14 setembro 2007

Blogue do Grémio Estrela d'Alva

Aqui no A Partir Pedra, quanto a sítios e blogues de inspiração ou temática maçónica, a única distinção que fazemos é a da existência ou não de qualidade.

Hoje, quero aqui chamar a atenção para um blogue de superior qualidade: o blogue do Grémio Estrela d'Alva. Publica textos de notável qualidade desde 15 de Julho de 2006 - é, portanto, cerca de um mês mais novo do que o A Partir Pedra. Ao contrário do que aqui fazemos, no Grémio Estrela d'Alva não existe a intenção de publicar textos com frequência: no segundo semestre de 2006, foram ali publicados ao todo 15 textos (média de 2,5 por mês) e, no corrente ano, até final de Julho (em Agosto e até à presente data de Setembro nada foi publicado), publicaram-se ali mais 25 textos ( média um pouco superior a 3 por mês). Mas quase todos os textos merecem atenta leitura e e constituem boas lições para quem tem a preocupação de se aperfeiçoar. Pelo menos uma vez por mês, vou espreitar este blogue e, quando há texto novo, leio-o sempre com muito gosto e proveito. Recomendo vivamente este blogue!

Não se estranhe que aqui se divulgue e aconselhe a leitura de um blogue de uma Loja da Maçonaria Liberal. A Loja Estrela d'Alva existe sob os auspícios do G.O.L.. A Loja Mestre Affonso Domingues sob os auspícios da G.L.L.P./G.L.R.P.. Isso não faz dos elementos de uma e de outra rivais. Sabemos o que nos une (que é muito!) e as diferenças que existem entre nós. Isso não invalida o respeito mútuo e o desejo, também mútuo, de que cada um siga proficuamente o caminho que escolheu. E onde existe coincidência de ideias e valores, apraz-nos reconhecê-lo.

Por exemplo, repare-se mo subtítulo do blogue Grémio Estrela d'Alva: A Maçonaria é uma Ordem universal, filosófica e progressiva, fundada na tradição iniciática, obedecendo aos princípios da Fraternidade e da Tolerância, constituindo uma aliança de homens livres e de bons costumes, de todas as raças, nacionalidades e crenças. A Maçonaria adopta como divisa a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, e como lema a Justiça, a Verdade, a Honra e o Progresso. Um maçon, qualquer que seja a Obediência em que se insere, só pode concordar com estas palavras!

Outro exemplo. Atente-se no texto de introdução do blogue Grémio Estrela d'Alva:

A Maçonaria tem por princípios a tolerância mútua, o respeito dos outros e de si mesmo e a liberdade absoluta de consciência. Considera as concepções metafísicas como sendo do domínio exclusivo da apreciação individual dos seus membros e por isso se recusa a toda a afirmação dogmática. Combate a tirania e a ignorância e neste contexto, tudo o que aqui se diz e apresenta, procura ilustrar publicamente os prícípios do livre pensamento e do respeito universal pelos direitos de cada indivíduo colectiva e individualmente. Assim, este espaço dirige-se a maçons e a não-maçons, sendo todas as opiniões recebidas com agrado e respeitadas por igual.

Só se pode compartilhar estes princípios! E um blogue que segue estes princípios e que tem os textos com a qualidade que o Grémio Estrela d'Alva nos oferece só pode ter, no A Partir Pedra, a justa referência elogiosa que ora e aqui lhe faço.

Rui Bandeira

1 comentário:

Albano Pires disse...

Caro e Resp.'. Ir.'.

Recebe as mais calorosas saudações com votos de Saúde e Fraternidade.

Desejava também, agradecer as tão amáveis palavras e a referência ao nosso/vosso blog e dizer que estamos convictamente unidos pela Ordem Universal e sentir todos os Irmãos como maçons, independentemente da sua Obediência e como dizes: "é mais importante o que nos une do que o que nos divide".

Recebe as felicitações para o vosso/nosso Blog com votos de um trabalho profícuo a bem da Ordem.



Júlio Verne, M.'. M.'.