23 março 2009

United Grand Lodge Of England - Quarterly Communication

Falamos muito dos eventos maçónicos ocorridos do outro lado do Atlântico Sul. Esquecemo-nos de vez em quando dos que acontecem aqui mais perto. Venho hoje falar de um evento que em si é importante mas que se revestiu de importância suplementar se tivermos em conta o discurso do Grão-Mestre (reeleito) local.

O escrito de hoje é sobre a United Grand Lodge of Engalnd e sobre o que na sua “Quarterly Communication” de 11 de Março aconteceu.

Em finais de 2008 foi a Maçonaria Universal informada que o Marquês de Northampton, Pró Grão-Mestre da UGLE iria renunciar ao seu mandato por se encontrar doente.

Convém aqui relembrar que em Inglaterra quando o Grão-Mestre é membro da família Real nunca representa formalmente a Grande Loja, por uma questão de protocolo nacional e internacional. Existe assim regulamentarmente o oficio de Pró Grão-Mestre que tem como função, entre outras, substituir o Grão-Mestre em todas deslocações e missões de representação.

Nessa qualidade o Marquês de Northampton visitou Portugal e a GLLP duas vezes em 6 anos o que para uma pequena obediência como a nossa é algo de notável e indicador do respeito que a Maçonaria Regular Portuguesa angariou na Maçonaria Internacional.

Ora como em Maçonaria as coisas são feitas com tempo e preparação para que as mudanças sejam sempre suaves, em Dezembro foi escolhido o novo Pró Grão-Mestre para que nesta reunião de Março pudesse ser instalado na sua nova função o Muito Respeitável Irmão Peter Lowndes.

Sendo que este é um evento importante pois no fundo representa um novo interlocutor na UGLE, o mais importante foi o discurso - pode ser lido aqui - do Grão-Mestre, o Duque de Kent, e a sua mensagem de abertura e do trabalho feito e que vai continuar a ser feito no sentido de tornar a Maçonaria Inglesa mais presente na sociedade civil.

Este movimento de maior presença na Sociedade Civil é uma tendência que se tem vindo a instalar nas várias Grandes Lojas e Grandes Orientes, em parte porque as sociedades têm evoluído no sentido de serem mais receptivas, em parte porque Obediências são dinâmicas e inseridas. Neste movimento tem influído muito as tecnologias de informação e sobretudo a Internet.

Este trabalho de incremento de presença da Maçonaria na sociedade civil inglesa começou há uns anos, como se pode perceber do discurso do Grão-Mestre, mas apenas agora que está consolidado é que aparece anunciado num discurso oficial.

Esta é uma das formas de agir da Maçonaria. Apenas depois de montar os projectos e de os ter a funcionar é que de forma simples os anuncia.

Creio que para a Maçonaria Universal é de fundamental importância este sinal dado pela UGLE, tradicionalmente com posturas mais conservadoras, no sentido da interacção positiva com a sociedade civil.
José Ruah

4 comentários:

Unknown disse...

Recordo as questões que coloquei e as respostas que obti sobre "o estilhaçar da maçonaria regular" e como profano que vai estando atento ao evoluir deste blog e do dinâmico site da GLNP, pergunto: será que este "estilhaçar" terá origem, também, num eventual distanciamento entre a UGLE de Inglaterra (que se relaciona com a GLLP/GLRP) e a GLdF de França (que se relaciona com a GLNP)? ou não tem nada uma coisa com outra?

Jose Ruah disse...

@Jose

O meu lamento por nao encontrar as questoes que aqui colocou, pelo menos sob o perfil que esta a usar. Se quiser fazer o favor de indicar em que post as fez, ou refaze-las poderei assim aquilatar das suas duvidas e eventualmente desfaze-las.

Agradeço também que me clarifique o que entende por "estilhaçar da maçonaria regular"

Obrigado

Rui Bandeira disse...

Ruah,

A pergunta foi-me colocada por correio eletrónico e está transcrita no início do texto "começo de resposta a outra pergunta", de 11 de fevereiro.

A pergunta de hoje virá ainda porventura na sequência do texto "Continuação de resposta a outra pergunta", de 12 de fevereiro-

Jose Ruah disse...

@ José

Lido o comentario do Rui que clarifica a origem das suas perguntas que não tendo sido abertas, mas sim fechadas apenas se tornaram publicas pelos posts do Rui.

Lidos os mesmos e vista a sua resposta ao primeiro dos dois, continuo a nao perceber a sua questão.

Contudo talvez lhe seja util ler um post meu de 10 de agosto de 2008 intitulado "Desfazendo uma confusão".

Se ainda assim achar que lhe falta algum dado, volte e pergunte.