21 agosto 2007

REGRESSADO !

Ora bem, como de costume tudo o que é bom acaba depressa.
Assim foi desta vez, também.
Foram 3 semanas (+/-) por fora de Lisboa, o suficiente para regressar com a sensação de desconforto “vamos a ver como isto está…”.
Claro que está na mesma (afinal 3 semanas dão para alterar o quê ?) mas esta sensação estranha e desconfortável de uma expectativa de alterações, que não tem nada de razoável, faz com que percorra o caminho de regresso até casa com olhos mais abertos e atentos do que é costume, para concluir logo de seguida
– “que chatice, está tudo na mesma !”

Outra sensação que me assalta é a de que estive longe muito tempo (há que tempos não passava por aqui…), outra imagem inteiramente subjectiva, sem qualquer base real (foram só (!) 3 semanas) mas que sinto, sempre que regresso seja lá de onde for.

Tudo misturado com a saudadezinha bem portuguesa, sentimentalona, vinda da falta das rotinas diárias, contactos com os meus Irmãos, os Amigos, o Blog, os tempos de “net” com outros compromissos que me enchem o que sobra do dia a dia com a “canalha míuda…” (só netos são 5 !).

Já dei uma olhada pelo “A-Partir-Pedra” e constatei que o nosso querido Zé Ruha fartou-se de … partir pedra, pois claro, salvando a honra do convento (salvo seja), posta que foi em risco pelo “abandono” dos 2 parceiros da equipa que Lhe deixaram a criança nos braços.
E Ele não só não a adormeceu, como a manteve tão desperta como sempre, alimentando-a e mudando-lhe sempre atempadamente a fralda.

Mas verdade que sinto a falta destes contactos, das nossas sessões, das boas, vivas e alegres discussões nos ágapes.
Para já o “A-Partir-Pedra”.
Para dizer que estou de volta (é uma ameaça…) e para confirmar o conteúdo do meu post “Férias…Férias !” com o qual Vos disse o meu “até ao meu regresso”.

Neste tempo passado fora andei alguns dias pelo norte da Europa e meus caros Amigos, o que escrevi antes mantenho, Lisboa é a Capital do mundo (!).
Conheci outras 3 capitais (Estocolmo, Oslo e Copenhaga), anunciadas como lindíssimas, fascinantes, e blá-blá… e blá-blá….
Mas com franqueza, é preciso ter lata para fazer este jogo de comparações em que as regras não estão definidas de forma a dar oportunidades iguais a todos os jogadores, neste caso as supostas cidades postas em confronto.
O que é que Copenhaga tem de especial ? A doca ? A doninha raquítica a que chamam sereia ?
O render da guarda do Palácio, coisa pífia, sem geito nem garbo ? Ou os ladrões que me ficaram com a câmara e o telemóvel ?
Para os que ainda não visitaram Copenhaga e esperam chegar e tropeçar a cada passo com loiras a atirarem-se para o chão, desiludam-se. Não vão nessa porque, mesmo dando o desconto que é devido pelo susto que apanhavam quando me viam, nem muitas nem tão espectaculares assim…
No meu texto ante-férias só faltou botar a opinião que tenho há muito, e que mais uma vez confirmei… As portuguesas são muito bonitas !

Bem, sobre Copenhaga estamos aviados.
As outras… (Oslo e Estocolmo) ainda são mais fáceis de aviar.
Oslo e Estocolmo não fazem parte deste campeonato, não são cidades !
São extraordinários jardins dentro dos quais também plantaram algumas (coisa pouca !) “casitas”, onde um pobre estrangeiro tem sempre um sorriso amável à espera, onde às 5 da matina já não se pode dormir porque é dia (mesmo, mesmo, estamos em Agosto), onde uma fila grande de automóveis tem 5 carros em andamento, onde o vermelho é para parar e o verde para andar e vejam só, onde nos passeios só se vêm pessoas !
Portanto estão a ver, não vale comparar, uma coisa são cidades e outra bem diferente são estes jardins alcunhados de cidade, Capitais dos respectivos países. São de outro campeonato !

E por aqui ficamos com estas aviadas, também.

E, se conhecem o meu feitio, não esperam com certeza que tenha passado por lá impunemente.
Era o que faltava ! Gastei-lhes as 2 semanas de Sol que tinham para este ano ! Andei por lá com vinte e muitos graus, Sol que queimava, a ter de fugir para as sombras. No dia a seguir à nossa saída choveu que se fartou… Vimos no “Meteo” da zona. Bem feito !

JPSetúbal

1 comentário:

Jose Ruah disse...

Sê bem aparecido.

Vejo que disfrutaste destes dias. Percebo-te revigorado e com animo. Isso é bom.
Covem fazeres agora a reserva de animo, porque sei que lá para dia 8 do mes que vem bem vais precisar dela.

Abraço.