20 março 2007

A canadiana Internet Lodge of Research

Já dei conta, neste texto, da existência, na Grande Loja Unida de Inglaterra, de uma Loja de investigação denominada Internet Lodge.

Agora, dou-vos conta de uma Loja similar, também de investigação, também vocacionada para a Internet, mas esta integrada na Grande Loja de Alberta, no Canadá: a Internet Lodge of Research, criada em 4 de Março de 2000 e consagrada em 17 de Novembro de 2002.

São seus objectivos:

- Oferecer aos Maçons, especialmente na área de Calgary, um fórum cibernético para a publicação na Rede das suas pranchas de pesquisa. Tais pranchas devem ser aprovadas por uma comissão de publicações e ser digitalizadas no formato “pdf”, quando possível.

- Promover o uso das Novas Tecnologias nas Lojas e pelos maçons e desenvolver programas para ajudar os Maçons a usar estas ferramentas para realçar nas suas Lojas e vidas pessoais. Tais programas devem enfatizar soluções aptas a serem utilizadas por todas as plataformas, para serem utilizáveis por todos.

- Promover uma comunicação entre os Maçons de todo o Mundo, usando a Rede e as variadas tecnologias disponíveis através de sítios, correio electrónico, magazines electrónicos, salas de conversação, grupos de notícias e demais tecnologia que vier a aparecer.

- Promover os princípios da Maçonaria, pela informação exacta, relevante e significativa a fornecer sobre a Fraternidade, seus propósitos e objectivos, seus projectos de solidariedade e seus projectos no ciberespaço e fornecendo atalhos para outros sítios.

- Publicar os registos de suas reuniões formais e de quaisquer outras pranchas de pesquisa maçónica que a sua comissão de publicações recomendar, em formato electrónico.

Podem ser membros desta Loja os Mestres Maçons de qualquer Loja da Grande Loja de Alberta.

No sítio desta Loja, podemos encontrar, além de pranchas (Maçonaria e Tecnologia, O Esquadro, o Compasso e o Computador e O impacto do motor a vapor na Maçonaria são exemplos de títulos de pranchas ali disponibilizadas em .pdf), um muito completo serviço de indicação de atalhos para sítios de interesse maçónico, mas não só. De uma forma geral, o sitio está muito orientado para a interactividade com os seus visitantes.

Vale a pena visitar.

Rui Bandeira

Sem comentários: