10 fevereiro 2009

Curso para Aprendizes e Companheiros

O Grande Oriente de São Paulo (Brasil) inicia no próximo sábado, dia 14 de fevereiro, pelas 10 horas, um curso para Aprendizes e Companheiros, em quatro módulos.

O primeiro módulo de Aprendiz é dedicado ao tema Origens históricas da Maçonaria no Brasil e no mundo.

O primeiro módulo de Companheiro tratará dos temas Origem e história do grau e Particularidades do rito.

Embora o curso se destine diretamente a Aprendizes e Companheiros, a Grande Secretaria de Cultura e Educação Maçônicas do Grande Oriente de São Paulo, entidade organizadora, anuncia que o seu público alvo inclui, não só os maçons destes graus, mas também os Mestres. Que, acrescento eu, se devem sempre considerar eternos Aprendizes, se efetivamente aprenderam algo que valha a pena.

Serão emitidos e entregues certificados aos Irmãos que tiverem frequentado pelo menos 75 % do Curso, ou seja, pelo menos três dos quatro módulos.

O curso será dado no Palácio Maçónico do Grande Oriente de São Paulo, sito na Rua São Joaquim, n.º 457, Liberdade, São Paulo. (E que bem que soa que o Palácio Maçónico se situa na Liberdade...)

O curso é ministrado gratuitamente, mas é solicitada a doação de um quilo de alimentos não perecíveis - a que, obviamente, será dado o adequado uso solidário. (Excelente princípio!)

Para melhor organização das sessões, os interessados devem inscrever-se para a frequência do curso, seja através do endereço de correio eletrónico biblioteca@gosp.org.br, seja através do telefone da rede de
São Paulo, Brasil, 11-3346-7088, extensão (como se diz em Portugal) ou ramal (como se refere no Brasil) 150.

Rui Bandeira

5 comentários:

Jose Ruah disse...

Ora aí está um projecto que eu gostaria de fazer aqui em Portugal.

Alinhas Rui ?

Nuno Raimundo disse...

Boas...

Já agora deitava um pouco de "água para a fervura" e sugeria a possibilidade de uns workshops para profanos.
Porque não?!
Podiam ser sobre a relação da Maçonaria com a Sociedade Civil por exemplo.
Fica a sugestão. :)

abr...prof...

Rui Bandeira disse...

@ Jose Ruah:

Alinho.

@ NuNo_R:

Boa sugestão. Mas, meu caro, ainda não reparou que existe em permanência um "workshop eletrónico" para profanos? Chama-se A Pafrtir Pedra...

Um abraço!

Unknown disse...

E se esse(s) workshop(s) fossem transversais a todas as Grandes Lojas ditas Regulares? Talvez assim os mais recentes Maçons conseguissem ajudar a ultrapassar as divergências que levaram a tantas divisões.

Rui Bandeira disse...

A sua ideia, se bem que bem-intencionada, não me parece viável. Há situações que necessitam de tempo para serem ultrapassadas. Por vezes gerações. Entretanto, e enquanto não existirem condições, cada um tem de fazer as suas escolhas. Sendo que, individualmente, as portas normalmente nunca estão fechadas.

Aproveito para lhe transmitir que vou responder a uma pergunta que me foi colocada em privado com dois textos, o primeiro dos quais já está escrito e publicarei, talvez, hoje.

O segundo texto esclarecerá também, espero, o alcance deste comentário...