18 julho 2008

Como consertar o Mundo

Hoje é sexta-feira e, como vai sendo hábito, dia de alegoria no blogue.

Os tempos vão difíceis, as crises sucedem-se, parece que o Mundo está cada vez pior e não se vê solução à vista. O discurso pessimista instala-se. Isso é o pior que pode acontecer! As dificuldades superam-se com força e determinação e, para as ter, é necessário crer que é possível tal superação. Diz o Povo que Depois da tempestade vem a bonança, mensagem de esperança que devemos ter sempre presente nas ocasiões difíceis. É por isso que escolhi para hoje este texto, de autoria que desconheço, que recebi por correio electrónico e que nos ensina

Como consertar o Mundo

Um cientista, muito preocupado com os problemas do mundo, passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de melhorá-los. Certo dia, seu filho de 7 anos invadiu o seu santuário, decidido a ajudá-lo.

O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distrair a criança. De repente deparou-se com o mapa do mundo.


Estava ali o que procurava. Recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo: - Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está ele todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Mas faça tudo sozinho!


Pelos seus cálculos, a criança levaria dias para recompor o mapa. Passados alguns minutos, ouviu o filho chamando-o calmamente. A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade conseguir recompor um mapa que jamais havia visto.

Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?

– Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?


- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel do jornal para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem.
Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era... Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo!!!


Às vezes, nada como o olhar de uma criança para descobrir a simples solução, que está frente aos nossos olhos mas que, quantas vezes, não vemos, enredados nas complicações que a envolvem e nos desorientam! É bem verdade! Para consertar o Mundo, basta consertar o Homem!

É isto que a Maçonaria procura fazer e que os maçons tentam, paulatinamente, conseguir. Consertar o Homem, unidade por unidade, um a um! O processo é lento, mas seguro. E, à medida que se for avançando, será mais rápido, pois, como a mancha de azeite, espalhar-se-á. Basta ter a força, a determinação, a persistência de prosseguir. Um dia o Mundo há-de ficar consertado!

Rui Bandeira

3 comentários:

Anaquariana disse...

Gosto muito do texto e gostaria de publicá-lo. Gostaria de saber se o senhor é o autor deste texto, para referenciar a autoria do mesmo. Obrigada

Rui Bandeira disse...

@ Anaquariana:

Os dois parágrafos introdutórios e os dois da conclusão são de minha autoria. A historieta (em itálico negrito) é de autoria que desconheço e circula pela Internet e correio eletrónico.

Saudações.

Anaquariana disse...

Obrigada pelo esclarecimento. De facto, circula pela net mas ninguém me sabe dizer quem é o autor. Obrigada na mesma pela atenção.
Um abraço