28 março 2009

Fim de ciclo

Este vai ser o último texto que, pelo menos durante algum tempo, publicarei no A Partir Pedra.

Foi publicado um Decreto do Muito Respeitável Grão-Mestre, pelo qual fui designado para assegurar o ofício de Grande Correio Mor da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP.

O Grande Correio Mor é o oficial que tem a seu cargo a execução da política de comunicação, interna e externa, quer nacional, quer internacional, da Grande Loja. É também responsável pela manutenção da página na Internet da Grande Loja (http://www.gllp.pt/).

É frequente dizer-se que apenas duas pessoas falam em nome da Grande Loja e a vinculam, através das suas declarações: o Muito Respeitável Grão-Mestre e o Grande Correio Mor. Assim é, efetivamente. Por este facto, a confiança que o Muito Respeitável Grão-Mestre em mim depositou, ao confiar-me o exercício deste ofício, fez simultaneamente recair sobre os meus ombros uma pesada responsabilidade e a necessidade de fazer uma opção. Ao passar a ser porta-voz da GLLP/GLRP, veiculo a posição institucional da Obediência. Não posso, pois, permitir-me o gesto pessoal de divulgar as minhas opiniões pessoais. E, portanto, decidi que, enquanto exercer este ofício, cessarei a publicação de textos no A Partir Pedra.

Dir-se-ia que porventura esta decisão não seria necessária, que seria possível separar a comunicação institucional da opinião pessoal. Não me parece. Desde logo, nunca tive jeito para a duplicidade, invocar que quando disse branco tinha vestido o casaco de Grande Correio Mor e que quanto disse bege, tinha esse casaco despido e estava nas confortáveis mangas de camisa da minha opinião pessoal, que só a mim me vincula. Depois, a assunção de responsabilidades implica, se se está de boa fé, a adequação de comportamentos às exigências das responsabilidades. O responsável pela comunicação institucional de uma organização tem de ter, é imperioso que tenha, a autodisciplina de só veicular as posições institucionais e deixar de debitar opiniões pessoais. Porque, das três, uma: ou a opinião pessoal é coincidente com a posição institucional e então é inútil afirmar pessoalmente o que se disse institucionalmente, ou a opinião pessoal se revela melhor do que a posição institucional e então está a fazer um mau trabalho de porta-voz, apoucando e prejudicando o que deve realçar e promover, ou a opinião pessoal é pior do que a posição institucional e então o melhor é guardá-la para si e não fazer figura de urso...

Portanto, a decisão está tomada!

Tudo tem um princípio e tudo, a certa altura, finda ou se suspende. Este blogue, de que fui um dos fundadores, é algo que me deixa satisfeito comigo próprio. Do nada, conseguimos criar obra, ser ponto de referência em matéria de informação e comentário sobre Maçonaria. Pessoalmente, escrever aqui ajudou-me, e muito, a organizar e solidificar as minhas ideias, a aprender um pouco do muito que me faltava e falta aprender. Suspender a minha intervenção nele, virar uma página, encerrar um ciclo, é, para mim, um ato de naturalidade de quem se habituou a entender que a vida é uma sucessão de permanentes, embora às vezes quase insensíveis ou não sentidas, mudanças. Em certa medida, estou grato por este ciclo terminar, não por incapacidade minha, mas devido à assunção de outras responsabilidades.

Durante quase três anos, publiquei a maior parte dos textos deste blogue. Mas sempre recusei que o mesmo fosse visto como o blogue do Rui Bandeira e outros. Escrevi aqui que espero que o blogue continue quando (...) já não estiver em condições de nele escrever. Se tiver continuidade, se passar de geração em geração de maçons da Loja Mestre Affonso Domingues, como os princípios maçónicos passam de geração em geração de maçons desde há muitos e muitos anos, terá sido uma boa ideia iniciá-lo. E, se assim for, altura chegará em que os textos escritos por Rui Bandeira serão uma minoria esquecida no arquivo do blogue, eventualmente um ou outro lido aqui e ali, pelo acaso de aleatória busca num motor de busca, quiçá com a mesma curiosidade e bonomia com que acolhemos uma velharia testemunho de época passada...

Um blogue escrito pelo Rui Bandeira seria algo de efémero. Um blogue escrito pelos maçons da Loja Mestre Affonso Domingues tem as sementes da perenidade, que é grandiosa.

O fim de um ciclo é também o começo de outro.. Espero, creio, estou certo que se iniciará um novo ciclo no blogue, caracterizado pela mais larga participação de Mestres maçons da Loja Mestre Affonso Domingues. Por ora, o blogue fica nas mãos e sob os cuidados do José Ruah, do JPSetúbal e do A. Jorge. Mas outros se lhes vão juntar, a breve prazo, espero. Uns, apenas ocasionalmente publicando textos, para tal utilizando a identidade Mestre Affonso Domingues, criada precisamente com o objetivo de servir para isso mesmo, para que o Mestre da Loja Mestre Affonso Domingues que deseje colocar ocasionalmente um texto, tenha uma ferramenta simples para o fazer; outros, tomar-lhe-ão o gosto e publicarão com alguma regularidade, para tanto sendo-lhes atribuída uma identidade própria. E assim o blogue prosseguirá, assim continuará a fazer sentido.

A todos os que, ao longo destes quase três anos tiveram a paciência de me lerem e, apesar do meu estilo arrevesado, da minha escrita prolixa e da insignificância das minhas ideias, tiveram a bondade de aqui voltar, o meu agradecimento pela vossa grande, enorme, imensa paciência.

A todos aqueles que comentaram os meus textos - a todos mesmo, sem exceção alguma! - louvando ou criticando, inquirindo ou esclarecendo, concordando ou discordando, mais do que um simples agradecimento, uma pública justiça: cada comentário foi uma incomensurável ajuda. Porque cada comentário permitia concretizar a abstração para quem se escreve, o Leitor, que é ninguém e são todos e que se não sabe quem é, nem quando é, nem porque é. E porque, bastas vezes, um comentário é uma fonte de ideias para novos textos. Se algum valor tem este blogue, não o duvidem: uma parte importante dele resulta dos comentários feitos. A todos peço que prossigam com a vossa colaboração. Serão uma ajuda preciosa para os que continuam a assegurar este espaço. Mais do que imaginam!

Ao José Ruah, ao JPSetúbal e ao A. Jorge, apenas duas palavras: a primeira para manifestar a honra e o gosto que foi, para mim, partilhar este espaço convosco; a segunda, para manifestar a minha plena confiança de que não só vão assegurar a gestão e continuação deste blogue, como vão fazê-lo com mais qualidade, diversidade, espontaneidade, enfim, melhor do que eu alguma vez conseguiria fazer.

Aos Mestres maçons, atuais e futuros, da Loja Mestre Affonso Domingues, peço agora a vossa atenção: este testemunho, que aqui agora vou deixar de segurar, foi construído pedaço a pedaço, texto a texto, frase a frase, letra a letra. Aqui e agora o pouso, no solo da nossa Loja, junto ao Oriente, em frente ao lugar do Venerável Mestre e ao Altar dos Juramentos, entre a Pedra Bruta e a Pedra Cúbica. Exorto-os a nele pegarem. Não temam! Este testemunho está feito de forma que cada um que lhe pegue, fica com um pedaço, que acrescenta à medida que vai escrevendo, e sobra sempre testemunho para os demais. Trouxe-o até aqui e aqui o deixo! Levem-no adiante, longe e mais além!

A todos os que aqui me foram lendo, espero que vão visitando a página da GLLP/GLRP, em http://www.gllp.pt/. Espero torná-la melhor do que a recebo do meu antecessor - mas pior do que o meu sucessor dela faça... O seu conteúdo necessariamente que é e será diferente, e mais sóbrio, do que este blogue - é uma página institucional. Mas espero torná-la mais variada, informativa e , sobretudo, sempre atualizada. Não terá atualizações praticamente diárias, como este blogue, mas proponho-vos o seguinte: marquem na vossa agenda o dia 5 de cada mês e, nesse dia, visitem a página: se tudo correr como eu espero, haverá sempre algo de novo ou diferente.

Até um dia!

Rui Bandeira

9 comentários:

Unknown disse...

Meu Q:.I:.
Acredito, que saberás dar continuidade ao teu trab:. aqui realizado nas tuas novas funções, para bem da GLLP! Felicito-te. Acrescento, que tenho sempre lido o vosso bloggue e, com ele aprendido mt.Por outro, ele foi, tb, mais uma ferramenta que me ajudou na minha integração na maç:.portuguesa, uma vez que eu regressei a Portugal.
Desejo-te que tenhas força e capacidade para inovares e melhorares a imagem da G:.L:.
TAF
A.F.(R:.L:.Conímbriga)

Nuno Raimundo disse...

Boas Rui...

Terei (enormes!) saudades dos teus textos, que muito me deram a conhecer da Arte Real.
Como saberás, lá estará na minha agenda a visita ao quinto dia de cada mês na pag. da GllP/GLRP.
Essa entre outras, é claro. :)

Apenas Te posso agradecer a cordialidade e a paciência que sempre tiveste em relação aos meus comentários e dúvidas.

Muito Obrigado e Felicidades neste novo projeto.
A bem da GLLP/GLRP e da RLMAD que terá de certeza um enorme orgulho de que um seu obreiro ocupe tal cargo.

abr...prof... bfds

Diogo disse...

Lamento a sua partida.

Abraço.

José Carlos Soares disse...

Bye bye Rui e gente vê-se por aí.

PatBR disse...

Rui,

Vais fazer falta por aqui...
Bom trabalho nas tuas novas funções.

Um beijo enorme.

Jose Ruah disse...

Rui

Não fui, obviamente, apanhado de surpresa por esta tua decisão.

Decisão acertadíssima e coerente com quem és e com o Maçon que és.

Sei que farás um excelente trabalho gerindo a comunicação oficial da Grande Loja.

Sei que sempre "fugiste" dos cargos de Grande Oficial, mas desta vez não tinhas hipotese. E em meu entender estes anos aqui no A PArtir PEdra e com a ajuda à pagina da Loja te deram também o alento para aceitar este desafio.

Deixa-me dizer-te que foi uma boa sensação ter 2 dos meus amigos e Irmãos da Affonso Domingues sentados ao meu lado no Oriente.

TFA

Paulo M. disse...

É certo que vamos sentir a falta do Rui. Mas quanto ao "fazer falta", está nas mãos de quem o substitua impedir que aconteça!!!

Cá esperamos todos (com ansiedade, diria...) pelos novos textos, em novos estilos que, indubitavelmente, surgirão aqui no blogue.

O afastamento do fundador é a primeira das provas de uma instituição, que determina se se extingue logo ou se, pelo contrário, há quem pegue no volante e conduza mais um pedaço.

Longa vida ao "A-Partir-Pedra"! E que o Rui regresse, se e quando for o seu desejo.

Um abraço,
Simple

jpa disse...

Sr. Rui;

Confesso que é a sua saída que me faz comentar.
Acompanho o blogue quase do seu inicio. Na procura sobre "O que será a maçonaria?" que fiz na net e da qual tinha informações completamente erradas (como se pode ver o Diogo não é o unico, no entanto eu antes de fazer qualquer apreciação, procurei informar-me um pouco melhor)encontrei este blogue.Devo dizer que já não consigo passar um dia sem cá vir, e que neste momento sinto uma grande tristeza em constatar a sua saída, como aliás sentiria com a saída de qualquer outro elemento.
Este blogue mostrou-me um pouco da maçonaria, sendo neste momento uma das poucas ordens que acredito e em que deposito confiança para um futuro melhor.Quero agradecer a todos e em especial ao (Sr.) Rui pela maneira que agora penso.
Um grande abraço Rui, boa sorte para este novo desafio, e que continue a fazer algumas mentes pensarem de modo diferente.

Lindemann disse...

Nossa vida é assim mesmo, ciclos se fecham, mas o melhor de tudo é que sempre se abrem outros. Fazê-los melhores ou piores depende de nós e tenho certeza que Rui terá muito sucesso em seu novo ciclo. Feliz a hora que descobri este blogue, aprendi muito com o Rui e espero continuar aprendendo com todos que aqui publicarem seus textos.
Um grande abraço e também estarei sempre visitando a GLLP para saber notícias suas.
Josiel Lindemann