21 maio 2014

Eleição de Grão-Mestre 2014/2016: manifesto do candidato Júlio Meirinhos


Numa eleição personalizada, como é a eleição para Grão-Mestre, as pessoas dos candidatos são obviamente o mais importante. Mas os respetivos propósitos e projetos também são, claramente, relevantes para uma escolha consciente. Ambos os candidatos, naturalmente, divulgaram documentos com as respetivas propostas. Embora de interesse fundamentalmente para o universo dos eleitores, os Mestres Maçons da GLLP/GLRP, não existe qualquer inconveniente na sua acessibilidade aos interessados em geral. Aliás, isso mesmo entendeu o candidato Júlio Meirinhos, que o publicou no sítio na Internet da sua candidatura, de acesso livre em http://www.juliomeirinhos.pt

Publica-se hoje aqui, na íntegra, o manifesto apresentado por Júlio Meirinhos. Na próxima semana idêntico procedimento se fará em relação ao manifesto do outro candidato.


Meus Irmãos,
Em todos os vossos Graus e Qualidades
,

Consciente do meu papel enquanto maçom, dos meus deveres, do desejo de contribuir para uma Maçonaria mais atuante, optei por candidatar-me à função de Grão-Mestre, no intuito de servir, trabalhar, ao serviço da nossa Causa.

Assim e também em resposta aos inúmeros apelos que recebi de Irmãos de todo o país e de Lojas extra territoriais, decidi candidatar-me ao cargo de Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP.

Apresento-me, aos meus Irmãos, como sempre estive na nossa Augusta Ordem em todas as funções que desempenhei, tendo por base os valores da solidariedade e fraternidade.

Sempre à Ordem!

Com uma permanente e total disponibilidade para servir a nossa organização, em todas as circunstâncias em que seja importante representá-la, a bem da Maçonaria Regular, da que fala português e da Maçonaria universal.

Apresento-me em nome do modelo de governação da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP que privilegia a boa relação com todas as potências maçónicas regulares mundiais que primam pela preparação, estabilidade e continuidade das suas lideranças, a bem da regularidade maçónica, designadamente a concertação das Obediências europeias e as de língua portuguesa.

Apresento-me ao serviço de uma estratégia a longo prazo, o único registo que, em Maçonaria, faz sentido.

Apresento-me com a convicção de poder vir a ser o garante da unidade, da pluralidade e da diversidade.

Apresento-me no entendimento de ser capaz de continuar o nosso crescimento qualitativo, quantitativo e territorial assim como de pugnar pela integração, no nosso seio, de maçons oriundos de outras obediências e de todos os ritos regulares.

Apresento-me na convicção de poder contribuir para reforçar a credibilidade internacional da nossa Obediência.

Apresento-me com o intuito de ser capaz de dar continuidade a tudo aquilo que de bom foi feito, e é muito, e de melhorar tudo aquilo em que podemos evoluir, aberto às sugestões de todos, integrando os sentimentos coletivos.

Meus Irmãos,
Em todos os vossos Graus e Qualidades
,

Para o efeito, quero assumir alguns compromissos. Só assim sei estar na vida e, logo, na nossa organização.

Comigo, há lugar para todos os que trabalham a bem da Ordem, valorizando as propostas e atitudes que servem a sua Loja ou a nossa Obediência, atentos ao impacto negativo de eventuais manipulações ou desvios.

Regularidade

As nossas regras são imutáveis. E o seu cumprimento é o primeiro dever de um Maçom.

Logo, por maioria de razão, um Grão-Mestre deve cumprir e fazer cumprir a estrita observância da Regularidade Maçónica, dos Landmarks, da Constituição, dos Regulamentos, dos Rituais e dos nossos valores.

Infelizmente, alguns Irmãos, por vezes, esquecem-se desse dever. Individualmente ou em projetos que, de maçónicos, pouco têm; e que prejudicam a nossa imagem.
Em conjunto, teremos de saber preservar os nossos valores e erradicar, do nosso seio, comportamentos que nos afetaram negativamente no passado e lesam no presente.

Respeitarei, naturalmente, todos os Ritos Maçónicos que são praticados na Grande Loja Legal de Portugal/GLRP.

Harmonia

Defenderei intransigentemente a Harmonia, a Paz e a Concórdia no seio da nossa Augusta Ordem. Não admitirei, no nosso seio, comportamentos que violem esses valores.

Quero estabelecer com os Altos Graus uma parceria e um diálogo permanente de aprofundamento do nosso trabalho conjunto.

Quero contar com o contributo dos Past Grão-Mestres para o nosso trabalho maçónico.

Governação Participada e Colegial

A governação da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP é, cada vez mais, delicada e complexa em termos administrativos e financeiros, em razão do seu enorme crescimento, qualitativo e quantitativo, dos compromissos financeiros existentes e de tudo o que a sua gestão já implica.

Não podemos regredir ao amadorismo e temos, ao invés, de aprofundar a eficiência do seu modelo de gestão e governação.

A Grande Loja Legal de Portugal/GLRP é uma Obediência. E não deve ser confundida, na sua prática interna, com organizações de qualquer outro tipo. O Grão-Mestre tem os poderes constantes da sua Constituição e Regulamentos.

Quero uma governação participada. É esse o modelo que vou implementar.

Quero uma Grande Loja complementar ao trabalho das Lojas.

Quero ouvir os meus Irmãos em todos os seus Graus e Qualidades.

Quero reunir o Conselho de Veneráveis.

Quero instalações de Veneráveis, participadas e descentralizadas, em que estarei disponível para acordar a forma de o fazer.

Quero uma gestão administrativa e financeira cada vez mais eficiente.

Relações Institucionais

A nível nacional, assumo o compromisso de manter um relacionamento sadio com as autoridades civis e religiosas.

A nível local e regional, procurarei, em articulação com os Veneráveis Mestres e colhendo previamente a sua opinião, no estrito respeito da autonomia de cada Loja, estimular o relacionamento com os diferentes poderes religiosos e civis.

Sede e Templos

A Grande Loja Legal de Portugal/GLRP é hoje a grande potência maçónica portuguesa.

Está implantada em todo o território continental e possui inúmeras Lojas nas Regiões Autónomas e no estrangeiro. Cresceu em qualidade e quantidade. É a maçonaria regular portuguesa.

A sua Sede Nacional e os seus Templos devem ser, nos próximos anos, adequados a este crescimento qualitativo e quantitativo.

A aquisição de uma nova sede para a Grande Loja Legal de Portugal/GLRP, na capital do país, em Telheiras, foi um marco para a nossa organização. Vamos melhorar as suas funcionalidades e utilização.

Similarmente, vamos consolidar a nossa presença, com templos, em todo o país. O Porto é uma prioridade, mas vamos lutar para que todos os distritos tenham espaços condignos e bem localizados.

Esta área será uma das minhas prioridades. A excelente gestão financeira que temos tido, que não vai sofrer desvios, permite afirmar este objetivo.

Relações Internacionais

Nas relações internacionais, tal como na maçonaria em geral, a opção é a de manter o rumo e consolidar o trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos anos.
A nossa aposta estratégica assenta na relação com as maçonarias regulares dos países de língua portuguesa em paralelo com a manutenção da ligação ao eixo Atlântico, valorizando o nosso posicionamento de centralidade entre a Europa, a América e a África.

Assim sendo, procurarei reforçar a relação com as principais potências maçónicas, com particular incidência com os países Ibero‐americanos e com os países lusófonos e, em especial, com as potências regulares brasileiras e a Grande Loja de Moçambique assim como com os Triângulos e Lojas a trabalharem no espaço lusófono.

Daremos uma particular importância à organização da Conferência Maçónica Interamericana CMI, a realizar em Lisboa, em 2015, que, à luz do que fizemos em 1996, Reunião Mundial de Grão-Mestres, será um momento de consolidação da nossa Grande Loja. Paralelamente, iremos igualmente organizar a Reunião Internacional dos Grandes Secretários e a Reunião da Confederação Maçónica de Língua Portuguesa, dando assim continuidade a todo o trabalho já efetuado, assumindo de novo a responsabilidade de coordenação e realização de todos estes grandes eventos.

Reforçarei a continuidade das Cimeiras Ibéricas, pelo crescente incremento da participação na CMI e na organização que congrega a Maçonaria Regular Lusófona.

Consolidação da nossa Grande Loja

Darei continuidade a tudo aquilo que reputo de bom e considero bem feito e estarei disponível para integrar e implementar todas as sugestões de melhoria ou de evolução.

A consolidação da nossa Augusta Ordem, em múltiplas vertentes e áreas, continuará a ser o grande desígnio do meu mandato.

Quero apoiar as apostas das Lojas, em prol da filantropia e do apoio aos Maçons, designadamente através da continuidade dos trabalhos em curso, na criação de um seguro de saúde, no apoio aos mais idosos, na promoção de bolsas de estudo, na preparação de programas de estágios e na instituição de ações de solidariedade social.

Quero reforçar a capitalização do nosso Fundo de Solidariedade.

Quero valorizar, ainda mais, a nossa imagem social e solidária bem como os nossos laços de amizade e fraternidade através do incentivo e apoio às iniciativas das Lojas que potenciem esses desígnios e envolvam as nossas famílias.

Vou incentivar a nossa implantação em todo o território nacional. Vou continuar a promover o crescimento de Obreiros e de Lojas.

Quero facilitar a adoção do uso das tecnologias informação e comunicação e a utilização do nosso site enquanto principal instrumento de comunicação da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP.

Quero criar uma revista maçónica digital.

Quero consolidar o funcionamento descentralizado e digital da Academia de Formação aprofundando as suas valências maçónicas e profanas.

Quero trabalhar na elaboração da história da Maçonaria Regular portuguesa.
Meus Irmãos,
Em todos os vossos Graus e Qualidades
,

Estes meus compromissos pressupõem uma atenção constante às iniciativas de tudo aquilo que possamos desenvolver em conjunto. Daí que esteja interessado em enriquecer a minha atuação de Grão‐Mestre, integrando as ideias deste manifesto de candidatura com as vossas sugestões, críticas e propostas.

Só passaremos nas pontes que construirmos.

Estou ao vosso dispor, ao serviço da Maçonaria Regular e da Maçonaria Universal.
A Grande Loja Legal de Portugal/GLRP é e será aquilo que, unidos, construirmos. Em congruência, o nosso lema é:

Continuar, cumprindo os Princípios, a consolidar a edificação da nossa Ordem, a bem da Humanidade, à Glória do Grande Arquiteto do Universo.

Júlio Meirinhos


Publicado por Rui Bandeira

Sem comentários: