28 fevereiro 2008

Ars Macionica


A Loja de Investigação da Grande Loja Regular da Bélgica tem o nome de Ars Macionica. Reclama-se de estar sob a égide do número três: Trabalha nos três graus simbólicos, tem três reuniões por ano e comunica em três línguas, inglês, francês e neerlandês. Foi criada em 1992. A ela podem pertencer todos os Mestres Maçons da Maçonaria Regular que tenham publicado, pelo menos, um trabalho original.São admitidos a participar nos trabalhos da Loja Aprendizes e Companheiros, em função do tema em análise. Reúne no seu seio maçons de diversas nacionalidades: belgas, franceses, suíços, holandeses, ingleses, italianos, gregos.

O símbolo e medalha da Loja representa a coruja de Atena, a ave que vê à noite. Símbolo da sabedoria, evoca o espírito crítico dos filósofos gregos.

Como outras Lojas de Investigação, a Ars Macionica agrega um Círculo de Correspondentes. Mediante o pagamento anual de 25,00 euros, cada correspondente tem direito a receber um volume anual das Acta Macionica, de receber convites para todos eventos organizados pela Loja ou pelo Circulo de Correspondentes, de estar presente em todas as sessões da Loja (em função do seu grau), de ver publicados no volume correspondente das Acta Macionica, sob o seu nome, os textos das perguntas ou intervenções que formule a propósito das conferências e a ver publicadas, no número seguinte, as respostas às perguntas que tenha formulado ou a reacção do conferencista aos comentários que tenha apresentado.

As Acta Macionica são a publicação anual da Loja. Até 2007, foram publicados dezassete números. Dezassete, porque o primeiro volume foi publicado ainda em 1991, antes da criação formal da Loja.

A sua última reunião teve lugar no passado sábado, dia 23 de Fevereiro. Nesta reunião, foi proferida por Paul Rousseau a conferência intitulada A Maçonaria no Luxemburgo.

Rui Bandeira

Sem comentários: