27 abril 2007

Disto e Daquilo - Como vai a Sociedade

Hoje e como não venho aqui há muito tempo vou deambular.
Vi nos noticiários relatada a carga policial sobre uma manifestação ocorrida no dia 25 de Abril.
E hoje por uma casualidade ouvi uma parte do debate mensal com o Governo no Parlamento.
Vamos ao primeiro.
Nao sou Pró policia nem contra a policia, e acredito que em algumas situações umas bastonadas são aplicaveis.
Pude perceber que a manifestação não tinha as devidas autorizaçoes legais, logo era ilegal o que dava a policia o direito de a impedir.
Pude perceber que os manifestantes eram extremistas e que uma das suas palavras de Ordem era com a Autoridade - uma clara alusão à Anarquia - e consequentemente configura um comportamento nao enquadravel num regime democratico.
Pude perceber que iam de cara tapada e que pelos danos causados estavam a destruir propriedade privada e publica.
Também foi notório que nao acataram a ordem de dispersar e de acabar com a manifestação.
Face a isto creio que foram mais que justificadas as bastonadas.
Indo para o debate
Foi a primeira Oportunidade de Paulo Portas confrontar o Primeiro MInistro no Parlamento. Pareceu-.me que estava mal preparado, ou estando quis mostrar uma postura de superioridade. Saiu-se mal porque nao só não interpelou o Governo sobre o assunto em discussão como acabou a ter que ouvir a ironia do Primeiro Ministro - usando a propria expressao de Paulo POrtas - classificar a intervenção como banal e trivial. E de facto foi .
A seguir e no decurso do seu tempo Francisco Louça trouxe o grave caso de uma empresa que quer Obrigar os trabalhadores a fazer turnos de 12h e 15 min, sendo que se estes nao concordarem serão dispensados.
Esquece-se Louçã que lei preve um numero máximo de horas de trabalho por semana, e que passar de 5 turnos de 7h e 20 min para 3 de 12h 15 min representa o mesmo numero de horas semanais, repartidas de forma diferente. E que se a produtividade aumentar porque os turnos sao mais compridos, imaginem que o processo de fabrico de uma peça dura 12 horas e nao 7, entao um unico trabalhador podera acompanhar o processo de incio ao fim evitando erros e desperdicios que podem acontecer quando se torna necessario passar informaçao.

E assim vamos vivendo neste país.

JoseSR

Sem comentários: