07 agosto 2007

Desafio - Mais e mais respostas

Num comentário às respostas que dei às primeiras perguntas O Profano disse...


Agradecido.Outra questão,uma "coisa" que também me causa alguma confusão: se um Mestre aumentar for "aumentado de salário" e pertencer a uma Loja Azul, passa a pertencer á loja do "cor seguinte" ( não tenho a certeza se vermelha?!)ou permance nas duas Lojas ao mesmo tempo?

abr...prof...



É uma duvida pertinente mas que se esclarece com razoavel facilidade.

Usarei o caso Portugues que não é diferente ( na essencia) dos demais paises.

Existem 2 Planos na Maçonaria.

Independentes entre si e simultaneamente ligados e dependentes.

Num primeiro Nivel existe a Grande Loja que administra os 3 primeiros graus da Maçonaria - Aprendiz; Companheiro ; Mestre - e que chamaremos de maçonaria Azul.

Num Segundo Nivel existem os Corpos Rituais - Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escoces Antigo e Aceite, Priorado Independente da Lusitania no regime Escoces Rectificado e o Rito de York com os seus Capitulos,Comendas, Mosteiros - que administram os respectivos graus e que são considerados Filosóficos.

Estas entidades todas, são todas independentes umas das outras, sendo no entanto todas dependentes umas das outras. Existem convenios que determinam que os Altos Graus apenas podem recrutar maçons que pertençam à Grande Loja e que tenham as suas obrigaçoes em dia.

Existem outros tratados internacionais de reconhecimento mutuo entre as varias organizaçoes, sendo que a Grande Loja apenas reconhece os Corpos Rituais enquanto estes forem reconhecidos pelos seus congeneres Internacionais que estao reconhecidos pelas Grandes Lojas com as quais a Grande Loja tem reconhecimento mutuo, e vice-versa ( uma especie de anuncio ao Porto Ferreira).

Posto isto temos que a porta de Entrada é a Grande Loja e que aí o percurso máximo é Mestre Maçon - grau 3.

Os Mestres têm duas qualidades, os que já foram Instalados enquanto Veneravel Mestre de uma Loja e os que ainda nao o foram.

É necessario entender que grau é diferente de qualidade, todavia a qualidade de Mestre Instalado uma vez adquirida nao mais se perde pelo que muitos tendem a confundir com uma especie de "meio grau".

Atingido o grau de Mestre o obreiro pode optar por ficar apenas nas Lojas Azuis ou por enveredar por uma corrente de Graus Filosoficos. Neste ultimo caso deverá solicitar a admissão nesses graus ( também chamados de Altos Graus) e aí fazer o percurso definido pelo Sistema que escolheu, REAA; RER;York.

Nunca em qualquer circunstancia, numa Obediencia Regular, os graus obtidos nestes Sistemas servem para o que quer que seja numa Cerimonia sob Auspicios da Grande Loja. No caso pratico eu sou Grau 32 do REAA e isso nao me serve de nada quando em Sessão da Mestre Affonso Domingues onde sou Mestre com a qualidade de Instalado tal qual mais uma serie de obreiros.

Da mesma forma quando em Sessão num Consistorio de 32º, o facto de ter sido Veneravel de uma Loja Azul não adianta nem atrasa.

A confusão seguinte vem com os Grandes Oficiais da Grande Loja. Ser grande Ofcial é desempenhar um cargo Administrativo/Ritual na Grande Loja. É mais uma qualidade, embora esta seja transitoria e dure normalmente o tempo equivalente ao mandato do Grao Mestre.

Um grande oficial activo pode no fim do seu mandato ser nomeado Grande Oficial Honorário ad Vitam, ficando assim com essa qualidade.

Aos Grandes Oficiais estão reservadas algumas prerrogativas, perfeitamente regulamentadas, quando assistem a sessões de loja que não a deles, e têm que desempenhar papel activo quando em sessão de Grande Loja.

Tudo isto para lhe dizer que Mestre é o pior emprego de todos. Não tem mais aumentos de salário e cada ano que passa pode ser chamado a desempnhar funções e assumir responsabilidades maiores, e sempre como disse sem mais aumentos no salário.

José Ruah

1 comentário:

Nuno Raimundo disse...

Agradeço as explicações.

Pois era um assunto que ainda não tinha percebido, por mais pesquisas que tivesse feito.
Estava "intrigado", se chegado ao grau de Mestre, se era "obrigado" a subir de grau ou não e da possibilidade de se pertencer a Lojas Azuis e aos Corpos Rituais.
( Peço desculpa quanto ao facto de ter confundido involuntáriamente a Maçonaria Vermelha com as Lojas, sendo que este tipo é Corpo Ritual).

abr...prof...