26 maio 2008

O Experto e os jovens Mestres


No seu texto Percurso a Venerável, o José Ruah divulga um trabalho seu, intitulado Cargos de Oficial e Percursos de Progressão REAA - Lojas Azuis, no qual explana a sua concepção de cada um dos ofícios, da forma de organização da Loja, dos critérios de preenchimento dos ofícios pelos obreiros. Concordo em quase tudo com o que ele ali refere. Existem apenas dois aspectos em que divirjo um pouco do seu entendimento. Um deles, já o esclareci no texto Da linha e do percurso. O outro respeita à concepção que o José apresenta de que o ofício de Experto deve ser preferencialmente exercido por um antigo Venerável. Compreendendo embora o seu ponto de vista, o meu entendimento é exacta,mente o oposto, isto é, que tal ofício deve ser exercido preferencialmente por um jovem (em termos de antiguidade) Mestre.

Relembro então o que o Ruah escreveu, a este propósito:

Experto – A ele estão confiadas tarefas importantes de condução de cerimónias de Iniciação, Aumento de Salário e Exaltação. Estando ainda acometidas as tarefas de ensino no decurso destas cerimonias.

Tem em alguns casos a prerrogativa de se deslocar sem a necessidade do M. Cerimónias. Tem ainda como missão identificar irmãos de outras lojas ou obediências, prestando nisso auxílio ao Guarda Interno.

E, mais adiante:


Quanto ao Experto e ao Orador cargos fundamentais, deveriam ser a sequência lógica após o Guarda Interno, num novo percurso de Ocidente a Oriente, para finalmente terminar nas colunas.


A premissa é inquestionável. Mas certamente que o Ruah concordará comigo na afirmação de que a importância (e o grau de dificuldade no seu exercício) da tarefa é mais marcada na Cerimónia de Iniciação do que nas de Aumento de Salário e Exaltação. Nestas, ao contrário da Iniciação,não está em causa o efeito de surpresa para quem a elas é submetido. O Aumento de Salário é uma cerimónia incomparavelmente mais fácil de executar; a Exaltação, sendo também uma cerimónia complexa, a maior responsabilidade na sua execução assenta nas luzes da Loja e no Mestre de Cerimónias. É certo que a fase de instrução é sempre assegurada pelo Experto, mas para a executar tem o apoio da leitura, que em simultâneo é feita, do ritual.

Também a tarefa de auxílio na identificação de Irmãos de outras Lojas e Obediências, sabemo-lo, não é dotada, na prática, de grande transcendência. Ademais, e como muito bem o frisa o Ruah, aí a função do Experto é a de mero auxiliar do Guarda Interno, que deverá ser o antigo Venerável Mestre de dois anos antes.

É claro que é um ofício importante. Como o são todos! É justo afirmar-se que haverá garantias de melhor execução do ofício por um maçon experiente do que por um Mestre com menos experiência. Mas também assim é em relação aos demais!

A experiência só se adquire com a execução. Por muito que se veja fazer, nada substitui o fazer, directa e pessoalmente, no processo de aquisição de conhecimentos. Isso é válido para todos os ofícios. Não é por isso que reservamos todos os ofícios a antigos Veneráveis.

O José Ruah e eu, embora com diferentes nuances, concordamos em que há ofícios de preparação para o ofício de Venerável Mestre. Concordamos também que há ofícios que devem ser reservados a antigos Veneráveis (o de Guarda Interno, como exercício de humildade, o de Orador, pela sua particular importância de corresponder ao "poder judicial" da Loja e - acrescentei eu, admitindo que disso o José não discorde - o de Hospitaleiro, pela essencialidade da função de socorro e auxílio que lhe é cometida).

Por outro lado, quando atribuído, o ofício de Arquivista preferencialmente, e sempre que possível, deve ser exercido por um Mestre disponível para assegurar esse ofício durante um período de tempo tão longo quanto possível. Cabe ao Arquivista preservar a memória da Loja. Não é, manifestamente ofício para ser exercido apenas durante um ano nem para treinar os Mestres mais modernos...

Então que ofícios restam para que seja possível que os Mestres mais jovens se vão familiarizando com a responsabilidade de assegurar uma função na Loja, mas sem que tal signifique uma expectativa de progressão para a Cadeira de Salomão? Só restam três: Mestre da Harmonia, Porta-Estandarte e, na minha concepção, Experto.

Porém, a prática mostra-nos que o ofício de Mestre da Harmonia acaba por ser exercido a longo prazo por Mestre com especial apetência e gosto para tal. No caso da Loja Mestre Affonso Domingues, o Mestre da Harmonia Alexis sê-lo-á, estou certo, enquanto quiser e puder sê-lo. E, quando as circunstâncias e a inevitabilidade do decurso do tempo impuserem a sua substituição, já sabemos que existe um substituto com prazer em assegurar o ofício. Conhecem-no. É um tal de José Ruah...

O ofício de Porta-Estandarte é um ofício de preenchimento facultativo e que, na prática, não tem sido preenchido na nossa Loja - talvez seja tempo de se mudar isso...

Só resta então o Experto!

Por isso, entendo que, no critério de preenchimento de ofícios, deve reservar-se, sempre que possível, o ofício de Experto para ser preenchido por mais jovens (em antiguidade) Mestres, possibilitando, sem a expectativa de um percurso para o veneralato, que estes adquiram experiência no exercício de ofício em Loja - e também permitindo avaliar a capacidade, assiduidade e interesse do seu titular, na perspectiva de futura assunção de maiores responsabilidades.

É só um detalhe. Mas os detalhes ajudam na busca da perfeição!

Rui Bandeira

Sem comentários: