20 fevereiro 2008

Colóquio Mozart e a Matemática



Sábado, dia 23 de Fevereiro, 15h30

Será que já na sua primeira composição, aos 5 anos, Mozart se socorreu da Matemática para escrever música? Qual a relação entre uma peça de Mozart e um vitral? E será que o número 3 tem um significado especial na Flauta Mágica? No próximo Sábado, dia 23 de Fevereiro, às 15h30, assista no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva a mais um colóquio sobre A Matemática das Coisas e descubra a relação entre Mozart e a Matemática. A entrada é gratuita. Carlota Simões, docente do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, irá mostrar a presença da Matemática na obra do criador das Bodas de Fígaro e um grupo de alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional tocará alguns trechos da Flauta Mágica. E para provar que na obra de Mozart tudo é possível, duas alunas de violino do Conservatório de Música de Coimbra vão tocar a mesma peça de forma bem diferente: uma lendo a partitura de cima para baixo, outra lendo a mesma pauta de pernas para o ar. Até Maio, venha descobrir, através de palestras conjuntas de matemáticos e profissionais de outras áreas, de que forma a Matemática se revela em coisas tão distintas como os jogos de azar, as histórias para crianças, ou o bem e o mal. O ciclo de colóquios A Matemática das Coisas é uma iniciativa conjunta do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva e da Sociedade Portuguesa de Matemática. Programa completo em http://www.pavconhecimento.pt/ e http://www.spm.pt/

Transcrevo esta notícia recebida do Pavilhão do Conhecimento porque a considero verdadeiramente interessante.

Por mim, lá estarei, salvo "acidente de percurso" inesperado.

JPSetúbal

4 comentários:

Miguel Teixeira disse...

Tenho seguido desde há algum tempo este blog e parece-me que é sem dúvida uma pedrada no que me parece ser o marasmo existente, pelo menos aqui em Portugal, em temas relacionados com a Real Arte.

Miguel Teixeira disse...

Tenho seguido desde há já algum tempo este blog e parece-me que é sem dúvida uma pedrada no que me parece ser o marasmo existente, pelo menos aqui em Portugal, em temas relacionados com a Real Arte.
A qualidade dos artigos por um lado, mas também a sua periodicidade são fantásticos e de louvar.

um forte abraço
M.´.A.´.

Radcliffe disse...

la flauta magica, eu lembro ver, a Magisterium parecia um pouco perigroso, nao muito gentile.

Jose Ruah disse...

Eu fui lá assistir.
E quem não foi perdeu uma apresentaçao muito interessante.