13 abril 2008

Demos SANGUE

Ontem, conforme estava anunciado, cumpriu-se a ação de doação de sangue promovida pela R:.L:.Mestre Affonso Domingues, Gr.19 dos Escoteiros da Pontinha e Fundação Angelina e Aristides de Sousa Mendes.

Das 9h. às 13h pessoal e equipamento do INS ocupou o ginásio da Escola Melo Falcão na Pontinha.
Para alegria de todos passamos muito a expectativa que todos tinhamos, batendo claramente os nossos melhores resultados de sempre.

Assim tivemos, durante as 4 horas que durou a ação, quase 60 inscritos a que corresponderam quase 50 dadores efectivos.
A diferença entre a quantidade de inscritos e a de dadores resulta do facto de vários terem sido recusados na consulta/rastreio anterior à doação.


O método seguido é sempre o mesmo:
"inscrição --> rastreio --> doação"



Acontece que durante o rastreio aparecem sempre casos de potenciais doadores que naquele momento se desaconselha que façam a doação, por uma constipação recente ou actual, por uma medicação recente ou actual, por qualquer dessas razões aparentemente insignificantes mas que o filtro do INS não deixa passar por motivos, obviamente, bem compreensíveis.
Diga-se entretanto que mesmo os que não puderam dar sangue ontem, na sua maioria prometeram deslocar-se ao INS (Av.do Brasil) na 1ª oportunidade para aí cumprirem com aquele seu direito/dever de cidadania.

Foi com satisfação, que não constituiu propriamente uma surpresa, que tivemos a companhia do Sr.Major Álvaro de Sousa Mendes e da Dra. Maria Leonor, ambos directores da Fundação, sendo que o primeiro é um dos netos do antigo consul Aristides de Sousa Mendes, que tem envidado todo o esforço na divulgação do nome de seu Avô, procurando que o País acorde para a realidade da vida heroica de Aristides de Sousa Mendes e Sua Mulher Angelina.

Veio a propósito uma jovem do Grupo (a Bianca, 18 lindos anos) que para o seu trabalho final para "Escoteiro da Pátria" escolheu a figura de Aristides de Sousa Mendes como tema, o que foi um excelente pretexto para uma conversa interessantíssima entre a Bianca e o Maj. A.Sousa Mendes sobre o trabalho que ela fez e sobre pormenores da vida e da ação de Aristides que ele pôde explicar com o detalhe da vivência directa.

A Escoteira Bianca e o Maj.A.Sousa Mendes à conversa

Aqui fica o agradecimento sentido a todo o Grupo 19 dos Escoteiros da Pontinha, à Fundação e aos seus directores, Dra. Maria Leonor e Maj. Álvaro de Sousa Mendes pelo apoio com que ajudaram. Bem hajam todos.

JPSetúbal

Sem comentários: