14 maio 2008

O vendilhão do Templo

Pois é, o texto publicado na sexta-feira pelo JPSetúbal recordou-me a nossa (da Loja Mestre Affonso Domingues) tradição privativa do mês de Maio. É assim:

Encerrados ritualmente os trabalhos da reunião da Loja, estando os obreiros nos Passos Perdidos (a antecâmara da sala de reuniões) conversando e arrumando os seus pertences, aproxima-se sorrateiramente o JPSetúbal e, como não quer a coisa, arvorando o seu sorriso bonacheirão, dispara à queima-roupa:

- Vá lá, meninos! Quantos pirilampos é que cada um vai levar?

É claro que já está um qualquer cúmplice de sobreaviso, porque logo de um canto se ouve o ribombar de uma voz:

- Eu levo dez!

E assim fica logo o pessoal condicionado a que não se fica com unzinho. A ideia é levar uns quantos pirilampos mágicos e distribuir pela família, pela criada, pelos vizinhos, colegas de emprego e ainda ficar com um de reserva para oferecer ao fiscal do estacionamento pago, em retribuição do papelinho da multa diligentemente entregue, assinalando esquecimento do esportular de moedinhas para o parquímetro... Do mal o menos, sempre se ajuda as CERCI's!

E o JPSetúbal lá vai esvaziando o sacão de pirilampos, de que avisadamente se munira.

Como é descarado, recebe a nota, entrega os pirilampos e declara, com um ar falsamente malandro:

- Levas o troco em pins!

E esta galhofa todos os anos em Maio acontece. O JPSetúbal é o nosso vendilhão do Templo privativo. Mas, ao contrário dos outros, referidos no Volume da Lei Sagrada dos cristãos, este não é expulso à chicotada, nem tem porquê. É bem-vindo e alegremente correspondido, porque vende o que deve ser vendido à porta do Templo: SOLIDARIEDADE!

Este ano vai voltar a ser assim! Cá para mim, só há um porém: está visto que este ano não é o meu ano; até o bendito do pirilampo é verde!!!! Mas as CERCI's merecem! Que compremos os pirilampos mágicos e muito mais!

Para quem nos lê fora de Portugal: o pirilampos mágicos são pequenos bonequinhos que são vendidos e o produto da venda reverte para as CERCI's. As CERCI's estão espalhadas por todo o Portugal. São Cooperativas de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados e são um precioso meio de auxílio e integração de crianças e adultos que são diferentes, que têm insuficientes cognitivas, mas que desabrocham e se desenvolvem até aos limites das suas capacidades, graças ao trabalho e ao apoio que recebem.

Para que nos lê em Portugal: claro que vai comprar um ou mais pirilampos! Mas, este ano, faça um pouco mais: vá visitar uma CERCI próximo de si. Eles gostam de mostrar o seu trabalho e garanto que será uma experiência muito enriquecedora. Verá que as únicas perguntas que interessa verdadeiramente fazer são Do que necessitam agora? e Como posso ajudar? A tudo o resto, relativamente aos cidadãos inadaptados, as CERCI's dão excelente resposta!

Rui Bandeira

Sem comentários: