22 julho 2006

Todas as óperas de Mozart no Festival de Salzburgo

Um dos nossos blogueiros "oficiais", o Rui, postou, e bem, sobre Mozart e a sua extrordinária Flauta Mágica.
Como já estamos de fim de semana resolvi postar uma notícia que me saltou, por acaso, frente aos olhos.
Cá vai ela:

Cerca de 150 cantores líricos e grandes maestros vão estar a partir de domingo no festival de Salzuburgo, que este ano apresentará toda a obra cénica de Wolfgang Amadeus Mozart, nascido há 250 anos.
Até 31 de Agosto, na cidade de Mozart, onde decorre o mais célebre festival de música clássica, serão apresentadas as 22 óperas do autor de «A Flauta Mágica».
A 26 de Julho, a ópera «As bodas de Fígaro», com direcção de Nikolaus Harnoncourt, será representada na inauguração do remodelado auditório «Haus fur Mozart» (A casa de Mozart), um espaço que antes era conhecido como o pequeno teatro do festival.
A soprano russa Anna Netrebko fará o papel de Susana.
A «Flauta Mágica», com direcção de Riccardo Muti e a soprano Diana Damrau no papel de Rainha da Noite, terá uma récita no próximo dia 29.
O desafio de encenar as 22 óperas de Mozart partiu do director do festival, Peter Ruzicka.
«Vão ser estudadas diferentes formas musicais, com obras conhecidas apresentadas com inovações e outras desconhecidas que se pretende tornar mais familiares», indicou, na apresentação do programa do festival, que este ano tem como lema «Mozart 22».
A 28 de Julho, uma obra composta por Mozart quando era ainda muito jovem, «Bastien e Bastienne», será representada com marionetas.
O programa do festival tem suscitado grande expectativa, mas também há vozes críticas que o acusam de ser demasiado pretensioso.
«Sem dúvida que é um desafio maior para um gestor cultural estar em Salzburgo em 2006 e tornar este plano realidade», reconheceu Ruzicka, o maestro alemão que em Outubro de 2001 substituiu o belga Gerard Mortier na direcção do festival.
Esta edição do festival de Salzburgo inclui, além do tributo a Mozart, um programa de teatro e de concertos, com a estreia de obras de música contemporânea.
Diário Digital / Lusa


Desculpem o meu mau feitio... mas:
Depois das excursões às várias cidades alemãs onde se deram pontapés na bola e cabeçadas nos homens, seria bom saber das excursões que as várias classes portuguesas farão a Salzburg...

O Homem era Maçon... que chatice, mas também não é razão para lhe ligarem menos do que ligaram ao Pauleta, que de notas também percebe (ou será, recebe ?).
Estou com dúvidas, deve ser da hora tardia ! Boa noite.

JPSetúbal

Sem comentários: