13 novembro 2013

O visível limite da Tolerância!



A Maçonaria, sendo algo de sério, não tem que ser sisuda. Os maçons tratam do que é sério com seriedade, mas também sabem descontrair, brincar e utilizar o humor para evidenciar pontos de vista, quando é o momento e o ambiente para tal. O episódio que vou contar é uma demonstração disso mesmo. Ocorreu recentemente, no decorrer de um ágape da Loja Mestre Affonso Domingues.

Os ágapes são importantes complementos das reuniões maçónicas. No decorrer das sessões trabalha-se de modo sério, compenetrado, concentrado e tão eficiente quanto possível, sobre os assuntos que são objeto da reunião. Finda a sessão formal, os obreiros da Loja reúnem-se então à volta de uma mesa e, partilhando uma refeição, convivem, conversam, debatem, brincam, enfim, conhecem-se melhor e reforçam os laços entre si. É frequente que, mesmo nesse ambiente descontraído, sejam colocados temas para debate ou análise que, sendo sérios, não perdem nada em serem tratados de forma mais coloquial.

Foi o caso num dos últimos ágapes da Loja. O Venerável Mestre introduziu o tema da Tolerância e foi inevitável - é certo como a morte! - que rapidamente a conversa evoluísse para o sub-tema dos limites à Tolerância, se existem, como existem, quais são. É um tema repetidamente visitado e debatido, até porque é obviamente um assunto imprescindível na formação dos mais novos.

Sobre o tema, a minha convicção está assente e, em termos sérios, está exposta, designadamente, no texto "Os limites da Tolerância". Mas num ágape a conversa evolui e oscila entre o sério e o ligeiro e, opina daqui, brinca dali, vai-se passando a mensagem aos mais novos. Foi o que, mais uma vez, sucedeu naquele ágape. Começou-se pelo lado sério e, a partir de certa altura, a conversa aligeirou. 

Já alguém tinha repetido a conhecida e mil vezes citada frase do Grão-Mestre Fundador de que "o limite da Tolerância é a estupidez". Já tinha sido proferida a clássica piada do "eu sou tão tolerante que, sendo benfiquista, estou bem e contente aqui entre dois sportinguistas" (ou vice-versa) - Nota para os leitores do Brasil, talvez desnecessária, mas à cautela colocada: Benfica e Sporting são os dois grandes clubes desportivos de Lisboa, mantendo entre si assinalável rivalidade, tal como, imagino eu, sucede no Rio de Janeiro em relação ao Fla-Flu ou, em Porto Alegre, em relação ao Grémio e ao Internacional. 

Foi então que o Hélder se levantou. O Hélder é um dos fundadores da Loja. Está muito bem conservado para a idade. Ninguém lhe dá os setenta anos que tem - e se, alguém, porventura, quisesse dá-los, o Hélder de imediato os recusaria, dizendo que já os tinha, não precisava de outros... É um espírito culto, sagaz, sabedor e bem-disposto, que maneja com invulgar à-vontade a difícil arte da ironia. Seja sobre que assunto for, quando o Hélder fala, todos lhe prestam atenção. Mas então quando o Hélder se levanta para falar, todas as conversas cruzadas se suspendem, todos os olhares o fixam e o silêncio expectante instala-se em menos de um ai! 

O Hélder levantou-se, pois - e o silêncio instalou-se! Mas, para adensar o suspense, o Hélder não se limitou a levantar-se. Pediu ao Irmão que se sentava ao seu lado direito para se levantar também, dizendo que precisava dele de pé para que todos entendessem bem o que ele ia dizer! Não há dúvida que o Hélder é mestre em garantir toda a atenção de toda a gente na sala. E garantiu-a automaticamente! Todos aguardavam expectantes o que ele ia dizer, de pé e com um Irmão de pé ao seu lado! 

Disse então o Hélder mais ou menos isto:

 - Querem os meus prezados Irmãos saber quais os limites da Tolerância? Então vou explicar-vos com um exemplo claro, que todos vós vão entender.

- Como sabem, ao longo dos meus mais de cinquenta anos de trabalho, conheci muita gente e muita gente me conhece. São tantos e em tantos lados que, às vezes nem já reconheço todos. Mas é frequente aparecer alguém que me conhece e, saudando-me, "então como está o meu amigo", me dá uma pequena pancada amigável no ombro - e o Hélder exemplifica, dando uma pequena pancada na omoplata esquerda do Irmão que colocara de pé ao seu lado direito.

- Eu claro que tolero isso. É normal; é até simpático. E prossegue:

- Àqueles que me conhecem melhor, que são meus amigos, até tolero quando me saúdam, "Bons olhos te vejam...", e me dão uma pancada amigável no meio das costas  - e o Hélder continua a exemplificar dando uma pequena pancada na zona lombar do Irmão ao seu lado.

- Tolero isso também com toda a normalidade.

De seguida, placidamente, conclui:

MAS O LIMITE DA TOLERÂNCIA ESTÁ NO CINTO!!!!!

Gargalhada imediata, geral e prolongada! 

Ou muito me engano  ou esta é daquelas frases que vai fazer escola e ser muitas vezes citada... Se a ouvirem, ficam a saber a sua origem!

Rui Bandeira

3 comentários:

Nuno Raimundo disse...

Sendo o Helder como é, fiquei sem perceber se haveria um "segundo sentido" no tal cinto...(lol)
Pois a frase convida à "ambivalência" de "ideias"... :D

No entanto para mim, o limite da tolerância está no Respeito, Educação e Cidadania que o interlocutor tiver para comigo. Aliás, por norma, a minha atitude para outrém, pode ser parafraseada como uma "analogia do espelho de aumentar"; se me tratam bem, tento tratar ainda melhor; mas se pelo contrário, a forma como eu for tratado não me parece a mais correta, também "desligo" do mesmo.
Pode nem ser a mais civilizada forma de trato, mas é a minha. E sendo a minha, e como estamos na Vida em permanente evolução e "mudança", também eu creio que a mesma ( a minha atitude) possa "evoluir"...

Grande TAF

Jocelino Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jocelino Neto disse...

Meu caro I.´. Nuno Raimundo,

Bem haja esta pequena fuga de teu "silentio".

Quanto ao tema, exposto de maneira leve e bem humorada por nosso I.´. Rui Bandeira, me permitiu recordar o pensamento de um grande amigo que em momento de inspiração disse:

"Haverá o dia que ao Ser Humano não será mais necessário tolerar. Pois estando elevado à condição de Ser puramente fraterno, estará apto a compreender além de sua pequenez. E estando em sintonia com o outro (que em essência é ele mesmo) viverá em harmonia às Leis do Grande Arquiteto do Universo".

Se considero que este ponto de mutação encontra-se num plano ideal, interpreto tal mensagem como uma exortação ao auto aperfeiçoamento, pois ao seguir valores socialmente convencionados (o que é ser educado? respeitoso? um cidadão? para quem? onde? quando?) estamos trabalhando a construção de uma imagem que objetiva a aprovação do outro (é algo útil, mas limitado).

Entretanto, lapidar nosso ego através do exercício contínuo da aceitação de si é empreender jornada íntima, valorosa, em que operamos diligentemente com o propósito de ascender aos níveis superiores da consciência.

O objetivo então é realizado por outra via. Antes de buscarmos a aprovação do outro buscamos aceitar a nós mesmos, utilizando nossas potencialidades em favor da expansão de nossos limites.

A ânsia por aprovação dá lugar ao "conhece-te a ti mesmo". Em consequência deste ato de amor-próprio (jamais egoísmo) nos perceberemos naturalmente integrados. E mesmo que o meio nos repudie estaremos em harmonia. Tolerar portanto será (é) uma etapa necessária mas plenamente ultrapassável. O Ser pleno caminha, já não mais engatinha. Não mais tolera, AMA!!!

Um T.´.F.´.A.´.

Glória ao Grande Arquiteto do Universo.