23 julho 2011

Mais um Ano ou será mesmo um dos Anos?

A Loja Mestre Affonso Domingues fecha mais um ano de actividade, o 21º e consequentemente pelos cânones antigos atinge a maioridade.

O inicio do 22º ano é assim simbolicamente o inicio da Idade adulta da Loja. Os caminhos seguidos ao longo destes anos todos, a cultura e a forma de estar serão os pilares para os anos vindouros. As bases e fundamentos estão criadas e a moldagem - entenda-se ensino - dos irmãos está estruturada.

Estou certo, convencido e seguro, que este ano que ora se inicia será um ano MARCO na história da Loja, que o Venerável agora eleito será preponderante (talvez muito mais que o ele pensa) para que daqui a uns anos alguém (eventualmente eu próprio) venha aqui contar do meio século da Loja.

A Maçonaria passa por muitas fases e por muitas transformações, com algumas pequenas derivas à esquerda ou à direita (ou à direita e à esquerda – que não quero que ninguém associe conotações onde elas não existem), mas segue sempre o seu caminho rumo ao futuro na fidelidade aos princípios que a regem.

Todavia para seguir esse caminho é preciso que exista a vontade dos maçons, porque estes são a maçonaria. Se não o fossem então a maçonaria seria apenas um conceito teórico vazio de efeito e conteúdo.

A fase adulta é um bom tempo para com maturidade ir adaptando modificações, suportar alterações mais importantes, digerir novas realidades.

Uma das facetas de uma Loja Maçónica é a capacidade de poder escolher entre várias opções, mas mais que isso propor outras diferentes daquelas que lhe foram apresentadas. Deve poder fazê-lo de forma sustentada, informada e segura.

O seu Venerável, é aqui peça charneira porque é ele o representante de direito da Loja nas várias instâncias. É-lhe exigido que apresente as propostas e posições da Loja, que as defenda, que as “venda”, mas também lhe é exigido que entenda rapidamente outras propostas e posições que lhe sejam presentes.

Não lhe pode ser exigido por quem quer que seja, que decida sozinho sobre matérias de relevância – excepto em situações de grande emergência ou cataclismo – sem pelo menos lhe ser concedida a prerrogativa de ao receber a informação decidir se decide sozinho ou se tem que consultar a sua Loja.

Mas mesmo que essa prerrogativa não aconteça, deve a Loja antecipar cenários, e com isso pensar em soluções que põe à disposição do seu Venerável para que este possa em caso de “aperto” decidir sozinho confortado no debate, ainda que teórico, que teve antes com os seus.

Ora com a entrada na idade adulta, como acima disse, fico muito mais descansado porque sei que tudo o que acabo de escrever está assegurado e que a RL Mestre Affonso Domingues está preparada, faltarão uns ajustes mas poucos, para o futuro e para tudo o que este na sua vertente próxima ou longínqua reserva.

O novo Venerável Mestre, o Irmão Nuno, está suficientemente instruído sobre o funcionamento de uma Loja, e em especial desta, sabe bem como gerir o que lhe aparecer, e sabe sobretudo que conta com a lealdade de todos os membros da sua Loja.

Cabe aqui dizer que só chegámos aqui, porque o 21º Venerável, Irmão A Jorge, teve um papel de relevo na condução dos trabalhos, e terá agora que está prestes a passar à condição de Antigo Venerável uma função de aconselhamento de primordial importância.

Quanto a mim, pois como bem sabem, ando sempre por aí atento ao que se passa, e se me parecer apareço por aqui.


José Ruah

3 comentários:

Nuno Raimundo disse...

Boas...

É com orgulho que Parabenizo o Anterior Venerável pelo seu trabalho na condução da RLMAD, e Felicito o "novo" Venerável, de quem não espero menos do que o trabalho efetuado pelo seu antecessor na Cadeira de Salomão".
Espero que, sempre que o meu olhar se dirija para oriente, sentir que sou "guiado" por um excelente "condutor de Homens". Nada espero menos que isso, e para isso acontecer, é necessário trabalho. Não apenas dele, mas de todos os membros da Respeitável Loja.

TAF

Marcos Amaro disse...

Que a Luz gui sempre as suas acções, de certeza que apoiado por todos os obreiros da R:.L:.M:.A:.D:., manterá a R:.L:. Justa e Perfeita.
Por certo que tal como o ainda R:. V:. M:. desta Augusta e R:. L:., transmite a mesma, na consciencia do seu melhor ter dado, o novo R:. V:. M:., agora eleito, fará o mesmo a aqueles que se seguirem nessa tão Respeitavel e Honrosa função.
Bem-haja quem na Luz e pela Luz os outros, e a si próprio, condus.

JPA disse...

Boas;

O melhor dos Veneralatos para o Nuno.
Parabéns ao A.Jorge pelo Veneralato que terminou. Sabendo que a função de Past lhe vai ocupar muito tempo, não deixo de o desafiar a retomar a sua função aqui no Blog, pois tenho saudades dos seus escritos.

A todos, Aquele Abraço
JPA