01 agosto 2007

Desafio - primeiras respostas

Começam as respostas,


Um dos nossos leitores mais assiduos, O Profano colocou as seguintes questões. ( em verde porque ele é do SCP), às quais se responde em preto.


º Quais as razões de existirem vários Ritos dentro da Ordem Macónica?

São essencialmente razões históricas, esotericas e geograficas. Sobre este assunto existem inumeras teses. Proponho que faça umaspesquisas adicionais sobre o tema e que voltemos a este assunto mais tarde.

ºNa Câmara das Reflexões, o "testamento" assinado por um Candidato, pode prejudica-lo se depois o mesmo no futuro, quiser "adormecer"?

Não o prejudica nunca ! Adormecer é um direito e acontece quando o Irmao por seu desejo o faz, liquidando as suas obrigaçoes para com a Loja e saindo com a folha limpa.


ºO Grão Mestre, Os Grandes Oficiais e os Veneraveis de Loja ocupam esses cargos a tempo inteiro, ou continuam a fazer o seu trabalho "normal" no seu Emprego?

Era bom era ser remunerado !!!!! A norma em Portugal é que o desempenho destes cargos é feito de forma gratuita e apenas consome um pouco mais de tempo. Todos continuam normalmente com as suas ocupaçoes profissionais. A excepção feita aos reformados que por terem essa condiçao podem dedicar mais tempo.
Nalguns países todavia o cargo de Grande Secretério é um emprego em full time e consequentemente remunerado.



ºQuantos obreiros tem a Respeitavel Loja Mestre Affonso Domingues no total?

Num dos meus ultimos textos dou esta resposta. A Loja Mestre Affonso Domingues tem mantido um quadro de obreiros de cerca de 40 membros.


ºNão tendo eu reparado, talvez, qual ou quais os ritos que se efectuam na respectiva Loja?

Em cada Loja só se pratica um Rito. É o rito escolhido no momento da consagraçao da LOja ( por norma) ou outro para o qual a Loja tenha decidido mudar. Estas mudanças são dificeis do ponto de vista administrativo e ritual pelo que são muito raras.

Na RLMAD o rito desde o inicio é o Rito Escoces Antigo e Aceite - primeiros 3 graus . Mas de facto anda muito Distraido porque este topico foi ja tema de varios Posts neste Blog.


Aguardo nova serie de perguntas


José Ruah

4 comentários:

Nuno Raimundo disse...

Boas...

Agradeço a paciência para as minhas questões.

Quando perguntei quantos ritos podiam ter uma Loja, pensava que podiam ter mais, dependendo dos que são aceites pela Grande Loja.

Quanto perguntei a quantidade de obreiros, esqueci-me de mencionar a quantidade por graus.

Quanto ao facto do "fulltime", pensava que fossem cargos para os quais fosse necessário dispender largo tempo por dia.

Apesar de saber que a RLAD use o REEA , pensava que praticasse outro ritual, e ou até que tivesse mais graus, maus que os mesmos não fossem do conhecimento público, pois por norma são limitadas as informaçãoes de lojas acima das "aZUIS"...

O Amigo José que me desculpe os lapsos.


abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

Quando escrevi "maus" devia ser "mas".

Jose Ruah disse...

A Grande Loja pode ter Lojas funcionar em varios Ritos, mas cada Loja apenas pratica um.

Quantos por graus, pois se ler o meu post " Um dia fui .... -3 " verificará lá indico o numero de Mestres ( aproximado) quanto ao resto nao é relevante.

As lojas azuis praticam apenas e só os 3 primeiros graus.

Nuno Raimundo disse...

Agradecido.
Outra questão,
uma "coisa" que também me causa alguma confusão: se um Mestre aumentar for "aumentado de salário" e pertencer a uma Loja Azul, passa a pertencer á loja do "cor seguinte" ( não tenho a certeza se vermelha?!)ou permance nas duas Lojas ao mesmo tempo?

abr...prof...