18 agosto 2010

Religião e espiritualidade


Raramente publico aqui no blogue textos que não são escritos por mim. Mas toda a regra tem exceções, quando as exceções o justificam. É o caso do texto que abaixo segue. Recebi-o através do Grupo Maçônico Orvalho do Hermon. Não confirmei a factualidade. mas a confiança em meus Irmãos do Grupo leva-me a não duvidar da mesma. E o texto do pastor Ed René Kivitz é de primeira água - e merece ser divulgao, lido e, sobretudo meditado.

Primeiro o enquadramento factual, tal como o recebi na mensagem do Grupo Maçônico Orvalho do Hermon:

No dia 1°/Abr/2010, o elenco do Santos, atual campeão paulista de futebol, foi a uma instituição que abriga trinta e quatro pessoas. O objetivo era distribuir ovos de Páscoa para crianças e adolescentes, a maioria com paralisia cerebral.
Ocorreu que boa parte dos atletas não saiu do ônibus que os levou.
Entre estes, Robinho (26a), Neymar (18a), Ganso (21a), Fábio Costa (32a), Durval (29a), Léo (24a), Marquinhos (28a) e André (19a), todos ídolos super-aguardados.
O motivo teria sido religioso, a instituição é espírita, o Lar Espírita Mensageiros da Luz, de Santos-SP, cujo lema é Assistência à Paralisia Cerebral
Visivelmente constrangido, o técnico Dorival Jr. tentou convencer o grupo a participar da ação de caridade. Posteriormente, o Santos informou que os jogadores não entraram no local simplesmente porque não quiseram.
Dentro da instituição, os outros jogadores participaram da doação dos 600 ovos, entre eles, Felipe (22a), Edu Dracena (29a), Arouca (23a), Pará (24a) e Wesley (22a), que conversaram e brincaram com as crianças.
Eis que o escritor, conferencista e Pastor (com P maiúsculo) ED RENÉ KIVITZ, da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), fez uma análise profunda sobre o ocorrido e escreveu o texto abaixo que tenho o prazer de compartilhar.

No Brasil, futebol é religião, por Ed Rene Kivitz

Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa.Eles não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias da religião.
A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé. A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e cada uma das tradições de fé.
Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião. Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista, evangélica, ou católica, você está discutindo religião.
O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai. E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.
Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz.Os valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se deem as mãos no mundo da busca de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.
Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus. Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de
páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia mental.

Ed René Kivitz, cristão, pastor evangélico, e santista desde pequenininho.


Não sei se o Pastor Ed René Kivitz é ou não maçom. Nem sequer sei se ele aprecia os maçons. Sei que concordo em todas as frases, em todas as palavras, em todas as letras, com o que o Pastor escreveu.

Isto é o que a Maçonaria ensina. Isto é o que os maçons devem e procuram aprender. Que seja ensinado por quem, porventura, não é maçom, não interessa nada. Porque as boas lições são para serem aprendidas, venham de onde vierem. Hoje tenho muita honra em bradar que aprendi com este texto e em aqui o publicar para que outros possam também com ele aprender.
Rui Bandeira, maçom, advogado e benfiquista desde pequenininho.

16 comentários:

Diogo disse...

«A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais»

Assim, de repente, lembra a maçonaria.

Abraço

Ferra Mula disse...

Irmão Rui Bandeira,

Achei este artigo essência de sabedoria.Sempre me referi à maçonaria como um estado de consciência, aqui muito bem explicitado.
Airton da Fonseca, maçom, aposentado e palmeirense desde pequenininho.

Rui Bandeira disse...

@ Diogo:

Se lhe lembra, bom proveito!
Lamento que estrague um texto tão significativo com uma das suas provocaçõezinhas de mau-gosto a que, durante algum tempo, nos habituou e que pensei pertencerem já ao passado.
Este seu comentário foi digno daquele senhor malcriado que andou por aqui há um par de semanas e que me mereceu a consideração de que mostrava como o Diogo afinal merecia respostas, porque manifestava os seus acordos e desacordos com educação. Parece que o elogio lhe fez mal.
Fique, portanto, ciente de uma coisa: a partir de agora, sempre que quiser esclarecimentos, darei, como vemho fazendo, o meu melhor para lhos dar, na medida em que lhos puder dar - como o Paulo M, sem pretensões nem propósito de o convencer do que quer que seja.
Mas sempre que tiver recaídas destas e voltar às provocaçõezinhas, afinal infantis, da minha parte a única resposta será o silêncio - que desejo ensurdecedor!

@ Blog do Ferra Mula:

Também achei o texto do Pastor um texto com muita Sabedoria.
E muito grato pelo comentário do ilustre adepto do antigo, nobre e qualificado Palmeiras!

Diogo disse...

«A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais»


O que é a Maçonaria - Maçonaria em Portugal

A Maçonaria é uma Ordem iniciática e ritualista ... que persegue determinados fins e que está vinculada a certas regras ... deve porém dizer-se que a Maçonaria Regular, Tradicional ou de Via Sagrada impõe, a crença em Deus e na imortalidade da alma, excluindo também as mulheres.


Abraço Rui. Não quis ser ofensivo.

Nuno Raimundo disse...

Boas Rui...

Com essa do "benfiquista" é que ( para mim...lol) o texto perdeu uma certa "qualidade" a que nos habituou ( just kiding, não resisti à brincadeira e sabe o porquê), mas no que toca ao post,
fic algo que deixa qualquer um a mediatr, e digo meditar e não pensar :)

abr...

Paulo M. disse...

Acho que descobri o que o Diogo quer, e é uma resposta assim:

Ah... A sério?! Lembra a Maçonaria?! Nunca tinha reparado... Curioso... De facto, a Maçonaria e as religiões são muito parecidas, a ponto de se poder dizer que a Maçonaria é uma religião. Mas se todos sabemos que a Maçonaria é uma criação humana! Ah, vi a Luz! As outras religiões, como a Maçonaria, são todas criações humanas! Não há deus! Essa coisa das religiões é uma cabala para enganar os papalvos e para os afastar das verdadeiras questões!

Mas quem estará por detrás disto? Ora, uma clique de conspiradores, claro, que querem comandar o mundo em proveito próprio sem que os aborreçam nem questionem! Ah, como é que não vi isto mais cedo? Tenho que avisar todos! Acordem!!! Não vêem que estão a comer-nos as papas na cabeça???


Se é isto que espera... bom... pode ir-se sentando confortavelmente... Muito confortavelmente, diria mesmo.

Abraço,
Paulo M.

Bird disse...

O Poeta disse:

"O verdadeiro Segredo Maçônico...
É um segredo de vida
e não de ritual
e do que se lhe relaciona.
Os Graus Maçônicos comunicam àqueles que os recebem,
sabendo como recebe-los,
um certo espírito,
uma certa aceleração da vida
do entendimento
e da intuição,
que actua como uma espécie
de chave mágica dos próprios símbolos,
e dos símbolos
e rituais não maçônicos,
e da própria vida.

É um espírito,
um sopro posto na Alma,
e, por conseguinte,
pela sua natureza,

...incomunicável."

Por mais que o Diogo questione, e por mais respostas e pistas que se sejam dadas, penso que difícilmente ele irá obter a luz! Ela é incomunicável, como já lhe foi dito pro diversas vezes! Está dentro de nós!
Rui e Paulo, não vale a pena o contraditório! Para o preconceito? Explicar o quê? Que fiquem na sua infinita ignorânia!
Abç(s).
Bird, livre e de bons costumes (os Iguais reconhecem-no com tal), no activo e dragão desde pequenino.

Lindemann disse...

Difícil explicar à quem não quer entender. Será tão difícil comentar sobre o que realmente quer dizer o texto? Deixa pra lá!
... (Pausa para respirar)...
Me senti envergonhado, com estes jogadores que estão sempre nas primeiras páginas. Aparecem por aí como os que "fazem e acontecem". Já os vi inclusive na "TV" fazendo o bem para crianças menos favorecidas. Talvez não seja a religião que os impediu, e sim porque a TV Globo não estava lá para dar a notícia.
TFA
Josiel
Vendedor e Gremista desde "guri"

Diogo disse...

Jorge Bird - «Por mais que o Diogo questione, e por mais respostas e pistas que se sejam dadas, penso que dificilmente ele irá obter a luz! Ela é incomunicável, como já lhe foi dito por diversas vezes! Está dentro de nós!»


Caro Jorge, tenho razoáveis conhecimentos de filosofia. De que luz está a falar?

Abraço

Lindemann disse...

Diogo! Acredito que a luz que Jorge Bird fala, é aquela que vêmos quando abrimos os olhos.
Abç Josiel

jpa disse...

Caro Diogo;

A luz de que se fala, é a do estádio. Não vê que o Rui é do Benfica.

O texto é excelente. Mas Rui, ser do Benfica. E ainda por cima desde pequenino: Não deve ser fácil.

Cumprimentos
JPA

jpa disse...

Caro Rui;
(Bricando com o Benfiquismo do Rui)

Buscar a perfeição, não pode ser fácil para si, com esse handycap desde pequenininho.

Cumprimentos
JPA

Paulo M. disse...

Pois, o Rui só bê a Luz; pode ser que um dia beija a LUZ do fogo que bem da boca do Dragom, carago!

Abraço,
Paulo M.
(há dúvidas do que sou desde pequenino?)

Rui Bandeira disse...

@ Paulo M.:

Espero que não, sobretudo atendendo a que, segundo o Apocalipse, o Dragão é o símbolo de Satanás!!!

(E nota que o Apocalipse foi escrito - ou revelado... - bem antes da existência da entidade nortenha de que gostas desde pequenino; realmente, o Apocalipse é um escrito profético!!!)

Mas, meu caro, os teus gostos são assunto teu e não é isso que vai toldar a nossa amizade! Quando muito, é apenas a prova de que ninguém é perfeito... (esta "bicada do Grifo" vale também para o Nuno Raimundo e o jpa, com um abraço para cada)

Arnaldo Ribeiro disse...

REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

(MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, deve fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

Gobbi disse...

"Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus. Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia mental."

Diante desta frase, todas as discussões são inócuas.

Beleza de texto.