18 junho 2014

Eleição de Grão-Mestre 2014/2016: um apelo e um voto


Ao longo de perto de dois meses, neste blogue procedeu-se à divulgação das duas candidaturas à eleição de Grão-Mestre da GLLP/GLRP para 2014/2016. 

Anunciámos os candidatos, publicámos os respetivos currículos, os manifestos por eles apresentados e obtivemos e publicámos entrevistas que realizámos a ambos, com a formulação das mesmas perguntas e tendo garantido que as respostas de cada um dos candidatos eram dadas antes de este conhecer o conteúdo das respostas do outro.

Em resumo, neste espaço fez-se questão em garantir uma estrita igualdade no tratamento e divulgação de ambas as candidaturas. Não porque eu não tenha preferência por um dos candidatos. Claro que tenho e os obreiros da Loja Mestre Affonso Domingues sabem bem quem eu pessoalmente gostaria de ver eleito como próximo Grão-Mestre. Mas por uma questão de respeito. 

Respeito, em primeiro lugar, pelos próprios candidatos, ambos maçons de valia que - com agrado o pontuo! - mantiveram a divulgação das respetivas posições num elevado plano de dignidade, cada um defendendo as suas ideias e a sua candidatura sem minimamente beliscar a figura, a qualidade e a valia do outro candidato. Com isso ambos os candidatos mostraram a todos os maçons regulares serem dignos do nosso apreço, afinal, simples mas significativamente, serem dignos de serem reconhecidos como tal, pelos maçons regulares. 

Respeito, de seguida, pelos meus Irmãos da Loja Mestre Affonso Domingues. Este espaço não é meu. Este espaço é dos Mestres Maçons da Loja Mestre Affonso Domingues.  A indicação neste espaço de apoio a um ou outro dos candidatos poderia induzir o leitor à conclusão de que se estava a expressar o apoio da Loja. Nada podia ser mais errado. A eleição de Grão-Mestre é uma eleição duplamente individual. Individual em termos de quem se apresenta a sufrágio, porque se apresenta ele mesmo, não como parte de qualquer grupo ou tendência; individual em termos de quem escolhe, porque o voto é de cada um dos Mestres Maçons, segundo o seu critério, a sua vontade, o seu entendimento, a sua motivação, não em execução de qualquer deliberação da sua Loja. Não são as Lojas que elegem o Grão-Mestre, são os Mestres Maçons, segundo o reconhecido princípio um homem, um voto. Na Loja Mestre Affonso Domingues, tomou-se conhecimento das candidaturas e providenciou-se para que todos dispusessem do máximo de informação possível sobre os candidatos, as suas ideias e projetos, para que CADA UM livremente, no momento e no local para tal aprazados, formule a sua escolha. Não sei o sentido de voto de todos os meus Irmãos. Até pode suceder que muitos façam uma escolha semelhante à minha. Mas basta que um - apenas um! - tome uma decisão diferente, para que esse decisão me mereça todo o respeito. E isso passa por não aproveitar este espaço para dar conta da minha preferência individual em detrimento da preferência diversa de meu Irmão. 

Respeito, finalmente, por todos os Mestres Maçons da GLLP/GLRP e pela sua - óbvia e evidente! - absoluta capacidade de fazerem as suas escolhas. Respeitar os meus Irmãos, todos eles, é ajudar a que todos e cada um deles recolham e acedam à informação necessária e, certamente, relevante, para que cada um tome a sua opção. Não ter a prosápia de aqui afirmar a minha preferência, com o que seria vã tentativa de influenciar os demais... Eu não sou mais do que tu; eu não sou menos do que tu; tu e eu somos iguais!

Por isso, a poucos dias da votação para a maior parte dos eleitores, a poucos dias do apuramento da vontade coletiva decorrente de todas as vontades individuais expressas, cumprida a tarefa de informar e divulgar, neste espaço só resta e só cabe ainda a formulação de um apelo e de um voto: o apelo a que todos os que dispõem de capacidade eleitoral votem, de forma a que a vontade coletiva exprima efetivamente a escolha da maioria das vontades individuais; o voto de que todos e cada um de nós sejamos dignos de nós próprios e, conhecido que seja qual o escolhido para próximo Grão-Mestre da GLLP/GLRP, cada um de nós, sem qualquer reserva, o reconheça como seu Grão-Mestre, mesmo que - principalmente se assim suceder! - porventura o escolhido pela maioria não seja o que individualmente se preferia.

Dia 21 de junho de 2014, dia do solstício de verão, dia de perfeito equilíbrio entre o dia e a noite, é dia de escolha do próximo Grão-Mestre. Que cada um vote. Segundo a sua consciência, segundo a sua escolha, segundo a sua vontade. Só assim se formará a verdadeira vontade coletiva dos maçons da GLLP/GLRP.

Rui Bandeira

1 comentário:

Pereira da Silva disse...

....justo e perfeito...