerelato seja tranquilo e não tenho quaisquer dúvidas que irás ser um bom VM para a loja!
Salvo algum imprevisto de força maior, marco já presença para todos os eventos que organizares!!! :)
Um beijo muito grande.

Jose Ruah disse...

Na verdade a Pat tem razão.

Mas eu acho que o que a move neste assunto é que com a instalaçao do JPSetubal, o Paulo ( actual Veneravel) e respectivo marido ( da Pat) fica mais livre.

MAs isto sou sou eu a pensar alto !

PatBR disse...

Meu querido cunhado Ruah,

Se bem conheces o meu marido (e sei que o conheces mesmo muito bem...) saberás certamente que ele fará questão de estar tão presente no venerelato do JPSetúbal como se do seu próprio se trata-se!
Fará também questão de ajudar em tudo o que for necessário...por isso não me parece que venha a estar mais disponível!!!
Mas não te preocupes que nós mulheres (incluindo a tua...)aproveitaremos certamente para marcar uns "chás" para os dias das sessões...