10 abril 2008

Parabéns, Glomaron!

A Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron) completa hoje, 10 de Abril, 23 anos de existência. A sua fundação ocorreu em 10 de Abril de 1985, por iniciativa das três Lojas maçónicas então existentes no Estado de Rondónia, um dos Estados da região da Amazónia, no Brasil, as quais, estando na época integradas na Grande Loja Maçônica do Estado do Amazonas, peticionaram ao respectivo Grão-Mestre a criação da nova Grande Loja. As Lojas peticionárias foram a Fé e Confiança, de Guarajá-Mirim, hoje n.º1 do cadastro da Glomaron, a Estrela Renascente, de Porto Velho, hoje n.º2 da Glomaron, e a Águia do Planalto, de Vilhena, hoje a n.º3 daquela Grande Loja. Deferida a solicitação, foi então, na data acima referida, instalada a Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia, sendo seu primeiro Grão-Mestre o Irmão Sílvio Bezerra da Costa.

Actualmente, a Glomaron tem inscritas nos seu cadastro 37 Lojas. O cargo de Grão-Mestre é presentemente exercido pelo Irmão Juscelino Moraes do Amaral.

As Lojas sob jurisdição da Glomaron, para além de desenvolverem diversos serviços sociais junto de comunidades carentes, asseguram o apoio a diversas entidades para-maçónicas: a Ordem DeMolay, constituída essencialmente por filhos de maçons, as Filhas de Jó, integradas principalmente por filhas de maçons, e os Clubes das Acácias e das Romãs, que são dirigidos por esposas de maçons. Ou seja, há instituições para toda a família...

As comemorações do aniversário da Glomaron prolongar-se-ão nos dias 11 e 12, com a realização de uma Assembleia de Grande Loja em Colorado do Oeste, que, naturalmente, contará com a presença de representantes de todas as Lojas da Obediência e onde se discutirão temas de importância para a maçonaria daquele Estado brasileiro.

Também no dia 11, no Colorado do Oeste, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira, apresentará, a convite do Grão-Mestre Juscelino Moraes do Amaral, uma palestra sobre a importância e o papel de vanguarda da OAB na defesa dos direitos dos cidadãos. Esta iniciativa efectua-se no âmbito da parceria que a OAB e as Grandes Lojas Maçónicas do Estado de Rondónia firmaram, para implementar uma campanha pela ética e valorização da cidadania. Esta campanha foi aprovada na Conferência de Grão-Mestres das Grandes Lojas Maçónicas do Brasil, que teve lugar em Caxias do Sul.

Daqui, do outro lado do Atlântico, o A Partir Pedra associa-se à comemoração de mais este aniversário da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia e formula votos de continuação, com sucesso, do bom trabalho.

(Fontes: sítio da Glomaron e Rondoniagora.com)

_________________________

1. Não se esqueça de contribuir , na medida do que puder e quiser, para a campanha de angariação de fundos a favor da Inês. Veja aqui como!

2. E lembre-se que sábado, 12, de manhã é dia de doação de sangue, na Escola Mello Falcão, na Pontinha, e em postos de recolha de sangue em todo o Mundo!

Rui Bandeira

Sem comentários: