29 junho 2006

Queremos o vosso SANGUE!!!


O Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues tem marcada uma acção de dádiva e recolha de sangue para o próximo dia (6 - erro) 8 de Julho, entre as (9,30 e as 13 - erro) 9 e as 12 horas nas instalações do Instituto Português do Sangue sitas no Parque da Saúde (mais conhecido por Hospital Júlio de Matos), na Avenida do Brasil, em Lisboa.
Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 Kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.
Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes / ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes / ano), sem nenhum prejuízo para si próprios. Dar sangue não engorda, não enfraquece e não causa habituação.
A dádiva de sangue, ao contrário do que é comum pensar-se, não deve ser efectuada em jejum. Deve tomar-se uma refeição ligeira, sem álcool e sem gorduras como, por exemplo, uma sanduíche e um sumo.
A solidariedade não se pratica só, nem principalmente, com a dádiva de bens materiais. A melhor forma de solidariedade é a dádiva de um pouco do nosso tempo, do nosso esforço ou, acima de tudo, de nós mesmos. E que melhor de nós podemos dar que um pouco do nosso sangue? Não nos vai fazer falta e vai ser muito útil a quem dele vier a beneficiar, quiçá salvando-lhe a vida!
Por tudo isto, nós, os autores deste blogue, QUEREMOS O VOSSO SANGUE, que isto não é só ler blogues, também se tem de dar o corpinho ao manifesto...
Sábado, dia 8 de Julho, de manhã, esperamos todos e cada um de vós.
Dar sangue não custa nada e faz-nos sentir bem!
Rui Bandeira

1 comentário:

Rui Bandeira disse...

Oh pá, também escusas de ser tão claro...
Com este bonequinho tão simpático hás-de ir longe...
Vais, vais ...!