29 março 2007

Sábado de SANGUE

Sábado, dia31, é dia de SANGUE.

Não, não se trata de nenhuma violência, nem este espaço a tolera.

A imagem ao lado esclarece tudo: Sábado é dia de DOAÇÃO DE SANGUE.

Preparem os vossos bracinhos, deitem para trás das costas o medo da seringa, e vamos todos seguir o exemplo do jovem da imagem e, sem custos,vamos dar o que de melhor podemos dar: um pouco de nós !

Fazer uma doação de sangue, de um pouco de seiva da vida que nos não faz falta, pois o nosso corpo muito rapidamente reporá o que demos, é um simples acto de solidariedade que devemos tornar num benigno hábito periódico. E sabemos que o que damos é sempre bem aplicado, pois vai servir a quem precisa e quando precisa.

A acção de doação de sangue é organizada pelo Grupo 19 dos Escoteiros de Portugal, da Pontinha e o sangue recolhido, por pessoal médico e de enfermagem do Instituto Portugês do Sangue, será creditado na conta corrente do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues, criado por membros da Loja com o mesmo nome e que, desde há muito, conta com a participação dos jovens escoteiros daquele Grupo.

A associação do Grupo 19 dos Escoteiros de Portugal e do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues, como todas as boas coisas de gente bem intencionada, não foi planeada, resultou de um feliz conjunto de circunstâncias, da junção simples e sem preocupações de quem quer apenas dar o seu contributo para ajudar o próximo. Numa das acções de recolha organizada pelo Grupo de Dadores, houve a oportunidade de contar com a adesão dos jovens do grupo 19 dos Escoteiros de Portugal. Tempos depois, foi o Grupo 19 quem organizou uma acção semelhante e obviamente que os elementos da Mestre Affonso Domingues tiveram todo o gosto em participar. Tivémos então a grata surpresa de verificar que o Grupo 19 destinou o sangue recolhido a ser creditado no Banco de Sangue do Grupo de Dadores, e muito gratos ficámos com isso. A partir de então, sem necessidade de mais conversas ou acordos, ficou natural e tacitamente assente: o Grupo 19 dos Escoteiros de Portugal faz, por direito próprio, e muita satisfação nossa, parte do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues. Os seus elementos têm os mesmos direitos e, se necessário, beneficiam da prerrogativa de reivindicar o crédito de sangue do Banco de Sangue. Para todos os efeitos, os elementos do Grupo 19 dos Escoteiros de Portugal e os do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues são verdadeiros IRMÃOS DE SANGUE.

E assim, as recolhas periódicas de sangue sáo organizadas por um ou outro Grupo, com a participação de todos, todos unidos na causa comum de ajudar a que não falte sangue a quem dele necessite.

Portanto, caros leitores deste blogue, considerem-se todos formalmente intimados a deslocarem-se Sábado, dia 31, entre as 9,30 h e as 12,30 h, à Escola Básica Melo Falcão, na Pontinha (perto do Quartel de Engenharia e do Restaurante Velho Mirante - é só chegar à Pontinha e perguntar, que onze pessoas em cada dez dizem logo onde é...) e... estender o bracinho.

Têm direito a um lanchinho, ao convívio entre todos, à satisfação de ajudar e ao automático registo como dador de sangue do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues, com o inerente direito a beneficiar, para si e sua família , do crédito de sangue do Grupo, quando dele necessitarem.

Quem more longe, pode colaborar na mesma: dirige-se ao Centro de Recolha do Instituto Português do Sangue mais próximo de sua casa e informa que faz a doação para crédito do Grupo de Dadores de Sangue Mestre Affonso Domingues. O pessoal do Instituto anota e regista, sem necessidade de quaisquer burocracias.

Como sempre, a doação de sangue é precedida de consulta médica e teste de hemoglobina, para garantir que não há qualquer prejuízo para a saúde do dador.

Um conselho: ao contrário do que muitos pensam, NÃO É ACONSELHÁVEL DAR SANGUE EM JEJUM. Deve-se apenas evitar tomar álcool. Pelo contrário, ter tomado o pequeno almoço é conveniente, para evitar quebras de tensão.

E pronto! Sábado lá esperamos os leitores deste blogue! Rejeitem o comodismo, vão dar sangue!

Olhem, encarem isso como a contrapartida da leitura deste blogue e considerem-se quites, até à próxima acção de recolha de sangue!

Até Sábado, na EB Melo Falcão, na Pontinha!

Rui Bandeira

1 comentário:

J.Paiva Setúbal disse...

Meu Caro, permite-me apenas dois preciosismos.
1 - Não podem ser 11 em cada 10. Na última pesquiza que fiz sobre a matéria responderam-me correctamente 15 em cada 12. É uma correcção mínima mas convem deixar claro.
2- Todos os que vivem, os outros não vale a pena, longe (ou perto) podem e devem dar sangue, e se não quiserem fazer qualquer referência à Loja Mestre Affonso Domingues, pois que não façam ! mas deem o sanguezinho, t'á ? É que faz muita falta, mesmo...