28 julho 2008

Em busca dos assinantes perdidos

Durante parte do fim de semana e do dia de hoje, o ícone que, na banda direita do blogue, indica o número de assinantes do blogue indicou, não os 76 assinantes que efectivamente estão activos, mas apenas 5.

Estive este fim de semana e quase todo o dia de hoje sem acesso a um computador e não pude verificar o que se passava - apenas tinha comigo o meu PDA, onde recebi uma mensagem avisando-me da ocorrência e através do qual acedi ao blogue e verifiquei a veracidade do aviso, mas que, por limitações tecnológicas de comunicação de dados, não me possibilita introduzir palavras passe, quer no Blogger, quer no Feedburner. Tive que me limitar a especular sobre o que acontecera. Seria que houvera um súbito e em larga escala desinteresse pelo blogue? Existira alguma virose que atacara o registo de assinantes? Alguém acedera, apesar das habituais seguranças, à administração do registo de assinantes e apagara a quase totalidade dos existentes? Ou apagara mesmo todos e já houvera cinco reinscrições? Teria sido acidente ou deliberado? Que fazer para corrigir a situação o melhor possível? E para evitar que o que sucedera não voltasse a acontecer?

Afinal, chegado à noite a sítio com acesso a um computador com Internet, acedido o blogue, a normalidade estava reposta: 76 assinantes - os que o blogue presentemente tem.

Afinal o que existiu foi apenas uma falha ou uma interrupção de serviço, porventura para manutenção, do Feedburner! E o facto de o ícone indicar 5 assinantes e não os 76 existentes também tem uma explicação simples. Conforme podem ver na banda direita do blogue, há duas maneiras de receber avisos ou os textos do A Partir Pedra: via RSS ou mediante recepção de correio electrónico. No caso do A Partir Pedra, presentemente temos activos 5 assinantes via RSS e 71 via correio electrónico. A anomalia ou suspensão do serviço do Feedburner só abrangeu estes últimos. O serviço de RSS manteve-se sempre operacional. Daí manter-se o registo desses 5 assinantes visível.

Enfim, uma ocorrência felizmente rara, mas sem gravidade ou consequências aborrecidas. E ainda bem que ocorreu ao fim de semana, numa altura em que se não publicaram textos no A Partir Pedra.

Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes! Amanhã regressa-se ao normal, nos três últimos dias que antecedem as minhas férias!

Rui Bandeira

Sem comentários: