30 novembro 2011

A Maçonaria NÃO É uma sociedade secreta (V)



Já vimos que foi a alta hierarquia da Igreja Católica quem lançou e divulgou e repetiu que a Maçonaria era uma sociedade secreta. Hoje, o epíteto é glosado em vários tons pela comunidade dos teóricos da conspiração, pelos fundamentalistas religiosos de vários quadrantes e pelos ditadores de serviço em várias latitudes.

Os mais primários decretam que a Maçonaria é uma sociedade secreta... porque é, porque "toda a gente" o diz. A esses não importa que se lhes mostre que, em cada país, cada Obediência maçónica se estrutura e organiza no respeito da Lei do Estado, em regra organizando-se como associação sem fim lucrativo, constituída nos termos e pela forma legal e cumprindo as determinações legais quanto ao seu funcionamento, escolha e publicidade dos seus corpos gerentes, facultando, nos termos que a Lei determina as informações que a Lei determina, executando os comandos das leis fiscais, etc.. A esses nada importa.

A Grande Loja Legal de Portugal / GLRP - Associação constituiu-se por escritura publicada no Diário da República - III série, n.º 18, página 1378 (6), em 22/1/1997, com declaração de retificação publicada no Diário da República - III série, n.º 67, página 4989, em 20/3/1997? E depois? É sociedade secreta!

Tem o número de identificação fiscal 503 770 434? É número de sociedade secreta!

Tem sede e instalações sociais na rua João Saraiva, n.º 34, em Lisboa? Secretíssima!

Pode-se telefonar para lá através do número 218470903? É número confidencial, de certeza!

E pode-se comunicar por fax pelo número 218470905? Deve ser para esconder as comunicações...

E tem o endereço de correio eletrónico gs@gllp.pt? De certeza que só recebe mensagens cifradas...

E tem um sítio na Internet, acessível em www.gllp.pt? É só para enganar o pessoal: aquilo é mais secreto que os serviços secretos!

O seu Grão-Mestre é o advogado e gestor José Francisco Moreno e a sua fotografia e currículo até estão publicadas no tal sítio da Internet? Tudo falso! Tudo inventado! Aquilo é secreto!!

Aquilo é secreto porque eles não divulgam quem são os maçons! E não venham falar de que também não se sabe quem são os sócios das sociedades anónimas! Isso não são sociedades secretas. São só anónimas. Não precisamos de saber quem são os donos. Sabemos para que servem: para ganhar dinheiro a vender-nos caro o que não precisamos e caríssimo aquilo de que não podemos prescindir. As sociedades anónimas e as off-shores e essas coisas não têm nada de secreto. Mas esses maçons, esses sim, são perigosamente secretos!

Vejam lá que eles não divulgam o que fazem nas suas reuniões!!! Ainda se aquilo fossem Conselhos de Administração de Bancos ou de empresas, ainda se percebia, o segredo é a alma do negócio, mas que negócio é esse de aperfeiçoamento pessoal de que os maçons falam? Isso só pode ser fumo para nos enganar! O negócio deles é secreto, senão diziam a toda a gente (e nós, pobres teóricos da conspiração, não ardíamos em curiosidade insatisfeita...).

Aquilo é super-hiper-secreto! Fecham-se numa sala, não deixam entrar ninguém de fora e não dizem nada do que se passa lá dentro! E juram guardar segredo sobre o que lá se passa!

---------------------------------

Não, meus caros, o parágrafo anterior não é do teórico da conspiração . Fui eu que deixei voar o meu pensamento e os meus dedos o teclaram. Estava a pensar nos Conclaves de Cardeais que designam o novo Papa, sempre que a Cadeira de S. Pedro fica vaga...

Os cardeais fecham-se, muito cerimoniosamente, na Capela Sistina. Ninguém de fora lá pode entrar. É-lhes absolutamente interdito comentar ou divulgar, a quem quer que seja, o que debatem, como debatem, quem disse o quê, quem propôs quem, por juramento solene.

Mas isso não tem nada de secreto! Secreto, secreto, secreto mesmo só as reuniões dos maçons! Afinal dos conclaves ainda vai saindo fumo, ora negro, ora branco, pela chaminé. Os malandros dos maçons pelos vistos nem no Inverno usam lareira!!!

_____


Sabem que mais? Às vezes, rendo-me à razão do José Ruah! Tanto preconceito, tanta cegueira voluntária, por mais paciência que se tenha, acabam por cansar!

Não vale a pena argumentar mais com quem não quer ou não pode argumentar lógica e racionalmente.

Já neste blogue escrevi centenas de textos sobre o que fazemos, como o fazemos, a razão do que fazemos. Muito pouco guardamos para nós e, mesmo isso, dizemos o que é e porque o guardamos (quem estiver interessado, que leia o texto O segredo maçónico em http://www.rlmad.net/rlmad-main/mmenu-pranchas/715-segredo-maconico.html . Mais esclarecimento, só se nos despirmos e expusermos publicamente a nossa nudez! Parece que todos têm direito a alguma privacidade - exceto os maçons; à privacidade desses chama-se, incansavelmente, secretismo!

Por isso, por tudo o que está à vista, proclamo, alto e bom som: A Maçonaria NÃO É uma sociedade secreta!

Todos aqueles que desejarem continuar a insistir na tecla do secretismo, que se recusarem a pensar pela própria cabeça e se resignarem a seguir os teóricos da conspiração, os fundamentalistas religiosos e os ditadores de serviço, que apreciem muito a companhia!

Rui Bandeira

12 comentários:

Jose Ruah disse...

Rui,

Mesmo ao fim deste tempo todo, brilhante a capacidade de me surpreenderes.

Abraço

Jose Ruah disse...

Olha Olha !! este assunto assim posto não interessa aos comentadores !
Porque será ?

O Aprendiz da Vida disse...

Simplesmente Brilhante!!!
Depois destas palavras, realmente, cego é aquele que não quer ver!

L S B disse...

Brilhante MQI.'.

Diogo disse...

Caro Rui,

O problema continua a ser o segredo.

Sendo a maçonaria é uma sociedade fraternal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e o aperfeiçoamento intelectual, porque diabo insistem no secretismo?

Se eu quisesse participar numa sessão maçónica, seria impedido porquê?

Marcos Amaro disse...

Incrível, apenas extraordinário. Diogo os meus parabéns, você consegue bater o imbatível, você consegue mesmo depois de um implante de córnea, totalmente bem sucedido, dizer que continua a não ver e que é invisual, porque se realmente a operação tivesse sido bem sucedida você tinha que conseguir ver a olho nú qualquer vírus e ou bactéria existente numa gota de água.

Eu grito bem alto "Diogo você é daqueles que não existem, você é um excelente ...", acrescente cada um o que bem entender, desde que o respeito pelos outros consiga manter.

Streetwarrior disse...

Obrigado Rui.
È definitivamente uma sociedade que de secreta, nada tem.
Hoje compreendo o porquê da descrição.

rui, gostaria no entanto de lhe perguntar outra coisa.

Sendo que o objectivo e o propósito da maçonaria, ensinar o seu segredo, a ferramenta, o metodo, tornando mais fácil o humano consigir perceber melhor a forma como procurar a sua iluminação interior, porque razão esse método não é ensinado nas escolas desde pequenos.
Ética, Moral etc.
Isto porque é desde pequenos que nos formatamos melhor.

Grande texto, este ...mas principalmente a prancha do Link.
Soberbo mesmo.
Nun

Jose Ruah disse...

O segredo afinal não era ! Mas o curioso é que tudo o que o Rui escreveu no post dele, já foi à exaustão escrito aqui no blog, quer em textos quer nos comentários.

O curioso é que este Blog tem links para a a pagina da Grande Loja e para a Pagina da Loja.
E que portanto todas as informações relevantes sobre morada, números de telefone etc, estiveram sempre à distancia de um clique.

O curioso é que o texto do Rui sobre o segredo maçónico, não foi primeiramente apresentado em Loja é sim o texto de uma conferencia feita por ele em local publico e não maçónico, tendo sido lido posteriormente em Loja quase um ano depois da sua apresentação publica.

O curioso de tudo isto é que estando tudo à mostra, tudo visível , tudo acessível, fosse preciso quase meter as coisas pelos olhos adentro para que algumas pessoas acabassem finalmente por ver o que não tinham visto até ai.

Para outras ainda não chega ! Será que vai chegar alguma vez ?

Não creio que chegue, mas não por culpa nossa, mas sim por vontade dos próprios que preferem manter-se como são ( é direito que lhes assiste) .

Mas permitam-me que lhes diga onde reside o segredo maçónico.

Vamos aqui falando de aperfeiçoamento, pois acontece que isso só ocorre quando se estuda, quando se pesquisa de forma séria e isenta, quando se abre o espírito para novas descobertas, e dessa forma se consegue conhecimento que permite avançar.Ora isto requer trabalho.

O segredo é tão somente trabalho !

jose fava disse...

E se fosse secreta. Que é que tinham com isso?
Eu tenho os meus segredos e não sou criminoso por isso, todos temos os nossos segredos, a maçonaria também, mas daí a ser uma sociedade secreta, vai um parsec de distância. Para a Igreja uma sociedade que é tolerante em relação à religião é um inimigo a abater, porque só eles têm a VERDADE.
O problema é que nós os aceitamos como eles são e eles não nos podem aceitar por serem dogmáticos. Isto não se passa apenas com a religião católica mas com todos os fundamentalistas e já agora com todos os ditadores.

Rui Bandeira disse...

@ Diogo:

Perguntou:

Se eu quisesse participar numa sessão maçónica, seria impedido porquê?

Eu respondo:

Exatamente pela mesma razão - nem mais, nem menos! - que seria impedido de participar na reunião anual da minha família.

Não que ela seja secreta, mas simplesmente é resevada aos membros da família e só para eles aquela específica reunião faz sentido. É uma questão de privacidade.

O tio X, como de costume excede-se nos líquidos e , lá para o meio da tarde, torna-se o maior animador da reunião. Todos os anos é a mesma coisa e não vem daí mal ao mundo, até porque o tio X só tem excessos nos líquidos nessas reuniões.

A prima Y, recém-casada, este ano aparece com o seu marido pela primeira vez e nós fingimos que não vimos o grupinho formado por todas as primas casadoiras à sua roda, aos cochichos e risinhos, em cumplicidade feminina que nós, os machos da família fingimos desdenhar - ao mesmo tempo que todos fazem questão de enturmar o novo primo, à nossa maneira masculina, entre copos, anedotas, disputas de bola e outras patetices que que fazem em família e entre família.
O primito Z é empurrado pela mãe para nos dar um pequeno (e sofrido) concerto no instrumento que anda a aprender - e ele finge qua já sabe tocar e nós todos fingimos que gostámos muito!

E por aí fora.

Não yem nada de secreto - mas é privado e ninguém de fora da famíla tem nada que lá estar.Se estivesse alguém de fora, metade do à vontade ia-se,o sentimento de união e de partilha não se estendia tão facilmente, enfim, não era uma verdadeira reunião familiar - era outra coisa qualquer.

Estou certo que o Diogo não terá a ousadia de classificar as reuniões anuais da minha família como "secretas" we a minha família como "sociedade secreta".

Basta-lhe portanto atentar neste exemplo para finalmente conseguir perceber a diferença entre privacidade e secretismo!

Rui Bandeira disse...

@ Streetwarrior:

Nuno,

não faça confusões. A Maçonaria e os seus princípios não são, nunca foram e nunca serão matéria de ensino obrigatório nas escolas.

Estes princípios são assumidos e estudados e explorados e desenvolvidos por QUEM O DESEJA - e só por esses. É um corolário do princípio da LIBERDADE.

Se os maçons tentassem impor os seus princípios aos outros, às criancinhas nas escolas, estariam a renegá-los grosseiramente.

Os maçons procuram melhorar-se a si próprios e é em função dessa sua própria melhoria, da marca que cada um, com o seu comportamento, deixa na sociedade, que esperam que, paulatinamente, esta também melhore.

Abraço.

JPA disse...

Caro Diogo;
Da-me ideia que o Diogo já leva isto como uma questão de teimosia. Penso até que o Diogo está mais bem informado sobre Maçonaria que muitos Maçons, no entanto continua a teimar.
Esta teimosia nega a sua inteligência. Pois a teimosia é característica afecta aos burros.
Deixe de ser teimoso e de a mão á palmatória.

Um abraço
JPA