20 agosto 2008

Continuamos em Agosto mas não parece !

Tradicionalmente a maçonaria para em Agosto. Nalguns países pára mesmo em Julho e Agosto. Ou seja aos obreiros é reconhecido o direito a férias tal qual como numa qualquer Oficina, ou Loja.

Os Maçons são como os outros têm direito a Férias, a estar com as respectivas famílias e a não se preocuparem com os trabalhos rituais nem com o funcionamento da Loja.

Pois é ! Isto é Verdade mas não para todos.

Aqui este escriba está atarefadissimo com uma incumbencia do MR Grão Mestre. Quer ele que no início de Setembro esteja pronto para distribuição o novo Ritual do Grau de Companheiro para o Rito Escocês Antigo e Aceite.

E para tal chamou ao trabalho dois obreiros da sua confiança, que têm dado ao dedo. O FPC criou as versões iniciais, baseadas no Ritual existente.

Mandou-as por e-mail cá para mim, e eu estou a trabalhar na que será a versão para apresentação ao GM, já formatada, com a apresentação e aspectos finais, etc.

Preferencialmente sem erros mas sobretudo sem fontes de equivocos.

Enfim, coisas de Grande Inspector.

José Ruah

4 comentários:

Luz do Oriente disse...

Mano já agoro te ponho uma dúvida que está a resultar da actual versão do ritual e que se prende com a letra G. Nalgumas maçonarias a Letra G é descrita como estando inserta no Oriente [ao que se presume pintada no décor], noutras como estando pendurada no Oriente [ao que se presume por cima do VM]o que coloca problemas quando a Loja reune em templo não fixo, noutras como se situando no Oriente o que permite um mecanismo utilitário tipo candeeiro que se ligue e desligue. Ajudas a ponderar isso nesse ter desbastes da pedra. TAF.

Jose Ruah disse...

@ Luz do Oriente

O decor do templo é de facto passivel de algumas variações. No Delta Luminoso podem aparecer várias inscriçoes, desde a mais comum em Hebraico ( Yod Hê Vav Hê ), ao G, ao Olho que tudo vê e mesmo o interior do Delta deixado Vazio.

Todas estas versões são correctas e podem estar expostas mesmo em Grau de Aprendiz.

O G que te referes tem a ver com a Estr:. . E nesse caso deve de facto ser um acessório amovivel, ou se for fixo com luz independente para poder ser apagado e mesmo coberto.

Não esquecer que este simbolo que estamos a falar que aparece pela primeira vez no Grau de Companheiro e em cima da Mesa do VM, aparece depois no grau seguinte em sitio diametralmente oposto. Por isso se for um acessório amovivel é mais pratico.

Não podemos portanto confundir o G com a Estr:. está sim um sibolo do Grau 2 em diante.

Espero ter respondido

Nuno Raimundo disse...

bOAS...

Não querendo deliberadamente fazer "futurologia", penso estar a "olhar" para um possível GM num futuro não muito distante...
Não será assim!?

;)

De facto o trabalho que o José tem em mãos, é digno de ser compilado por si. Tal a Qualidade dos textos que escreve e a forma como usa a Sabedoria que tem para nos "ensinar" um pouco sobre a ARTE REAL.

Parabéns ao José, se se pode parabenizar este assunto.

abr...prof...

Jose Ruah disse...

@ Nuno

Quanto ao futuro só o Grande Arquitecto é que sabe.

Se um dia for GM é porque o meus Irmaos acharam que eu seria a pessoa indicada.

Mas isso é coisa para voltarmos a falar daqui uns 20 a 25 anos.

O trabalho que faço é colaborar numa equipa que tem atribuiçoes bem definidas para cada um dos seus membros.

Faço a minha parte, que não poderia ser feita sem que o FPC ( Irmao que está no projecto) tivesse feito a parte dele.
Só isso