05 setembro 2007

Moto Clube Bodes do Asfalto

Foi logo nos primeiros dias deste blogue que publiquei dois textos sobre clubes de motociclismo maçónicos. No início do corrente ano, escrevi ainda um terceiro texto sobre o mesmo tema, dedicado a um terceiro clube do género. Todos os clubes referenciados se integravam na cultura anglo-saxónica (dois americanos e um australiano). Tenho agora a oportunidade de divulgar a primeira agremiação de motociclistas maçons do espaço lusófono que chegou ao meu conhecimento. Dá pelo curioso nome de Moto Clube Bodes do Asfalto e - só podia!- foi criado no Brasil, em 1 de Agosto de 2003, em Feira de Santana, Bahia. É coordenado pelo Irmão Edson Fernando Sobrinho. Inicialmente, destinava-se a apoiar maçons motociclistas em viagem. Com a criação de uma lista de maçons motociclistas, o movimento começou a crescer, contando em meados do ano passado com 364 associados, de 14 Estados brasileiros, além do Distrito Federal de Brasília, residentes em 118 cidades do Brasil. Os Bodes do Asfalto fazem questão de frisar que não são a extensão de qualquer Loja nem seguem a hierarquia da maçonaria, que, enquanto clube de motociclistas, não praticam nem pretendem praticar o rigor de uma loja maçónica e que o clube não é local para discussão de assuntos de Lojas. Em contrapartida, reclamam-se de serem um canal de comunicação entre os maçons, os maçons motociclistas e motociclistas em geral, serem cidadãos de comportamento social exemplar e de bons costumes, de preservarem os ensinamentos maçónicos, em resumo, de serem Irmãos na Ordem e no Motociclismo. O clube é formado por maçons regulares de todas as potências, ritos e graus de todo o Brasil. A maioria dos seus membros possui motos acima de 600 cm cúbicos de cilindrada.

O ramo deste clube no Estado de São Paulo organiza, no próximo dia 7 de Setembro, em Dois Córregos, um evento denominado 1º EBA – Encontro dos Bodes do Asfalto. Dois Córregos foi escolhida para o evento por ser um município que está bem no meio do Estado e ainda pelo apreço que os elementos paulistas do clube têm pela cidade, que há pouco reabriu a sua loja maçónica.

Além de efectuar um desfile com as suas motos, a grande maioria das marcas Honda, Suzuki, Yamaha e Harley Davidson, o Moto Clube Bodes do Asfalto realizará, durante todo o dia actividades na Praça Arthur de Carvalho, a da Matriz do Espírito Santo, entre elas, a recolha de roupas, calçados e alimentos, que serão entregues a entidades de auxílio social do município. Cada peça de roupa, par de calçado ou quilo de alimento dará direito a um cupão para concorrer a um sorteio de um prémio no final do dia, que será doado pelo próprio Moto Clube Bodes do Asfalto. Mas o premiado só levará o prémio se estiver na praça na ocasião do sorteio. Ao longo do dia, depois do desfile, os membros do Moto Clube promoverão brincadeiras e gincanas, com sorteio de T-shirts e autocolantes.

Ao longo do dia, um écran gigante apresentará clips temáticos e as motos ficarão em exposição, disponíveis para quem quiser ser fotografado montado nelas. Ainda devem ser sorteados passeios na garupa de qualquer moto ou triciclo do grupo. O encerramento da festa terá a presença da Banda V8.

O Moto Clube Bodes do Asfalto pretende que todos os motociclistas de Dois Córregos participem com o grupo do desfile. A concentração será às 9 horas na Praça Francisco Simões. Os motociclistas da cidade também estão convidados para receberem a benção em motocicleta, domingo, dia 9 de setembro, às 10h15, defronte da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. A concentração para a benção será às 10 horas, na avenida 4 de Fevereiro, daquela cidade.

Uma boa iniciativa, que espero seja acarinhada e acompanhada por todos os maçons da região, sejam eles motociclistas, automobilitsas ou apenas peões.

Rui Bandeira

Sem comentários: