11 fevereiro 2008

José Manuel Severino, maçon leal


José Manuel Severino era jornalista de um diário matutino. Era um aficionado da Festa Brava, sabedor e entusiasta. Partilhava esse interesse com o Grão-Mestre fundador, Fernando Teixeira e com Manuel A. G., que foi o quinto Venerável Mestre da Loja Mestre Affonso Domingues.

O José Manuel Severino chegou à Loja Mestre Affonso Domingues pela mão do Manuel A. G. e com o beneplácito do Grão-Mestre fundador. Nutria por eles grande amizade. Devotava grande lealdade a Fernando Teixeira. Aquando da crise da secessão, era Companheiro. E acompanhou aquele, juntando-se-lhe e aos demais elementos que cindiram, na Casa do Sino. Essa sua decisão foi por todos respeitada e compreendida. Afinal de contas, a relação de amizade que mantinha com Fernando Teixeira, a devoção que lhe demonstrava, tornavam natural essa opção.

Fernando Teixeira acabou por não sobreviver muito tempo depois da cisão. Com o seu desaparecimento, José Manuel Severino deixou de ter motivação para continuar onde, por simples lealdade ao seu amigo, o acompanhara. E José Manuel Severino entendeu por bem regressar à sua Loja, regressar à Loja Mestre Affonso Domingues. Quando saíra e nas circunstâncias em que saíra, tinha ficado estipulado que a porta estava sempre aberta para quem quisesse regressar, quando o quisesse fazer. José Manuel Severino fez-nos saber que, cessada a razão que o levara a sair, liberto que estava do que a Lealdade lhe ditara, pretendia que o compromisso que a Loja tomara fosse honrado.

E foi-o, sem qualquer problema! Aliás, o único problema que se pôs foi que José Manuel Severino saíra Companheiro e regressava Mestre. Que fazer? Não reconhecer a sua Elevação e tornar a efectuá-la? A decisão tomada foi judiciosa. Não fazia sentido executa de novo a Cerimónia de Elevação a Mestre do Severino. Tal como a Iniciação, o significado da Cerimónia de Elevação para aquele que a ela é submetido depende muito da surpresa. Repetir a cerimónia mais não seria do que um estéril formalismo. Por outro lado, a informação que havia era que a Cerimónia de Elevação do Severino fora executada de forma ritualmente correcta. Portanto, optou-se por efectuar uma breve cerimónia de Regularização do grau conferido ao Severino, com prestação por este de compromisso, perante a Loja, de observância dos deveres inerentes ao grau de Mestre.

E, para satisfação de todos, o José Manuel Severino regressou ao seio da Loja Mestre Affonso Domingues. Com ele, tal como com outros, se concretizava o nosso sentimento de que uma vez um dos nossos, um dos nossos para sempre!

No ano seguinte ao seu regresso, assumiu um ofício. Normalmente, daí por mais um ou dois anos ingressaria na informal “linha de sucessão” que um dia o levaria à assunção do ofício de Venerável Mestre.

Infelizmente as circunstâncias não permitiram tal. José Manuel Severino não era já um jovem. A sua saúde deteriorou-se e deixou de poder comparecer em Loja com assiduidade. Um dia de Setembro – se a memória me não falha -, chegou-nos a notícia da sua passagem ao Oriente Eterno. Nessa ocasião, era eu quem assegurava o ofício de Hospitaleiro da Loja e, portanto, coube-me a mim representá-la nas suas exéquias.

De José Manuel Severino a memória que guardo é da sua Lealdade. Lealdade que o fez sair. Lealdade que, cessada a razão que o fizera sair, o levou a regressar.

José Manuel Severino foi um dos nossos. Recordo-o como um maçon leal. E aqui como tal o evoco.

Rui Bandeira

Sem comentários: