26 julho 2007

Será só Semantica ?

Anda aqui uma duvida existencial a assolar-me o espirito (maçónico é claro !), há já uns tempos.


A sigla com que terminamos os nossos textos e que nos fala dos abraços

T F A ou T A F

Triplo e Fraterno Abraço
(triplice e fraternal abraç0)

ou

Triplo Abraço Fraterno


É Triplo e Fraterno o Abraço ?

ou só o Tiplo Abraço é que é Fraterno ?

Se eu der um só abraço e usar o TAF e nao o TFA entao o meu abraço não é fraterno ? E se eu o der a um Irmão ?


Pronto já larguei mais uma "bizantinice" como lhe chama o Rui !!

Eu prefiro TFA


José Ruah

11 comentários:

Unknown disse...

E se for um Triplice Abraço Fraternal? Pode?

Rui Bandeira disse...

Pode!
O que importa é que o abraço seja fraterno ou fraternal. Ser triplo ou tríplice, também convém, para não ser só um convencional e banal cumprimento. a repetição intensifica...
Se é TAF ou TFA, como o José Ruah disse que eu digo e eu digo que ele disse bem, é uma "bizantinice" que não me distrai nem meio segundo...
Eu também prefiro TFA, mas muito provavelmente por motivos muito diferentes do José Ruah. É que, na gíria da minha profissão, TAF é a sigla de Tribunal Administrativo e Fiscal e convém não armar confusões. é que isto de endereçar um Tribunal Administrativo e Fiscal a um Irmão é, no mínimo, pouco simpático...!!!

Nuno Raimundo disse...

Boas...

Também pensei, que para além das referidas possiveis definições; pensava que T.´.F.´.A.´. pudesse significar "Tradicional Abraço Fraterno"... É verdade?

abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

Quando disse "TFA" quis dizer "TAF"...

Rui Bandeira disse...

"Tradicional" Abraço Fraterno é expressão que nunca ouvi e não me faz qualquer sentido. qual é a diferença entre um abraço "tradicional" e outro que não é "tradicional"?
No entanto, como existe uma organização que se reclama de "Maçonaria Tradicional",talvez os elementos dessa organização usem essa expressão...

Jose Ruah disse...

@escriba

claro que pode. Como diz um amigo meu " é seguramente melhor que um pontapé no .... "

@Rui Bandeira

Por acaso nas minhas pesquisas ( curtas diga-se em abono da verdade) sobre o tema apareceu o TAF - Tribunal ....

@profano

Tradiconal de facto nunca ouvi, mas que é tradiçao terminar os escritos com esta expressão, lá isso é !

Nuno Raimundo disse...

Eu ja me apercebi dessa forma correcta de saudação, que tambem me me parece digna e honrosa.
Qunato á afirmação de "tradicional abraço fraterno", penso te-la encontrado em pesquisas em sites brasileiros ou com português do brasil...
Não me recordo de qual...

Unknown disse...

MM.'.QQ.'.II.'.

É muito curiosa a outra designação da sigla TAF!... mas apenas curiosa, não engraçada!
Curiosa é também a questão semântica, pelo menos pela forma como foi colocada.
Na minha modesta opinião, não devíamos confundir o Género Humano com o Manuel Germano, como tal, tribunais não são para aqui chamados (eu sei que também não fui).
Voltando à polémica, o Triplo Abraço Fraternal é na prática um Triplo Abraço Fraternal, uma vez que são três os abraços fraternos trocados com um R.’. Irmão e não um Tradicional Abraço Fraternal, conceito este inaudito (até agora). Mais aceitável é o Triplice Abraço Fraternal, se bem que neste caso, eu faria uma pequena (minúscula) alteração – Triplice Abraço Fraterno.

T.’.A.’.F.’.

Apolo.

Jose Ruah disse...

@Helio / Apolo

Carissimo,

Mesmo nao tendo para aqui sido chamado é muito bem vindo, como aliás qualquer um que venha acrescentar.

Fico satisfeito como uma pequena coisa de quase nada e com uma importancia reduzida, pois o importante é o significado e nao a forma, gerou a atençao de II.'. e não só.

Agradeço desde já a continuaçao das visitas e o favor dos comentários.

Unknown disse...

Senhores se alguém pode me tirar uma dúvida eu agradeço na minha cidade aqui tem muitas lojas, sempre quis visitar uma mas nao conheço ninguém, quais sao os requisitos para ser convidado para frequentar uma loja pois estou muito enteressado , se alguém poder me da pelo menos um dica eu fico muito grato a vocês irmaos ! Whats 55 13 981523723

Unknown disse...

Senhores se alguém pode me tirar uma dúvida eu agradeço na minha cidade aqui tem muitas lojas, sempre quis visitar uma mas nao conheço ninguém, quais sao os requisitos para ser convidado para frequentar uma loja pois estou muito enteressado , se alguém poder me da pelo menos um dica eu fico muito grato a vocês irmaos ! Whats 55 13 981523723