31 agosto 2007

Desafio Final

Acaba hoje o mes de agosto e consequentemente o desafio que lancei aqui.

Se nos primeiros 15 dias a coisa correu bem e o debate foi animado, ja na segunda quinzena a coisa foi muito mais morna a roçar o frio mesmo.

No final resta fazer o balanço final dizendo que nao tendo sido uma iniciativa de grande sucesso também nao foi um insucessso total.

No entanto confesso estava à espera de mais. Sei que o mes de Agosto é muito fraco , muita gente de ferias, etc, mas ...

Inciando-se Setembro, volta o nosso medio organizador de jogo ( assim comparado ao Rui Costa de ha uns anos) de seu nome - também - Rui.

Fica a equipa completa.

Setembro será um mês de grande actividade maçónica, aqui na Grande Loja e nas Lojas. é o mês de tomada de posse dos Veneraveis de cada Loja.

É o mes da renovaçao e das ideias e planos de acçao para o ano seguinte.

Quanto às perguntas e respostas evidentemente que continuaremos a responder a todas as questões que nos forem postas.

Muito obrigado aos "perguntadores" que permitiram que este blog se mantivesse com um nivel de actividade normal durante o mes de Agosto

Jose Ruah

1 comentário:

Paulo M. disse...

"Quanto às perguntas e respostas evidentemente que continuaremos a responder a todas as questões que nos forem postas."

O José Ruah tem andado desaparecido; estou certo de que os leitores do blog - se sentem como eu - estão já com saudades dele! Ou será falta de assunto? Se for este o caso, aqui vai mais uma questão.

Disse o Rui Bandeira a 4 de Outubro: "Outro aspecto importante da integração social do novo Aprendiz é a integração de sua família nos eventos em que as famílias dos maçons se reúnem, na medida em que isso seja possível."

Contaram-me o caso de um maçon que toda a vida ocultou a sua condição à família, e de quem só durante o velório os filhos e os netos souberam, por uns senhores que nunca tinham visto mas que mostraram conhecer muito bem o falecido, que o pai de uns e avô de outros fora maçon a vida toda...

A minha questão - que não é, certamente, nem nova nem original - é esta: como consegue um maçon manter oculta dos profanos a sua condição, e ao mesmo tempo envolver a família nesses eventos, se tiver filhos ainda pequenos - e naturalmente pouco sensibilizados para a discrição? Recorre-se à grande Instituição que são as baby-sitters?!

A partir de que idade é comum revelar-se à respectiva prole a condição de maçon - especialmente quando se preveja um anátema por parte da família alargada caso tal fosse conhecido?

Ah, e não vale responder "cada pai sabe dos seus"... até aí já eu discorri. :)

Um abraço,

Simple Aureole