09 novembro 2007

O Maçon e a familia.

Ha muito muito tempo Simple perguntou-me sobre maçons e familia. Eu cá andava ocupado com essas questões - a familia - pois a pergunta é de 23/10 e o meu casamento foi a 31.


O Rui respondeu e muito bem com o exemplo da familia dele.

Aqui há uns meses o assunto ja tinha sido aflorado por mim aqui.

Não creio que se possa ser maçon, em plenitude, se a familia nao souber. Se a familia entende, aceita, rejeita, usa como arma de arremesso quando as coisas correm menos bem, se nao respeita a condição, ou se respeita, isso são outros 500.

Algumas das perguntas que faço a todos os profanos que inquiro são :

A sua familia - mulher/namorada/companheira essencialmente - está ao corrente desta sua pretensão ?

Qual foi a a respectiva reacção quando lhe contou ? ou Qunado pensa dizer-lhe e qual pensa que será a reacçao. ?

AS respostas a estas perguntas permitem-me perceber se aquele candidato está ali de corpo inteiro ou nao.

O mais frequente é que quando nao estão de corpo inteiro a Loja perder aquele maçon para a familia biologica. Não conheço , ou melhor serão poucos os que vao olhar a mulher nos Olhos e lhe vao dizer " Quero lá saber o que tu pensas, mas eu vou à sessão da Loja" ou " Sabes perfeitamente que o 2º Sabado é dia de reuniao da Loja, para que raio foste marcar bilhetes para a sessão de teatro das 18h30, nao podias ter escolhido a das 21h30 ?"


É certo que se podem ( devem mesmo) negociar compromissos.

Por exemplo :

Ele:
" eu vou a todas as sessões de Loja, mais as de grande Loja, as das Lojas sob minha jurisdição e ainda aquelas para onde for convidado, para alem das reunioes administrativas e as de revisao do regulamento, da preparaçao do Orçamento num total de cerca de uma centena e meia de sessões por ano"

Ela:
" Querido com certeza, apenas que nesta casa ha cama todos os dias as 23h. Quem está, está, quem não está ...".


Imaginem que um maçon nao conta nada à mulher e começa a sair regularmente a dias perfeitamente determinados e horas precisas para ir à sua reuniao de Loja.

A Mulher vai começar a pensar que ele anda com outra e um dia decide segui-lo.
Vê-o entrar num edificio, espera um pouco e depois toma a decisao de entrar por ali a dentro, descobrindo:

O Marido junto com uma data de homens e todos de Avental.

O Mais natural é invectivar como segue:

" Malandro a enganares-me e ainda por cima com um quantidade de Maricas todos de avental !!"

Mas o pior é no dia seguinte quando comentar com a vizinha ou com amiga ,

" veja lá o que me aconteceu Descobri o meu Manel ( malandro) nuns preparos esquisitissimos, e ainda por cima tava lá também o Silva do 5º Esq. , o Lopes sabe aquele que vive com a Alzira, mais uma data de gente, até la tava aquele que foi ministro , o dos oculos grossos ta ver .....".

Ou mais racionalmente, tentar envolver a familia num máximo de actividades, e ceder de vez
em quando , nao indo a uma ou outra sessão.


Por tudo isto acho que uma conversa previa à aceitaçao do convite, e uma manutenção da consorte devidamente informada dos compromissos, bem como uma negociação justa sao fundamentais


Por outro lado quando se assumem compromissos com a Loja, como sejam o de aceitar um cargo de oficial para o ano, este assunto deve ser posto à familia para que nesse periodo de tempo, 1 ano, se possa estar presente em todas as sessões.


Enfim, este é um dos temas mais complexos, porque cada Maçon é um caso e cada familia um caso é, pelo que se tivermos um Maçon na familia temos pelo menos dois casos.

Nada que um bom relacionamento familiar nao resolva. E se nao resolver há dois caminhos. Continuar na familia ou COntinuar na Maçonaria. ( neste ultimo caso e passe a publicidade acho que devem arregimentar logo o Rui Bandeira como vosso Advogado porque se for a vossa mulher a fazê-lo é melhor nem pensar na factura que terão que pagar .... )

José Ruah

7 comentários:

Paulo M. disse...

@José Ruah

Bom... Não me passava pela cabeça essa de não contar à consorte; essa dos "maricas de aventalinho" ia-me fazendo cair da cadeira... Referia-me antes aos filhos, e à sua natural apetência para terem uma boca grande.

Imagino que não haverá um "Manual do Pai Maçon", ou coisa que o valha, que explique estas coisas; se há, roo-me de inveja: as minhas filhas vieram sem manual de instruções...

Um grande abraço,
Simple Aureole

P.S: Quando contou ao Nico? Como é que ele reagiu? Imagino que tenha ficado contente por ter passado a ter um monte de "tios" a fazer-lhe festas...

Jose Ruah disse...

@ Simple

Tendo tudo ajustado com a consorte, esta trata dos filhos.

Os miudos sao muito mais esperto que o que parecem ser e mesmo tendo apetencia para falar, nao estou a ver um miudo meter-se no seguinte dialogo:

" O meu pai tem um avental mais giro que o da tua mãe, é todo cheio de coisas douradas !!!!"

Para receber a seguinte resposta
" Douradas , isso é coisa de gay"

Passava a ser gozado na escola durante esse ano e o proximo.

Paulo M. disse...

@ José Ruah

Essa dos "maricas todos de avental" e dourado ser "coisa de gays" deixou-me curioso com outra coisa: os "bons costumes" exigidos ainda restringem o ingresso de homossexuais, ou isso já foi chão que deu uvas? Ou é na base do "don't ask, don't tell", como nas forças armadas Americanas?

"Tendo tudo ajustado com a consorte, esta trata dos filhos."
Pois, parece-me bem... mas e se ela estiver em igualdade de circunstâncias? As filhas mais velhas de uns fazem baby-sitting aos mais novos dos outros? Ou estará aí um nicho de mercado por explorar? Estou mesmo a imaginar: "Baby-sitters Calhau, para quando estás de balandrau"...

Um abraço,
Simple Aureole

Jose Ruah disse...

Como digo no post :
"Enfim, este é um dos temas mais complexos, porque cada Maçon é um caso e cada familia um caso é, pelo que se tivermos um Maçon na familia temos pelo menos dois casos."

No caso que expoe pelo que percebo em vez de 2 casos sao 3 casos.

É então muito mais facil. Primeiro porque o 3 é um numero muito mais simbolico que o 2.

Depois porque se tanto o pai como a mae vao a reunioes, é uma assunto institucionalizado e rotineiro nao merecedor de ser comentado.

As minhas irmãs e os meus sobrinhos, decidiram dar um nome de codigo - os tios / as tias - e quando a conversa surge a resposta é , "está nos tios ".

MAs nao ha respostas milagre, e neste caso cada um sabe dos seus.

Paulo M. disse...

@ José Ruah

Essa do "está nos tios" está fantástica! Obrigado pela resposta!

Um grande abraço,
Simple Aureole

Paulo M. disse...

"...este assunto deve ser posto à familia para que nesse periodo de tempo, 1 ano, se possa estar presente em todas as sessões"

Já me esquecia de perguntar... Que periodicidade têm as sessões? São semanais? Quinzenais? Mensais? Varia de loja para loja, ou está uniformemente estipulado? Varia de grau para grau, ou é igual para todos?

Jose Ruah disse...

A periodicidade das sessões é definida no momento da constituiçao da Loja pelos seus membros fundadores.

A Loja podera posteriormente alterar o seu calendario.