16 abril 2008

Mais informação sobre o Curso de Pós-Graduação em Filosofia e Fundamentação Maçónica

Já em 22 de Outubro do ano passado, dei conta, aqui no A partir pedra, de um Curso de Pós-Graduação em Filosofia e Fundamentação Maçónica, idealizado pelo Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT), em parceria com o Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) e com o Instituto Creatio.

Hoje, tive o grato prazer de receber uma mensagem de correio electrónico do coordenador pedagógico do mencionado curso, Prof. Doutor Medson Janer da Silva, que teve a amabilidade de me enviar o projecto do curso e... se fosse invejoso, roía-me todo de inveja!

Só a bibliografia, com dezenas de títulos - todos com edições em português! -, deixou-me a salivar...

A extensão do documento, 22 páginas, não permite a sua publicação aqui. Mas, pelo menos, atente-se nos objectivos definidos para o curso:
  • Possibilitar a ampliação do conhecimento aos maçons que serão formados no curso de Filosofia e Fundamentação Maçônica.

  • Aperfeiçoar a criticidade dos participantes do curso em fundamentação maçônica;

  • Repensar a prática dos maçons no ensino da Maçonaria;

  • Aprimorar a prática pedagógica dos maçons em relação a habilidades reflexivas, críticas e formulação de questões relativas à prática da Maçonaria como um todo;

  • Instigar a produção científica e a pesquisa na maçonaria, abrangendo a necessidade de dominar os instrumentos utilizados na prática dos conteúdos maçônicos;

  • Favorecer as múltiplas formas de aquisição de conhecimento, através da interdisciplinaridade, ou seja, integrar a prática de ensino em Maçonaria ao vários campos do saber;

  • Cooperar com o desenvolvimento do processo teórico-metodológico em relação às novas disposições das tecnologias educacionais quanto à construção do conhecimento;

  • Aplicar o conhecimento metodológico e científico na produção do textos científicos e trabalhos apresentados e lojas maçônicas para aumento de salário; desenvolvendo as habilidades da pesquisa interiorizada durante o curso.

E, como não quero que vos falte nada, diligenciei a publicação do projecto nos documentos do Google, de forma a que todos possam, se quiserem, consultá-lo. Podem fazê-lo aqui. Repito: só pela bibliografia em português vale a pena!
__________________________

Eu também gostaria que não faltasse nada à Inês! Mas verifico que ainda continua por aí muita inércia... Portanto, relembro: se puder, contribua! Veja como neste atalho.

Rui Bandeira

Sem comentários: