01 abril 2008

Registo

No passado sábado, dia 30 de Março, teve lugar a Assembleia de Grande Loja da GLLP/GLRP do equinócio da Primavera. Como habitualmente, esta Assembleia de Grande Loja foi dedicada essencialmente a trabalhos administrativos. Estando prevista uma revisão do Regulamento Geral e do Estatuto da Associação GLLP, a Assembleia foi precedida, na manhã desse dia, por uma reunião entre a Comissão encarregada da elaboração das respectivas propostas e os representantes das Lojas, destinada a debater as propostas apresentadas e a analisar as posições transmitidas pelas Lojas. Essa reunião foi bastante profícua, tendo permitido limar algumas arestas, aperfeiçoar as propostas de alteração e expurgá-las de soluções menos adequadas, tendo-se atingido soluções consensuais que permitiram, em Assembleia, a rápida aprovação das praticamente consensuais emendas.

Ao princípio da tarde, teve lugar o também habitual Conselho de Veneráveis Mestres, reunião de todos os Veneráveis Mestres de todas as Lojas da GLLP/GLRP com a equipa do Grão-Mestrado, destinada à análise da actuação das Lojas, informação, coordenação e planificação dos trabalhos para os próximos meses. Esta reunião, que ocorre, normalmente, com uma periodicidade trimestral, é sempre um excelente meio de contacto entre os responsáveis máximos em exercício nas Lojas e de estabelecimento de plataformas e projectos de colaboração.

Ainda antes da Assembleia de Grande Loja, reuniu a Assembleia da Associação GLLP, a associação de direito civil que corporiza a personalidade jurídica da Obediência, que tratou dos indispensáveis assuntos inerentes à vida de uma associação de direito privado: debate e votação das contas do ano transacto, debate e votação do orçamento e eleições dos titulares dos órgãos sociais. Enfim, profanidades, mas profanidades necessárias...

A Assembleia de Grande Loja procedeu então à formal aprovação das alterações ao Regulamento Geral, contas e Orçamento. Burocracias, mas não só, já que estes instrumentos são essenciais à normal vida da Obediência e neles se espelham escolhas importantes sobre os caminhos que a mesma trilhará no futuro próximo.

Mas tudo isto não é o verdadeiro objectivo deste texto. Esse apresenta-se em quatro parágrafos, já de seguida.

É normal que em todas as Assembleias de Grande Loja exista um período de intervenções "a bem da Ordem", isto é, um período destinado a intervenções sem sujeição a ordem de trabalhos definida. Tradicionalmente, esse período era aproveitado pelas Lojas para a apresentação de cumprimentos ao Grão-Mestre, aos Grandes Oficiais e às demais Lojas, em intervenções protocolares espelhando o sentimento de fraternidade que a todos une. No princípio e durante algum tempo, era um intervalo agradável nos trabalhos. Mas o número de Lojas foi crescendo. O que inicialmente era uma dúzia de breves apresentações de cumprimentos, que não consumiam mais de um quarto de hora, passou a ser um penoso e longo exercício de repetitivas intervenções de dezenas de Lojas. Havia que atalhar. A Maçonaria preza as suas tradições - e a afirmação e reafirmação dos sentimentos fraternais é indubitavelmente uma delas -, mas deve evoluir e promover mudanças sempre que necessário. E, em regra, as melhores soluções acabam por ser simples, ovos de Colombo à vista de toda a gente, mas ignorados até que alguém se lembra de para elas chamar a atenção.

Desde o início do mandato do actual Grão-Mestre que se optou por uma solução que, mantendo a afirmação da fraternidade, obviou à perda de tempo e à penosidade de sucessivas intervenções parecidas de dezenas de Lojas: em cada Assembleia de Grande Loja intervém, para a tradicional apresentação de cumprimentos e manifestação de regozijo pela presença e convívio de todos, apenas UMA loja, que assegura a dita intervenção em nomes de todas as Lojas presentes. A escolha da Loja que intervém é simples e feita de forma transparente: por ordem do respectivo número no cadastro da Grande Loja.

O ano passado houve quatro sessões da Assembleia de Grande Loja. A deste fim de semana foi a quinta sessão, desde que se inaugurou, com proveito, este sistema. A Loja Mestre Affonso Domingues é a Loja n.º 5 no cadastro da GLLP/GLRP. Logo, nesta Assembleia de Grande Loja, a intervenção para a protocolar apresentação de cumprimentos foi da responsabilidade da Loja Mestre Affonso Domingues e assegurada pelo seu actual Venerável Mestre, JPSetúbal.

Não se trata de nada particularmente especial. Mas não quis deixar de aqui registar este acto. Até porque, se a GLLP/GLRP mantiver, como todos esperamos, a sua saudável evolução e o seu paulatino crescimento, em número de obreiros e de Lojas, o mais certo é que idêntica situação não volte a ser assegurada pela Loja Mestre Affonso Domingues (basta que a média de criação anual de novas Lojas não seja inferior ao número de Assembleias de Grande Loja) ou, pelo menos, só volte a ser assegurada por ela daqui a muitos e muitos anos. E isso merece registo!

Rui Bandeira

2 comentários:

J.Paiva Setúbal disse...

Pois é, arrisco-me a ser o único VM da RLMAD a botar faladura neste esquema de cumprimentos... Havia de passar à história por alguma razão importante ! Há tanta coisa escrita nas estrelas, que esta é só mais uma !
Mas mesmo a sério e a merecer verdadeira referência foi o facto de termos tido entre nós o M:.R:.G:.Mestre, M.Martin Guia.
Já assisti durante este Grão-Mestrado a alguns momentos que constituiram enormes exemplos (não é exagero, não...) de Humanidade e de Humildade por parte do Grão-Mestre, e desta foi o exemplo da abnegação à causa, lição de Fraternidade. Acontece que mesmo em grande dificuldade por razões de uma intervenção cirurgica a que vai ser submetido imediatamente, o Irmão M.Martin Guia não quis ficar longe da Sua gente num momento tão importante como a Sessão da Grande-Loja em que se tomavam decisões importantes para o futuro da Obediência. Quando alguns Irmãos arranjam desculpas esfarrapadas para faltarem a algumas sessões (durante o Verão é muito vulgar !) o Grão-Mestre mostrou o que é estar presente.

Rui Bandeira disse...

@ jpsetúbal:

Pois é, meu caro, e a fotografia do solene momento? Trataste da fotografia e estás a tratar de a emoldurar? Lembra-te que, daqui a umas centenas de anos, será essa a única prova de que, um dia, a Mestre Affonso Domingues apresentou cumprimentos em Grande Loja...
Digo mesmo mais: providenciaste a gravação do teu discurso? Não? Que negligência... Se os americanos tên direito ao Discurso de Gettysburg, de Abraham Lincoln e têm gravadas as palavras do Armstrong "um pequeno passo para o Homem, um passo de gigante para a Humanidade" (se não é exactamente assim, é mais ou menos...), os futuros maçons da Loja Mestre Affonso Domingues também têm direito ao "discurso de cumprimentos"!
Se não providenciaste a gravação, agora vais ter de escrever, palavrinha por palavrinha, pausa por pausa, tudo o que disseste, para ficar no arquivo da Loja!
E sempre há a possibilidade de, daqui a uns duzentos ou trezentos anos, o maduro que então estiver a assegurar a continuação da publicação do A Partir Pedra (que então já deverá ser a três dimensões e com perfume incorporado...)assinalar a publicação do texto n.º 100.000 mediante a publicação do lendário "Discurso de cumprimentos", encontrado ao fundo do arquivo da Loja, devidamente desempoeirado e catalogado no assunto "Memória da Loja"...
Tens de ter em atenção a posteridade, homem!