15 janeiro 2014

Confortavelmente no fio da navalha


Quem costuma ler os escritos que aqui publico sabe que não é meu hábito escrever sobre acontecimentos internos da Loja Mestre Affonso Domingues, para além dos balanços anuais dedicados a cada um dos Veneráveis que se vão sucedendo à frente dos destinos da Loja - e mesmo estes só depois de decorrido pelo menos um ano após o termo do mandato. Mas toda a regra tem exceção e hoje apetece-me escrever algo a propósito da última sessão da Loja Mestre Affonso Domingues.

Em parte do presente ano maçónico, e por razões cujo esclarecimento reservo para o texto que, daqui a um pouco mais de ano e meio, projeto elaborar sobre o presente veneralato, a Loja Mestre Affonso Domingues tem - consciente e assumidamente - vivido em estado de exceção, no que à sua liderança respeita. Não se tratou de nada inesperado ou sequer imponderado. Pelo contrário, trata-se da resolução de um problema que foi em devido tempo colocado à consideração da Loja, pela forma que esta - repito, consciente e assumidamente - decidiu utilizar para superar a situação de exceção. A superação do problema mobilizou esforços dos elementos mais antigos e necessita de uma maior atenção dos atuais Oficiais do Quadro, mas confirmou o que esperávamos: resultou num agradável reforço do espírito de corpo de toda a Loja, mediante a coletiva, coordenada e cooperada ultrapassagem da dificuldade.

A Loja Mestre Affonso Domingues, ao longo dos seus mais de vinte anos de existência, tem revelado como caraterísticas próprias os especiais cuidados na qualidade da execução ritual e na formação de quadros, a par da manutenção de um quadro de obreiros que normalmente não ultrapassa a centena de elementos, pois muitos dos quadros que ela forma vão depois dar origem a novas Lojas ou reforçar os quadros de outras Lojas da Obediência. A Loja sente-se muito confortável com este seu papel: a manutenção de um número moderado de obreiros permite manter um elevado nível de personalização nas relações entre os seus membros, potenciando a criação e o fortalecimento de amizades; por outro lado, o papel de "fornecedora" de quadros para outras Lojas leva a que, ao longo do tempo, um grande e significativo número de Lojas da Obediência tenham nos seus quadros elementos que passaram pela Mestre Affonso Domingues e, não menos importantemente, a que se estabeleçam e frequentemente renovem as mais amistosas relações entre a Loja Mestre Affonso Domingues e as demais Lojas da Obediência.

É claro que a manutenção do equilíbrio entre os dois referidos vetores - qualidade de execução ritual e fornecimento de quadros para outras Lojas - se revela por vezes delicada. É inevitável que, de cada vez que a Loja vê partir quadros formados e experimentados, o nível da qualidade dos seus trabalhos se ressinta, ao menos momentaneamente. Não é nada de especial nem a que a Loja não se tenha já habituado: os mais novos assumem as responsabilidades dos mais experientes que saíram; em vez de primeiro verem como se faz, a seguir experimentarem aqui e ali fazer e só depois começarem a assegurar a responsabilidade do exercício titular de ofícios, são-lhes confiadas responsabilidades mais cedo e eventuais erros são colmatados e corrigidos com a ajuda dos mais experientes. E, afinal de contas, para gente bem preparada a formação em exercício acaba por potenciar as capacidades...  No decorrer deste sucessivo e infindável processo, a Loja consegue manter um muito razoável nível de qualidade de funcionamento, ainda com a vantagem de conseguir dispor de vários elementos para as várias funções e de elementos polivalentes. Por exemplo, hoje a Loja Mestre Affonso Domingues dispõe de, pelo menos, uma dezena de elementos aptos a, sem problemas, executarem, se necessário for sem preparação prévia, os ofícios de Mestre de Cerimónias ou de Experto, qualquer que seja o tipo de trabalhos previsto para a sessão. E dispõe de, pelo menos, quatro obreiros aptos a assegurarem a Coluna da Harmonia, satisfatoriamente se tiverem de o fazer sem preparação prévia, muito agradavelmente se dispuserem de 24 horas de pré-aviso para prepararem um alinhamento musical mais pensado... E por aí fora, em todos os ofícios necessários para o funcionamento da Loja.

Sem embargo, este ano, após duas "sangrias" de obreiros para colaborarem em ou lançarem outros projetos na Obediência, estamos a trabalhar no fio da navalha, simultaneamente em situação de exceção quanto à liderança, com gente nova a ganhar experiência em ofícios e ultimando a preparação de novos quadros de forma a que estejam prontos para serem chamados à execução de ofícios quando ocorrer a próxima contribuição da Loja para o lançamento ou reforço de outros grupos na Obediência.

E foi assim que demos connosco na situação de, na última sessão, irmos realizar uma das mais complexas e exigentes cerimónias maçónicas (que se recomenda tenha sempre a sua execução previamente ensaiada), uma cerimónia que, se bem feita, exige a compenetrada contribuição de toda a Loja, nos seguintes termos: liderança da sessão de recurso (embora assegurada por alguém muito experiente), um Quadro de Oficiais com elementos com poucos meses de experiência em funções rituais importantes e... sem possibilidade de preparação prévia em conjunto. Para culminar, que isto de nos lançarmos para fora de pé ou se faz com mar alteroso ou não tem piada nenhuma, esta complexa cerimónia iria ser realizada na presença do Muito Respeitável Grão-Mestre, do Grande Diretor de Cerimónias, do Grande Capelão, de um Vice Grão-Mestre Provincial de uma Obediência estrangeira e de delegações ou visitantes de nada mais, nada menos, do que cinco outras Lojas da Obediência...

Pois bem: se não era possível preparação em conjunto, cada um dos que iam assegurar ofícios tratou de se preparar individualmente para o que ia fazer (a esse propósito, releia-se, por exemplo, o texto Alinhamentos!, do Daniel Martins).

E tudo correu bem! Direi mesmo que mais do que bem! Obriga-me a justiça a deixar aqui registado que tivemos uma sessão que em nada ficou atrás das melhores execuções rituais que, ao longo dos seus mais de vinte anos de existência, a Loja executou. Tudo se fez como devia ser feito! Cada elemento fez o que tinha a fazer pela forma como o devia fazer e o conjunto dos elementos funcionou de forma coerente e harmoniosa, como se tivesse ensaiado em conjunto até à exaustão. Até os imprevistos (e há sempre imprevistos, acreditem...) foram resolvidos rápida, eficiente e, sobretudo, discretamente, de forma a que só os mais experientes e habituados a olhares mais críticos se terão apercebido da necessidade de corrigir imprevistos...  

O que mais me impressionou foi que sei que alguns dos que realizaram um trabalho bem realizado são elementos novos, ainda não muito experientes e com uma grande margem de progressão à sua frente. O que me leva a admitir que, se a Loja não tiver de, a curto prazo, abrir mão destes quadros para outros projetos, a breve trecho podemos superar-nos em qualidade, comparativamente a quaisquer outros períodos da Mestre Affonso Domingues.

O que me dá o mote para outra questão - mas não hoje, antes para a próxima semana, que este texto já vai longo.

Rui Bandeira

Sem comentários: