01 novembro 2011

Instrução em Maçonaria - I




Uma das obrigações, ou seja mais que funções, de um Mestre Maçon é prover à instrução. Surge então aqui a questão sobre se todos os Mestres têm que ser instrutores e ainda uma segunda sobre quem são os destinatários dessa instrução.

Numa análise simplista, e que convém a muito boa gente, a instrução estaria acometida ao 2º Vigilante e teria apenas como destinatários os aprendizes sob a sua alçada.

Numa análise mais lata, haverá quem inclui aqui o 1º Vigilante e a sua coluna de companheiros.

Raramente, mas muito raramente se fala e mais raramente ainda se pratica instrução para Mestres, aquilo que no nosso mundo se chama Formação de Formadores, e que aqui por analogia se deveria chamar Instrução de Instrutores.

Fala-se há muito tempo do inicio de uma academia maçónica, .... eu já me apresentei como voluntário para ensinar.... mas ainda não tive resposta.

Na verdade nunca na minha vida dei uma aula, fui professor, nem sequer eduquei filhos, porque não os tenho, mas acho que aprendi bastante sobre maçonaria, e que é meu dever partilhar o que sei.

Decidi portanto criar eu próprio a minha escola. Não uma escola com bancos e quadro e giz e essas coisas  ( hoje é mais quadro electrónico, computador, projector....  mas desculpem eu ainda sou muito antigo ainda uso papel e caneta para muitas coisas )  mas escola no sentido de criar coisas novas e tentar que outros venham a seguir o que estou a por em prática.

Pode parecer imodesto pretender ser o percursor de uma forma de passagem de conhecimento, mas na verdade e a meu conhecimento aqui na GLLP até agora ninguém fez nada parecido com o que tenho vindo a fazer nos últimos meses.

Ao longo dos tempos fui ficando absolutamente convencido que a forma tradicional de instrução, embora de grande utilidade, era escassa e logo seria fundamental criar algo em complemento. Não foi de um dia para o outro que cheguei lá. 

Mas aqui há uns meses um Irmão abordou-me e disse :

- Oh Ruah, achas que podias ir lá à minha Loja e falar sobre.....
respondi:
- Claro que sim, se achas que é necessário eu faço isso com o maior prazer.

Mal acabara de aceitar o desafio e já estava com um problema enorme. Como fazer o que me era pedido, para que fosse bem aceite pela Loja a que se destinava e que no fim produzisse efeitos.

Tive a sorte de que a visita foi adiada, e que na tarde do dia  em que finalmente ocorreu ter tido que ficar, no meu âmbito profissional, à espera fechado numa sala de reuniões durante 45 minutos. Nesse tempo escrevi 4 paginas A4 ( a caneta ) com o alinhamento do que iria ser a sessão dessa noite.

O resultado foi muito acima do que esperava.

Interrompo aqui a minha prosa, porque na Maçonaria há sempre um "peixe maior e mais experiente" que nós e por isso aprendi com o Rui Bandeira que se fraccionarmos os textos, temos para mais semanas e os leitores chateiam-se menos.

Até para a semana

José Ruah

14 comentários:

Candido disse...

Esta fez-me lembrar uma coleção que fazia electricistas em 7 fasciculos...lol.
É um excelente gesto,pois transmitir sabedoria é gratificante para o transmissor e para o receptor, boa!

Nuno Raimundo disse...

Cá estamos para aprender, para depois fazer...
TAF

Streetwarrior disse...

Boas caro Ruah.
E que tal a ideia de criar uma Escola On-line, sugerindo temas para que profanos possam estudar sem que com isso, comprometa a descrição necessária á loja?

" A Mason is not necessarily a member of a Lodge.
In a broad sense, he is any person who daily tries to live the Masonic life
and to serve intelligently the needs of the Great Architect."

..e eu busco incessantemente compreender os mistérios dos G.A.D.U...ou seja lá qual o seu nome, pois isso para mim, é o menos importante.

Nuno

Nuno Raimundo disse...

Boas Streetwarrior,
Este blogue e a página da RL Mestre Affonso Domingues já são em si, "boas" escolas para profanos.

O desconhecido está à vista de todos, basta tentar ver...
:)

abraço

( o coment anterior tenha um lapsus linguae)

Jose Ruah disse...

@ Streetwarrior

Se me garantir que posso cobrar uns 50 euros por pessoa por hora e que me arranja uns 20 a 30 alunos por sessão garanto que abro a escola.

Fora isso o meu tempo é escasso para non sense.

Volte sempre.

Jose Ruah disse...

@ Nuno Raimundo

Obrigado pelo suporte, mas relembro que uso das palavras, mesmo que assumidamente maçon, deve ser criterioso.

Jose Ruah disse...

@ Candido

Veremos se consigo sete fasciculos, seria bom.

Streetwarrior disse...

Obrigado pelo seu tempo, a responder-me Ruah, por certo precioso.

Visto que a Maçonaria nada tem a esconder ou de secreta, seria uma honra para mim ( provavelmente para muitos também ) poder ter acesso a esse conhecimento aqui transposto e transmitido na Academia Maçónica.
Infelizmente, não consigo reunir tantas pessoas, pois nem por vezes eu tenho tempo para tais meditações..
Nem tempo e muito menos valores dessa Ordem que me garantam acesso imediato.

Além de que a Troika menciona, até especificamente que valores dessa Ordem, não se coadumam com praticas filantrópicas, ainda mais para assuntos Nonsence.
Naturalmente que esses valores, só estarão ao nivel, de uma classe que já garantiu um certo descanso e predisposição espiritual para poder debater certos " nonsences ", ajudando-se espiritualmente sem perder com isso tempo ou estar preso a questões de Ordem Filantrópica para ajudar outros, menos desprovidos dessas somas.

Jose Ruah disse...

@ Streetwarrior

Se me recordo a sua ideia era que abrisse ao mundo em geral uma escola.

O que lhe respondi foi que mediante as condições indicadas por mim abriria. Não falei em filantropia, falei em remuneração por trabalho, e nisto cada um valoriza o seu trabalho como quer.

Porque evidentemente dentro da GLLP não cobrarei como nunca o fiz qualquer valor, porque essa é a minha missão.


Evidentemente que eu já sabia que ia responder como respondeu, com mais non sense porque na verdade é esse o seu timbre.

Provavelmente nunca lhe explicaram porque é que tem dois ouvidos e apenas uma boca, ou seja mais vale o silencio que dizer asneira.

Streetwarrior disse...

Caro Ruah, você não percebeu foi o meu 1º comentário ou provavelmente, eu não consegui passar o pretendido.

O que estava a propor, foi que iniciasse aqui no Blog ou em outro especifico, uma serie de exercícios ou matérias de estudo consoante os Graus.
Nada tinha a ver com criar uma escola.
Deixe lá...são nonsences.

Streetwarrior disse...

Voltando a reler pela 10ª vez o meu primeiro comentário, não percebo qual é o Nonsence?

Jose Ruah disse...

@ Streetwarrior

Curso rápido de leitura ( gratuito):

Extracto do seu comentário e explicações minhas.


Criar Escola online -->

Diferente de escrever series de textos no blog.


sugerindo temas para que profanos possam estudar -->

Diferente de escrever textos no Blog, mas demonstrando que não conhece este blog. Porque aqui e em tempos anteriores o mês de Agosto era dedicado a escrever sobre temas ou perguntas feitas pelos leitores. Se achava que estava a ser original pois desengane-se que vem uns anos atrasado.

em que com isso, comprometa a descrição necessária á loja ? -->

E acha que eu iria comprometer alguma vez, o que iria mais longe do que o que posso, mais até lhe digo que já fui e mais escritores aqui no blog já foram e você não percebeu.

Agora como um todo :

Compare o que escreveu primeiro com o que vem escrever depois:

Boas caro Ruah.
E que tal a ideia de criar uma Escola On-line, sugerindo temas para que profanos possam estudar sem que com isso, comprometa a descrição necessária á loja?

O que estava a propor, foi que iniciasse aqui no Blog ou em outro especifico, uma serie de exercícios ou matérias de estudo consoante os Graus.

Consegue perceber as diferenças ? porque se está a contar que eu lhe vá fazer um desenho .... pode começar a contar agora ( eu ajudo 1, 2, 3, ......)

Mas pegando na sua ultima intervenção e para concluir esta aula de leitura rápida e porque é sempre conveniente rever matéria dada:

Exercício nº 1: Pegue numa folha de papel e num lápis e escreva o abecedário todo

Exercício nº2: Não tente fugir às questões iniciais criando manobras de diversão retóricas.

Exercício nº 3: Se não tem nada de interessante para dizer fique calado. Não há nada mais irritante que aquelas criancinhas que se querem meter nas conversas todas ( como tem alguma dificuldade em perceber o que escrevo isto é só uma figura de estilo)

Exercício nº 4: ( um pouco de aritmética) Sabendo que tem apenas 10 intervenções sem carácter informativo e que já fez várias, calcule quantas ainda pode fazer no futuro.

Tenha um bom fim de semana, e continue a pensar onde está o non sense. Pode ser que tenha uma epifania e o descubra e assim fique feliz.

Paulo M. disse...

(Lá está o Ruah com o seu proverbial mau feitio...) Ó Zé, deixa lá o rapaz falar e fazer perguntas, pá! Tu, às vezes...

@Streetwarrior: Percebo a sua ideia, mas as coisas não funcionam assim. Imagine o que era pedir a uma universidade que disponibilizasse meios, tempo de professores, conteúdos programáticos, não para lecionar, não dirigido a estudantes selecionados pelas suas aptidões para aprender o que lhes é ensinado, não propriamente nos conteúdos curriculares já estabelecidos e reconhecidos, mas que criassem uma coisa nova, ao lado, sem reconhecimento académico, com custos associados (nem que apenas de tempo) e ao alcance de todos - muitos dos quais iriam, por certo, gastar recursos sem deles tirar qualquer proveito. Não faz sentido.

A Maçonaria é, ela mesma, uma "escola de pensamento". Quem quer aprender com ela pede para ser aceite no seu seio. Quem não sabe se quer, tem neste blogue - há mais, mas puxo a brasa à nossa sardinha... - uma grande fonte de conhecimento sobre maçonaria, mais do que em muitos livros à venda no mercado, e tudo de forma aberta e gratuita, fruto do esforço pessoal de todos quantos cá escrevem. Não chega?!

Um abraço,
Paulo M.

Streetwarrior disse...

Paulo, Obrigado pelo Esclarecimento.

Caro Ruah, peço-lhe desde já desculpa por não conhecer o Blog tão bem quanto deveria.
Obrigado pela sua preciosa resposta.
Sempre a considerar.
Nuno