28 setembro 2008

A propósito de música



No Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha o clarinetista António Rosa apresenta duas das obras mais emblemáticas do grande reportório para clarinete dos períodos Clássico e Romântico: Quinteto de Mozart e Quinteto de Brahms.

O quinteto com clarinete é a segunda de uma série de três obras escritas para o seu amigo e companheiro de maçonaria, o clarinetista Anton Stadler.

Tanto no trio Kegelstatt K.498, como no concerto K. 622 e no quinteto, o clarinete é o instrumento principal.Facto incomum na música de câmara de Mozart, o quinteto foi concebido para performance em frente a uma plateia.
Foi completado em setembro de 1789 e executado em 22 de Dezembro do mesmo ano no concerto beneficente anual de natal para as viúvas de músicos vienenses, tendo o próprio Mozart à viola, Zistler ao primeiro violino e Stadler, obviamente, ao clarinete.
Grupo/Intérprete: António Rosa (Clarinete), Luis Pacheco Cunha, Anne Victorino d´Almeida (Violinos), Isabel Pimentel (voila), Catherine Strynckx (violoncelo)
Sala: Pequeno Auditório
Endereço: Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, 2500 CALDAS DA RAINHA
Concelho: Caldas da Rainha
Distrito: Leiria
Telefone: 262889650
URL:
http://www.ccc.eu.com/
Informação obtida a partir do "Guia da Boa Vida - Lifecooler"
Sugestão:
Ponham na agenda para não esquecerem, dia 30 de Outubro, passeio às Caldas de Raínha e presença em Concerto de Clarinete.
A música é boa, o resto logo se saberá...
JPSetúbal

Sem comentários: