23 abril 2007

Diálogo (III)

- Antes de passar o teu pedido, tenho de te informar sobre questões materiais...

- Questões materiais? Então a Maçonaria não trata do aperfeiçoamento moral e espiritual?


- Claro que sim, mas isso não impede que, como qualquer organização, não tenha de se preocupar com aquilo com que se compram os melões...


- Já estou a ver o filme! Como já estou convencido a comprar a ideia, agora é altura de falar do preço... Tens a certeza que não foste vendedor de automóveis em outra incarnação?

- Nem acredito em reincarnações! Deixa-te de piadinhas e ouve, para saberes como as coisas se passam.

- Sou todo ouvidos!

- Se fores admitido à iniciação, coisa de que me permito duvidar se continuas com essas piadinhas secas...


- Diz o roto ao nu! Continua, continua...

- Se fores admitido à iniciação, o custo de adesão será de 600,00 euros (Nota: Montante em vigor na Loja Mestre Affonso Domingues desde julho de 2014).


- É carote...

- Na realidade, estás a pagar o avental, a medalha da Loja e outro material que irás receber, além de uma contribuição para os custos gerais. Meu caro, a Maçonaria não se senta à mesa do Orçamento, somos nós que pagamos tudo o que é necessário...

- E já pensaram em deslocalizar para a China o fabrico dos aventais, para os terem mais baratos?

- Ainda não nos tinha ocorrido... O teu espírito empreendedor ainda nos vai ser útil... Adiante! Quanto à quota, são 25,00 euros por mês (Nota: montante em vigor na Loja Mestre Affonso Domingues desde abril de 2012).


- É mais caro do que a quota do Benfica...

- Por enquanto... Mas também não se perdem campeonatos... Repito: todas as despesas, quer da Grande Loja, quer da Loja, são exclusivamente suportadas pelos seus membros. Há que pagar aos funcionários, custear as instalações, telecomunicações, água, electricidade, adquirir materiais, custear viagens, enfim, todas as despesas inerentes ao funcionamento de uma estrutura de alguma dimensão.

- Percebo tudo isso e sei que os custos de funcionamento de qualquer estrutura são elevados. Mas o certo é que, com essas obrigações financeiras, certamente existem interessados que deixam de o ser por não terem condições materiais...

- Infelizmente os custos são o que são. Mas, em casos de necessidade, existem mecanismos que permitem analisar a situação de cada um e diminuir ou até mesmo isentar durante algum tempo o pagamento das quotas, justificando-se tal medida. Mas é verdade que existe a necessidade de um esforço financeiro que, não sendo incomportável, para muitos é importante. Bem gostaríamos que esse esforço fosse menor, mas a realidade é o que é. Por isso mesmo consideramos fundamental informar os interessados das obrigações financeiras que deverão cumprir. A Maçonaria é, para nós, importante, mas à frente de tudo está a família de cada um e só se não prejudicar a estabilidade económica de sua família é que cada um deverá decidir entrar para a Maçonaria. Ser homem de bem é, antes do mais, assegurar o bem-estar dos seus! O resto, mesmo a Maçonaria, só vem depois!

(Nota: Os montantes mencionados no texto foram atualizados para os valores em vigor após deliberações da Loja em maio de 2012, com efeitos a partir de abril de 2012, e em julho de 2014, em função dos compromissos financeiros resultantes da aquisição de instalações para sede da Grande Loja)

Rui Bandeira

5 comentários:

Anónimo disse...

Isenção do que ? E existe Maçon pobre?

Rui Bandeira disse...

@ Flavio:

1. Como se escreve no texto, isenção durante algum tempo do pagamento das quotas.

2. Existe.

Nuno Raimundo disse...

Boas...
A quota a ser paga compreende essencialmente o quê? (pois talvez eu não tenha percebido o post?
É somente quota trimestral e engloba as referidas despesas de manutenção ou as despesas são "pagas" à parte?
É que é ´difícil encontrar este tipo de assunto e respostas no mundo profano, pois sei que é matéria interna de cada Loja ou Obediência.
Abraços

Rui Bandeira disse...

As quotas destinam-se a custear as despesas de manutenção e funcionamento da Loja e da Grande Loja e, na Loja Mestre Affonso Domingues,são do montante de € 60,00 trimestralmente. Nada mais há o dever de pagar.
As contribuições para a Beneficência são, obviamente, voluntárias e na medida do que cada um entenda. "À parte" só poderá haver despesas PESSOAIS com subidas de grau (que implica novo material que passa a ser propriedade PESSOAL do maçon) e despesas com refeições que consuma ou viagens que efectue.

Nuno Raimundo disse...

Muito Agradecido.
Pois apesar da parte material da "vida" não ser o mais importante, é de relevante a sua importância na vida familiar de cada um.
Novamente, Obrigado!