20 junho 2006

Matutando... agindo... esperando...


Sobre a questão do aumento de inscrições no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Medula Óssea, estive matutando sobre o lançamento de uma campanha destinada a duplicar o número de inscritos, ou seja, passar dos actuais 50.000 para 100.000 esse número.

Seria muito e seria muito bom, apesar de esse objectivo corresponder apenas a 1 % da população residente em Portugal.

Como sonhar não é proibido e nem sequer tem custos, imaginei a possibilidade de uma instituição com meios financeiros, capacidade e vontade para tal lançar uma campanha pública no sentido de persuadir as pessoas a inscreverem-se como dadoras de medula óssea, estabelecendo o objectivo de 50.000 novas inscrições em três meses, prometendo em troca que, se esse objectivo fosse atingido faria uma doação de 250.000 euros (correspondendo a 5 euros por nova inscrição) a uma instituição de solidariedade social consensual na nossa sociedade.

Com uma boa campanha promocional, o lado emocional da nossa gente seria estimulado e haveria boas hipóteses de ser possível, embora difícil - e se não fosse difícil também não teria interesse... - atingir o objectivo.

Matutei, matutei e... cheguei à conclusão de que essa possibilidade não passa de uma utopia: bonita, mas, segundo toda a lógica, irrealizável.

Pois...

Voltei a matutar e... perguntei-me por que carga de água é que a lógica teria inevitavelmente de imperar. Mais: apercebi-me de que a resignação implicaria a não realização da utopia, mas que a tentativa de concretização, embora muito provavelmente tivesse o mesmo resultado, ao menos permitiria uma possibilidade de realização dela.

Resovi - uma vez não são vezes - agir contra a lógica.

Escrevi ao Presidente do Conselho de Administração de um dos maiores Bancos Portugueses apresentando-lhe a ideia e sugerindo que a patrocinasse e desenvolvesse.

Agora, espero!

Não "espero" de "aguardo"; "espero" de "tenho esperança".

Afinal de contas o pior que pode suceder é o Homem ignorar a sugestão. Com isso nada se perde, a não ser o tempo que demorei a escrever a carta e o custo do selo do correio para a enviar. Não é grave!

Mas se ele pegar na ideia...

Rui Bandeira

1 comentário:

Jose Ruah disse...

Espero contigo

Se calhar não é irrealizavel.
A visibilidade obtida com a Accao pode ser muito grande.