15 março 2008

Loja Lessing 61 completa 128 anos hoje (13Março)

Ora cá temos os nossos Irmãos (duplamente !) Brasileiros em época de festa.

Não há muitas lojas maçónicas no mundo que se possam dar ao luxo de comemorar 128 anos, razão mais do que suficiente para enviarmos um TAF intercontinental a estes nossos irmãos, de parabéns pela data maravilhosa que comemoram.
Vão igualmente os votos de que o GADU proporcione a estes nossos Irmãos muitos mais anos de muito e bom trabalho maçónico.

Que a pedra trabalhada por Vós permita a edificação do templo que o Homem anseia e precisa.


Templo próprio começou a ser construído
em 1895 e é onde as reuniões ocorrem até hoje
Uma das lojas maçônicas mais antigas do Rio Grande do Sul completa hoje 128 anos: a Loja Lessing 61, de Santa Cruz do Sul. A história da maçonaria em Santa Cruz teve início bem antes da expedição do Brevê Constitutivo, documento que representa a Carta Constitutiva vinda do Poder Central – o Supremo Conselho do Grande Oriente do Brasil. Os membros já se reuniam através de triângulos maçônicos. De posse da carta, datada de 13 de março de 1880, fundou-se a Loja Lessing. Mesmo não possuindo templo, os integrantes trabalhavam nas dependências do Clube União. Seu primeiro mestre foi Friederich Wilhelm Bartholomay. Hoje a loja está subordinada às Grandes Lojas, cuja potência foi fundada em 1928. Em julho de 1895 começou a construção do templo próprio, onde até hoje os maçons se reúnem para suas reuniões, na Rua Tenente Coronel Brito. A inauguração do prédio ocorreu em junho de 1897. No ano seguinte foi fundada a Sociedade Beneficente Lessing, com o objetivo de administrar a sede da loja. O primeiro presidente foi Carlos Trein Filho. O nome Lessing veio do maçon alemão Gotthold
Lessing, nascido em 1729, na cidade de Kamenz. Foi dramaturgo, poeta e crítico, de família evangélica-luterana. Estudou Teologia e escreveu sua primeira obra literária, O Jovem Sábio, em 1748. Ele viveu até 1781.

JPSetúbal

3 comentários:

DJ JAIRINHO disse...

eu jairo rene lorencini, 24 anos, comerciante, natural e residente em gramado xavier, na avenida santa cruz- 1441, profundo conhecedor e admirador da arte maçon, desejo de todo o meu coração ingressar na loja, mas não tenho nenhum grão mestre conhecido,se não for possivel um convite indiquem- me alguem com quem possa manter contatos! abraço fraterno!

SAMUKA disse...

Olá DJ JAIRINHO,

Li seu post, e recomendo que faça um contato no site: http://www.glojars.org.br/site/content/home/index.php, expondo os motivos que o motivam a pedir o ingresso na Ordem. vale lembrar que você terá que ser indicado, não basta querer entrar.

Um grande abraço,

Samuel Chiesa Mestre Maçom

Pavlak, Getulio Rogerio Arbo disse...

Bom Dia !!!

Só Agora - já no ano de 2023, li e vejo o contato do Sr Jairinho.

Diga-me, como ficou... estás na Ordem ???

Abçs